A crise de RAM virou pesadelo

Preços mais altos nesses chips vão desencadear problemas para PCs e celulares.

16 de dezembro, terça-feira

Hoje celebramos o aniversário de Arthur C. Clarke! Nascido em 1917, este escritor de ficção científica não apenas escreveu “2001: Uma Odisseia no Espaço”, mas foi quem, em 1945, previu os satélites de comunicação geoestacionários — a base de toda a TV, GPS e internet que usamos hoje, profetizando a internet antes mesmo de existir TV em cores. Ele também formulou as famosas “Três Leis de Clarke”. A mais famosa delas é a terceira: “Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia”. Vamos então celebrar o visionário que nos lembra que a “feitiçaria” de hoje é a Ciência de amanhã! 🛰️🚀

⚡ O QUE VOCÊ VAI VER?

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui para se inscrever

MERCADO & TECNOLOGIA
A CRISE DE RAM VIROU PESADELO

Memory Ram GIF by AORUS

Imagem: Giphy

Por Felipe Vidal

Nos Estados Unidos há uma gíria muito legal sobre dinheiro e trabalho: “another day, another dollar”, que reflete bem o cotidiano dos trabalhadores. No mundo do hardware, principalmente nesta meia década, a gíria mais próxima deve ser algo tipo “outro ano, outra crise”. Sim, vem mais crise em eletrônicos por aí.

Se você acompanha o The BRIEF ou o nosso irmãozão, o TecMundo, já deve ter lido algo sobre reajuste de preços e memória RAM. A relação entre esses dois? O preço da memória vai aumentar, e isso significa que quase todo eletrônico, desde o smartphone, seu notebook, até um mero smartwatch, deve subir de preço também.

Pode até parecer implicância, mas o real culpado disso tudo são os data centers focados em inteligência artificial. O seu ChatGPT que cria aqueles emails bonitinhos para mandar no canal da firma está realmente mudando os parâmetros da indústria, e nem sempre é para melhor.

🐸 Devolvam nossa RAM!!!

Brincadeiras à parte, nem o ChatGPT, nem os data centers, e nem a IA são o grande problema na crise dos chips de RAM. Assim como toda crise, seja ela econômica, política ou social, até esse problema explodir, muitos atores foram responsáveis por isso. Na crise de RAM não é diferente.

Acontece que com essa expansão desenfreada da IA generativa, com cada vez mais chatbots, geradores de vídeos e imagens, as empresas por trás dessas tecnologias precisam de mais data centers. O processamento de dados em nuvem não acontece no céu, e é preciso cada vez mais construir novos centros de dados.

Nesses centros de processamento de dados há milhares de computadores, e embora a peça mais citada sobre eles sejam os aceleradores de IA, em especial da Nvidia, AMD, Intel e Huawei, a memória RAM é crítica para o funcionamento desses servidores. Se a demanda por IA é grande, e isso leva a construção de mais data centers, então a demanda por memória RAM também é alta.

Foi exatamente isso que empresas como a Samsung pensaram. Os sul-coreanos, além de fazerem os Galaxy, são um dos principais fabricantes de memórias do mundo, e nos últimos meses decidiram aumentar o preço dos seus chips em 60%, com mais aumentos previstos para o curto prazo.

Se a Samsung fez, outras fabricantes também fizeram e virou tendência. O preço da memória RAM vai aumentar por uma “simples” questão de oferta e demanda por um produto, embora muitas fontes da indústria apontem que a Samsung poderia ter aumentado a produção e mantido os mesmos preços de antes, mas decidiu pelo reajuste para lucrar mais.

💸 Os preços vão para as alturas

Uma decisão como essa gera um efeito cascata absurdo na indústria de tecnologia, porque não afeta somente os fabricantes de data centers. Reajustes como esse afetam toda a cadeia de suprimentos, e basicamente nenhuma companhia que trabalha com hardware está a salvo dos preços altos, como a ASUS, que já alertou sobre preços altos.

A galera da Xiaomi também disse que vai precisar aumentar o preço dos seus smartphones, já que acabará gastando mais na fabricação dos seus aparelhos. Rumores recentes indicam que os celulares, de uma forma geral, devem ser vendidos por preços mais caros e com menos quantidade de RAM para amenizar a crise.

Infelizmente, não é nem mais questão de “se” ou “quando” vai acontecer, mas de quando vai acabar, e isso deve durar até o fim de 2027. A crise chegou, o preço aumentou, e não há nada que possa ser feito agora, a menos que os fabricantes aumentem sua produção e retornem para a tabela de preços antigos.

É como dizem por aí. A próxima notícia sobre o mundo do hardware vai ser sempre pior. Mas pense pelo lado positivo! Agora você pode gerar vídeos de personagens da Disney no Sora!

