• The BRIEF
  • Posts
  • 14 mil cabeças rolaram na Amazon

14 mil cabeças rolaram na Amazon

Nova onda de demissões corta milhares de funcionários de segmentos corporativos.

29 de outubro, quarta-feira

Esta quarta-feira é o Dia Nacional do Livro no Brasil! É o dia de celebrar aqueles companheiros de papel (às vezes é um Kindle também…) que nos fazem viajar sem sair do sofá, nos ensinam a viver de dez maneiras diferentes e ainda nos dão aquela bronca de leve para ler mais. O livro é o verdadeiro portal mágico que prova que a imaginação é a melhor passagem para qualquer lugar do mundo!

⚡ O QUE VOCÊ VAI VER?

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui para se inscrever

MERCADO
14 MIL CABEÇAS ROLARAM NA AMAZON

Angry 30 Rock GIF

Imagem: Giphy

Por Felipe Vidal

Sim, a Amazon demitiu mais de 14 mil funcionários em mais uma grande demissão massiva na indústria de tecnologia. Agora, o que você talvez não saiba é que a gigante do marketplace tem planos até mais ambiciosos por aí: substituir mais de meio milhão de empregos por robôs.

Essa informação surgiu de um documento interno que detalha a estratégia ambiciosa da Amazon e acabou caindo nas mãos dos colegas do The New York Times, que reportaram tudo. Após ter tornado o documento público, a empresa disse que ele estava incompleto.

Com a leva de demissões dessa semana, fica claro que a empresa não vai abrir mão de sua visão para o futuro. Aliás, futuro esse que parece totalmente moldado em inteligência artificial e automação de ponta, mas com menos humanos na linha de frente em operações logísticas.

Menos funcionários na Amazon é realidade

Todos esses números passam pela mentalidade do CEO da Amazon, Andy Jassy. Em várias oportunidades, o chefão da empresa já assinalou que entende a inteligência artificial como um futuro inevitável, e usará esse tipo de tecnologia para alavancar a grandeza da Amazon — e claro, aumentar a receita. 

Inclusive, Jassy aponta que a inteligência artificial é a tecnologia mais transformadora desde a internet. Em uma entrevista à CNBC, ele revelou que uma implementação rápida dessas ferramentas vai fazer com que eventualmente a Amazon precise de menos funcionários para realizar algumas tarefas. 

Vale notar que essa onda de demissões mais recentes afetou a galera da força de trabalho corporativo, e não o pessoal que fica diretamente nos armazéns. Porém, parece questão de tempo até que os funcionários que estão nesses galpões sejam afetados, dada a crescente robotização de ambientes como esse.

Adeus colarinho branco

A motivação da Amazon e de outras empresas que pretendem acelerar a transformação no ambiente corporativo passa, principalmente, pelo aspecto financeiro. O documento vazado da empresa indica que seriam economizados mais de R$ 60 bilhões com os cortes de funcionários até 2033.

Se você acha que só o marketplace entrou nessa cruzada, empresas como a Salesforce e Palantir também pretendem diminuir sua força de trabalho. Os famosos empregos do colarinho branco estão sendo assumidos por robôs, e a previsão do mercado é que isso permanecerá como uma tendência por um bom tempo.

De um lado, há quem diga que a Amazon está certa e tudo isso faz parte do desenvolvimento tecnológico. Do outro, as críticas sobre a falta de humanidade são sensíveis nas redes sociais e artigos. Mas será mesmo que precisava demitir tanta gente de uma só vez assim?

👀 DE OLHO NO TECMUNDO (o grande irmão)

  • Herodotus – Novo malware se passa por humanos e rouba contas bancárias de brasileiros

  • Polêmica – TVs 4K e 8K não têm imagens mais nítidas que as demais, conclui estudo

  • Segundo rumor – Samsung pode aumentar preços da linha Galaxy

  • Galaxy S26 – Aparelho deve ter chip Exynos de conectividade feito pela Samsung

  • Botões “solid-state” – iPhone 20 pode ter grande redesign

  • Pela 1ª vez – Samsung exibe smartphone dobrável trifold

🏃‍♀️ ️ DON'T LEAVE, JUST READ (pra ler rapidinho)

🤥 Grokipedia copia na cara dura

Elon Musk, que adora criticar a Wikipedia, lançou sua própria enciclopédia de IA, a Grokipedia (da xAI), e a polêmica já começou: muitos artigos foram plagiados quase que palavra por palavra da concorrente que ele detesta.

Apesar de Musk prometer a "verdade, toda a verdade", alguns textos foram reescritos para contradizer o consenso da Wikipedia, como o de aquecimento global. A Wikimedia Foundation, na boa, mandou a real: até a Grokipedia precisa do conhecimento humano da Wikipedia para existir. Leia mais.

🍎 A Apple finalmente chegou nos 4 trilhões

A Apple fez história ao se tornar a terceira gigante de tech a bater US$ 4 trilhões em valor de mercado, entrando para o clube de elite de Nvidia e Microsoft. O salto foi impulsionado pela forte e inesperada demanda da nova linha iPhone 17 e do ultrafino iPhone Air, especialmente na China.

O sucesso do celular ajudou a aliviar a tensão dos investidores, que estavam preocupados com a demora da empresa em apresentar uma estratégia robusta para a corrida da IA. Leia mais.

🎶 A OpenAI quer musicar o mundo

Depois de botar o Sora para fazer uns vídeos de arrasar, a OpenAI agora quer dominar as paradas de sucesso com uma IA que cria músicas. A ferramenta, que está sendo treinada com dados de alunos da prestigiada Juilliard School, vai conseguir gerar faixas do zero, adicionar trilhas sonoras a vídeos e até encaixar instrumentos em vocais gravados.

A jogada entra na briga direta com o Suno e promete mais tretas com as grandes gravadoras, que já estão processando todo mundo por causa do uso de músicas para treinar os robôs. Leia mais.

🛍️ ChatGPT agora é uma loja que aceita PayPal

O ChatGPT está virando um shopping: a OpenAI e o PayPal anunciaram uma parceria para permitir compras diretas dentro do chatbot a partir de 2026. Graças ao protocolo Agentic Commerce Protocol (ACP), os clientes do PayPal poderão usar a carteira digital para pagar compras em varejistas sem sair da tela de conversa.

A jogada transforma o ChatGPT em um canal de vendas e facilita a vida dos mais de 400 milhões de usuários da carteira digital. Leia mais.

✍️ A REDAÇÃO RECOMENDA

  • No meio da noite (livro, 368 páginas, em português)

    Após 30 anos, um homem volta para casa, onde o melhor amigo desapareceu, e é forçado a investigar o mistério de novo, pois o passado volta com estranhos sinais.

  • O próximo upgrade da sua carreira já tem data marcada (vestibular, outubro)

    E o melhor: tá a um clique de distância. As inscrições para o vestibular da UNIP já estão abertas, acesse o link e inscreva-se para garantir seu lugar.

  • Tropas estelares (filme, 131 min, dublado e legendado)

    Para impressionar a namorada, um jovem se alista no exército e acaba no meio de uma guerra espacial épica e sangrenta contra uma raça de insetos gigantes e inteligentes.

Ou você alcança a felicidade com pouca e leve bagagem, porque a felicidade está dentro de você, ou você não alcança nada.

Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai

O que achou da news de hoje? 🕵️

Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Somos o The BRIEF, o briefing diário de inovação, tecnologia e negócios com inteligência e personalidade pra quem precisa estar por dentro de tudo sem perder tempo e o bom humor. Uma criação original do TecMundo.