2345meia78...

Tá difícil de molhar o biscoito?

12 de junho, quinta-feira

Todo mundo sabe que o Dia dos Namorados é uma criação comercial do João Doria (o pai) para desovar uns produtos que ficavam esquecidos nas prateleiras em junho, já que o mês fica entre Dia das Mães e Dia dos Pais. Mas você sabe qual é o papel do cérebro no amor e na paixão? A gente te conta aqui.

⚡ O QUE VOCÊ VAI VER?

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui para se inscrever

COMPORTAMENTO
2345MEIA78

Imagem: Giphy

Por Felipe Vidal

Namorar é bom e todo mundo quer, mas como a gente sabe, querer não é poder. Os aplicativos de relacionamento estão pela internet há bastante tempo e em constante mudança, mas será que tem espaço para ainda mais alterações? Bom, o que anda mudando é o perfil do público, mas será que o tech acompanha?

Não precisa ter vergonha, eu sei que o que você fez no verão passado quando instalou o Tinder. Não achou ninguém, partiu para o Bumble. Ficou sem opções, partiu direto para o Happn, o Grindr, e no fim foi dormir abraçado no travesseiro. Mas calma, você não está sozinho nessa.

Uma pesquisa da Forbes Health Survey sobre o app Badoo indica que o tempo em que os usuários Millennials caiu de 90 minutos por dia em 2018, para somente 56 minutos em 2024. Ta bom, o Badoo não deve ser exatamente a melhor referência de dating apps, mas entre 2017 e 2019 a rede ficava pau a pau contra o Tinder.

Hoje, as coisas são um pouco — muito — diferentes. O Tinder, controlado pela empresa-mãe Match Group, em cerca de 90 milhões de usuários mensais, segundo dados do Business of Apps. O Bumble e o Badoo vem logo atrás, com pouco mais de 30 milhões de usuários.

❤️‍🔥Cade você, amor?

Que o Tinder domina esses apps de relacionamento a gente já sabe, mas o perfil do usuário está mudando e não é de agora. A pesquisa Future of Dating em 2023, do próprio Tinder, revela que 69% da Geração Z (18 a 25 anos) entende que os relacionamentos precisam “se atualizar”.

Um estudo da Axios no mesmo ano indicava que essa galera mais nova estava começando a largar os apps de namoro em busca de experiências mais reais, autênticas. Talvez com o isolamento da pandemia, a ideia de ficar grudado na tela deslizando o dedo em busca de alguém esteja cada vez mais monótono. As pessoas querem viver o real.

Mais do que isso, as pessoas talvez não queiram mais tanto os apps de relacionamento. Um levantamento feito com 37 homens héteros pelo site PureWow mostrou que oito deles utilizam suas redes sociais, como o Instagram, para se relacionar. É aquela velha história: viu a pessoa bonita, tem seguidores em comum, pede aquela indicação para os amigos, responde os stories (com foguinho 🔥) e a conversa começa.

🐚De conchinha com o vazio

Em outras palavras, as pessoas querem dar uma fugida desses apps. Manter uma conversa pode ser difícil através dessas plataformas, encontrar alguém é burocrático, é preciso mostrar ao app suas preferências e até ele entender isso, pode demorar. Tudo isso sem contar o fato de boa parte dos aplicativos ter as principais funções pagas — que tiram toda a graça de conhecer alguém.

Conforme indica um relatório da Ofcom, o uso de aplicativos para relacionamento caiu significativamente entre 2023 e 2024, chegando a uma diminuição de 16%. O Tinder foi o mais afetado, com aproximadamente meio milhão de usuários deixando a plataforma para buscar a sorte por outras bandas.

A professora de ética aplicada na Universidade de Leeds e diretora no Centro de Amor, Sexo e Relacionamentos, Natasha McKeever, destaca bem esse processo e entende o fenômeno como uma forma de sair da realidade.

“Torna-se tedioso e parece que você está fazendo tarefas administrativas, como se não estivesse se conectando com ninguém e estivesse apenas tentando se comunicar com as pessoas”, comenta Natasha sobre o declínio dos relacionamentos online.

Os apps de namoro não vão morrer, pelo menos não tão cedo. Mas já é notório que as pessoas estão querendo experiências mais reais, e agora essas plataformas precisam correr atrás disso. Promover eventos físicos, talvez? E aí, você iria em uma festa do Tinder?

