- The BRIEF
- Posts
- A culpa é mesmo da IA?
A culpa é mesmo da IA?
A.I. - Washing é a nova tendência

04 de fevereiro, quarta-feira
Se você ainda lembra quem foi a primeira pessoa que você "cutucou", sinto informar, mas você está ficando velho. Há exatos 22 anos, no dia 4 de fevereiro de 2004, o TheFacebook entrava no ar em um dormitório de Harvard. Fundado por Mark Zuckerberg e o brasileiro Eduardo Saverin, o site nasceu para conectar estudantes e acabou virando um gigante que dita o que bilhões de pessoas consomem, pensam e (infelizmente) o que seus parentes compartilham no grupo da família. De rede social de nicho a império do Metaverso, o impacto na nossa privacidade e produtividade nunca mais foi o mesmo.
Vamos às notícias?
⚡ O QUE VOCÊ VAI VER?
A IA virou muleta para demissões? - matéria principal do dia
De olho no TecMundo - matérias direto do nosso grande irmão
Don’t leave, just read - notícias importantes pra ler rapidinho
🏴☠️ Aqui não.
🚓 Operação X
🎧 Devolve meu disco!
🪧 Quero injustiça!
A redação recomenda - dicas de conteúdos diferentões para consumir
Frase do dia - para refletir, concordar, discordar e compartilhar
Recebeu a news de um amigo? |
MERCADO
A IA virou muleta para demissões?

Imagem: Giphy
Por Felipe Vidal
Estamos a 0 dias sem falar de IA nessa newsletter. E um dos assuntos que mais comentamos por aqui são os grandes layoffs que têm a nossa querida protagonista como motivação — ou pelo menos é isso que algumas empresas alegam, mas já tem gente desconfiada de que a IA seja realmente a vilã dessa história.
Um artigo do New York Times levantou a bola: será que grandes empresas estão realmente tão bem equipadas de tecnologias de IA assim? Será que os chatbots integrados dessas gigantes chegaram a um nível de conhecimento e execução tão prático que dispensam pessoas pra operar?
A resposta mais óbvia é: não. Ou essas empresas estão guardando uma IA poderosíssima nos seus headquarters e não querem contar para ninguém.
👩💻 O sonho da carteira assinada
Logo no início de 2026 mais de 16 mil funcionários da Amazon foram demitidos, e ainda no fim de 2025, a empresa já tinha demitido uns outros 14 mil trabalhadores. Em menos de seis meses, a Amazon colocou 30 mil pessoas na rua. Adivinhem pra quem foi parte da culpa? Ela mesma, a IA.
Um relatório da firma de pesquisa Challenger, Gray & Christmas indica que a inteligência artificial foi citada em anúncios de mais de 50 mil demissões em 2025. O próprio CEO da Amazon, Andrey Jessy, usou a desculpa de que com a implementação de mais agentes, a força de trabalho seria reduzida.
O Pinterest também anunciou que cortaria 15% do seu pessoal para realocar recursos no setor de IA. Na HP, a ideia é que os agentes de inteligência artificial assumam o lugar de seis mil funcionários nos próximos anos.
🤖 O AI-washing do corporativo
O fenômeno já ganhou até nome: AI-washing. Muitas empresas estariam vendendo essa falsa missão de substituir ou cortar funcionários para investir em IA simplesmente porque não tiveram o lucro esperado e precisavam cortar custos.
A mensagem de “vamos alocar recursos para uma IA eficiente” é muito mais bonita que “não atingimos as metas no último ano fiscal”, não é mesmo? Para o mercado e a opinião pública, o foco na febre de IA como desculpa para as demissões, por mais que seja algo doloroso para quem perde seu emprego, é um ato nobre em prol do avanço tecnológico.
Que a tecnologia vai mudar os paradigmas do mercado de trabalho não tem como negar, mas parece que em 2026, colocar a culpa na IA pelas demissões, virou modinha.


👀 DE OLHO NO TECMUNDO (o grande irmão)
Claw o quê? – Entenda a diferença entre OpenClaw, Clawbot e Moltbot
Tirem as crianças da sala – Brinquedo vaza conversas com crianças
Espiadinha – Meta denuncia bots no WhatsApp
No off – Firefox terá botão de desligar IA
🏃♀️ ️ DON'T LEAVE, JUST READ (pra ler rapidinho)
🏴☠️ Aqui não.
A Amazon ampliou o combate contra aplicativos que são considerados ilegais pela companhia dentro do Fire TV Stick. A partir de agora, não é mais possível nem mesmo instalar certas ferramentas baixadas por fora da loja oficial de apps do aparelho.
A descoberta foi feita pelo canal TechDoctorUK e confirmada pelo site AFTVnews. Nos últimos dias, usuários começaram a notar uma tela de aviso no Fire TV Stick avisando sobre o bloqueio na instalação de aplicativos que podem ser usados para pirataria, como é o caso de plataformas ilegais de streaming. Leia mais
🚓 Operação X
A unidade de crimes cibernéticos da Procuradoria de Paris realizou uma operação de busca nos escritórios da rede social X nesta terça-feira (3). O próprio órgão institucional confirmou a atividade por meio de canais digitais.
As investigações presenciais ocorreram com a ajuda da Europol e do departamento especializado em crimes virtuais da polícia francesa. Até o momento, não há detalhes sobre possíveis apreensões ou exatamente que tipo de atividade foi realizada na sede local do X. Leia mais
🎧 Devolve meu disco!
A plataforma de streaming Spotify e um trio de gravadoras de peso abriu um processo contra a biblioteca digital de mídias Anna's Archive por pirataria e roubo de arquivos. O grupo pede uma indenização de grande porte que pode chegar a US$ 13 trilhões (ou mais de R$ 68 trilhões em conversão direta de moeda) e seria paga pelo projeto, caso ele seja condenado.
Fora o serviço de streaming, o processo uniu Universal Music Group, Warner Music Group e Sony Music Entertainment, alguns dos membros mais influentes da indústria fonográfica. A ação judicial foi movida ainda no final de 2025, mas só neste início de ano teve o sigilo removido pelo tribunal. Leia mais
🪧 Quero injustiça!
O Roblox, plataforma de games online extremamente popular entre crianças e adolescentes, voltou ao centro de um debate social nos Estados Unidos. Nas últimas semanas, jogadores passaram a usar servidores de RPG para encenar protestos contra a atuação do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA), além de recriar virtualmente operações de imigração vistas no noticiário recente.
Os conteúdos, que misturam manifestações com cartazes virtuais e simulações de “batidas” de agentes de imigração, se espalharam rapidamente pelas redes sociais, especialmente no TikTok. Vídeos dessas encenações acumularam milhões de visualizações e chamaram a atenção para o Roblox como um espaço que vai além do entretenimento. Leia mais
✍️ A REDAÇÃO RECOMENDA
O Cão que guarda as estrelas (mangá, 320 páginas, em português)
Vem chorar com a gente com a história de amor entre um cão e seu humano.
Milagre do Destino (filme, Globoplay, 2025, 55 minutos)
Mais uma história emocionante para se conscientizar no Dia Mundial do Câncer
Sonho de trem (filme, Netflix,102 minutos)
Mais uma história para se emocionar, já que estamos nessa vibe.
O futuro já chegou — só não está distribuído de forma igualitária.”
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Somos o The BRIEF, o briefing diário de inovação, tecnologia e negócios com inteligência e personalidade pra quem precisa estar por dentro de tudo sem perder tempo e o bom humor. Uma criação original do TecMundo.