👀 DE OLHO NO TECMUNDO (o grande irmão)

🏃‍♀️ ️ DON'T LEAVE, JUST READ (pra ler rapidinho)

🐨 Reddit contra a Austrália

O Reddit iniciou uma batalha judicial contra a Austrália após o país banir menores de 16 anos de criarem ou manterem contas em redes sociais, como parte de uma medida para proteger os jovens de riscos digitais.

A plataforma alega que a nova lei do eSafety interfere na "comunicação política livre" prevista na Constituição australiana, argumentando que a proibição impede jovens eleitores de participarem do discurso cívico. O Reddit ainda busca a isenção, alegando ser um fórum de discussão e não se enquadrar na definição legal de "rede social". Leia mais.

Disney abraça a IA

Bob Iger, CEO da Disney, defendeu o acordo de licenciamento bilionário com a OpenAI, que permitirá usar mais de 200 personagens (de Marvel, Star Wars e outros) para gerar conteúdo na ferramenta de vídeo Sora. Iger vê a parceria como uma "oportunidade e não ameaça" à criatividade humana, argumentando que a evolução da IA é inevitável.

Segundo ele, o acordo, que inclui um investimento da Disney de R$ 5,4 bilhões na OpenAI, conta com diretrizes rigorosas, como a exclusão de rostos e vozes de atores, para evitar problemas e garantir que a empresa participe ativamente desse crescimento tecnológico. Leia mais.

🧹 O fim da limpeza automática

A iRobot, a empresa americana por trás do famoso aspirador robô Roomba, declarou falência nos EUA sob a legislação que permite a reorganização. O motivo da crise é a alta concorrência e o fracasso da tentativa de aquisição pela Amazon, que gerou prejuízos.

No entanto, a marca não vai desaparecer: a iRobot será comprada pela fabricante chinesa Picea Robotics, que já produzia seus aparelhos. Sob nova administração, a marca Roomba e seus serviços continuarão funcionando, agora com foco em estabilidade financeira e redução de dívidas. Leia mais.

🚚 A corrida da Amazon

A Amazon anunciou que vai acelerar as entregas nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro, prometendo a entrega de produtos em "poucas horas" no mesmo dia, com a possibilidade de agendamento de horário. O novo serviço abrange milhares de itens de mais de 30 categorias.

Para os clientes Prime, o frete é gratuito em compras acima de R$ 19 (com exceções). A empresa está investindo pesado em inovações logísticas e expandindo seus centros de distribuição para cortar o tempo de espera e competir no mercado brasileiro de entregas ultrarrápidas. Leia mais.

💰 PC da firma mais caro

A Dell vai aumentar o preço de seus PCs corporativos em até 30% devido à crise global no mercado de chips de memória — tema da nossa matéria principal de hoje. Um documento interno da empresa revelou que a alta, que começa a valer a partir de 17 de dezembro, afetará principalmente modelos com alta quantidade de RAM e armazenamento, como as linhas Dell Pro e Pro Max.

O aumento nos preços é reflexo direto da alta demanda por chips de memória no setor de Inteligência Artificial (IA), o que fez com que os fabricantes priorizassem encomendas maiores e mais lucrativas, causando escassez e alta de preços em memórias DRAM e NAND, essenciais para computadores e smartphones. Leia mais.

✍️ A REDAÇÃO RECOMENDA

  • Ingram: A Novel (livro, 288 páginas, em inglês)

    O romance de estreia do genial Louis C.K. acompanha a odisseia de um jovem errante pela América rural, que, fugindo da pobreza, enfrenta um mundo cruel, mas cheio de maravilhas. 🛣️🌵

  • O mundo online está competitivo demais pra você não ter um link pra enviar (dica pra começar o ano bem)

    A Hostinger entrega hospedagem + criador de sites com IA pra gerar sua página profissional antes que o ano vire. É só acessar o link, escolher o melhor plano e aproveitar.

  • Um. Natal. Surreal. (2025, filme, 107 minutos)

    Claire Clauster, que sempre une a família no Natal, é esquecida em casa por engano e decide embarcar numa aventura inesperada. Enquanto a família a procura, ela descobre a magia de um Natal fora do roteiro. 🎄🏠

  • Esqueceram de mim (1990, filme, 105 minutos)

    Vamos de clássico? Kevin McCallister é acidentalmente esquecido em casa quando a família viaja no Natal. Sozinho, ele tenta impedir dois ladrões atrapalhados de invadirem sua casa. 🏡🎅

A questão mais fundamental não é o que é melhor, mas quem deve decidir o que é melhor.

Thomas Sowell, economista, crítico social, filósofo político e escritor estadunidense

O que achou da news de hoje? 🕵️

Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Somos o The BRIEF, o briefing diário de inovação, tecnologia e negócios com inteligência e personalidade pra quem precisa estar por dentro de tudo sem perder tempo e o bom humor. Uma criação original do TecMundo.