👀 DE OLHO NO TECMUNDO (o grande irmão)

🏃‍♀️ ️ DON’T LEAVE, JUST READ (pra ler rapidinho)

📱Assuma seus b.os

Caiu a casa das redes sociais. A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou a favor de responsabilizar as plataformas pelas publicações feitas por seus usuários. Só que tem um porém: elas só podem ser “culpadas” pelas publicações de seus usuários se existir ordem judicial e não fizerem nada a respeito. O julgamento ainda não acabou e hoje determinará se as plataformas serão condenadas ao pagamento de indenização por não retirar conteúdos ofensivos do ar. Abaixo alguns exemplos do que são consideradas postagens ilícitas:

  • Discurso de ódio, como racismo e homofobia;

  • Mensagens antidemocráticas e contra o sistema eleitoral;

  • Transmissões que incitem danos à crianças e adolescentes;

  • Incitação de crimes contra autoridades.

👬Brotherhood

A OpenAI e o Google oficializaram a brotherhood e a dona do ChatGPT vai usar os serviços de nuvem da gigante de buscas para suprir a demanda crescente por poder computacional. Vale lembrar que, no quesito IA, ambas são concorrentes com ChatGPT e Gemini brigando por espaço. Mas o fato é que ninguém sai perdendo: Google ganha grana e a OpenAI capacidade. O movimento também simboliza uma mudança significativa por parte da empresa de Sam Altaman, que rompe, ao menos em parte, a exclusividade operacional mantida com a Microsoft. 

👶Sweet fifteen

Ainda na linha de regulação das redes sociais, o presidente da França, Emmanuel Macron, disse que pretende pressionar a União Europeia para proibir o acesso de menores de 15 anos às redes sociais. A declaração foi feita após um incidente em que um adolescente de 14 anos esfaqueou uma assistente escolar em Nogent, uma comuna no leste francês. Atualmente, a maioria das redes sociais estabelece a idade mínima de 13 anos para seus usuários. Mas alguns países, como a Austrália, já vem discutindo o aumento da faixa etária. 

Por aqui, a idade mínima varia de acordo com a plataforma e anteontem foi definido que o Instagram, por exemplo, não é recomendado para menores de 16 anos. Atualmente, só o Facebook tem classificação indicativa para maiores de 16 anos no Brasil. O TikTok é indicado para maiores de 14, enquanto o X, para maiores de 18 anos. Isso não significa muita coisa, pois é apenas uma orientação e não uma imposição legal. Ou seja: nem pais e nem empresas sofrem qualquer tipo de punição se uma pessoa abaixo da idade recomendada tiver uma conta na plataforma. 

🚗 Robotáxis, você sabe…

A Tesla vai enfrentar um teste de fogo este mês ao tentar lançar seus “robotáxis” autônomos em sua cidade natal, Austin, no Texas (EUA). O lançamento de 10 e 20 veículos Model Y representa o ápice de uma década de promessas não cumpridas sobre carros autônomos feitas por Elon Musk. No ano passado, ele apostou muito nessa tecnologia e até deixou de priorizar o as vendas de veículos elétricos. O fato é que alguns analistas e investidores atribuem a maior parte do valor de mercado das ações da Tesla às expectativas em torno de robotáxis e robôs humanoides — produtos que a empresa ainda não entregou. 

Em uma teleconferência de resultados no ano passado, Musk afirmou que os investidores “deveriam vender suas ações da Tesla” se não acreditassem que a empresa conseguiria superar os desafios tecnológicos dos veículos autônomos. Para a cidade de Austin, o lançamento da Tesla aumenta a ansiedade em um cenário sem regulamentação para veículos autônomos. Em 2017, a legislatura do Texas proibiu que cidades regulassem veículos autônomos, mas agora alguns políticos, autoridades de segurança pública e ativistas estão pressionando por mais regras.

✍️ A REDAÇÃO RECOMENDA

30% de desconto no CMO Summit (no seu tempo)
Usando o cupom THEBRIEF30 você acompanha o evento que traz os maiores nomes do marketing nacional.

Por que a geração Z não faz tanto sexo? (podcast, 34min, em português)
O psicólogo, psicanalista e professor Christian Dunker reflete sobre o comportamento dos jovens atuais e não zoa ninguém.

Você sabe o que é Theftosterone? (texto, 5min, em inglês)
Um termo que você pode não conhecer, mas a maioria das mulheres já passou por isso. Sim, é sobre homens e roubo de ideias.

“⁠O verdadeiro charme das pessoas reside nos seus traços de loucura.”

O que achou da news de hoje? 🕵️

Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Somos o The BRIEF, o briefing diário de inovação, tecnologia e negócios com inteligência e personalidade pra quem precisa estar por dentro de tudo sem perder tempo e o bom humor. Uma criação original do TecMundo.