A pipa do Google...

... não sobe mais.

14 de maio, quarta-feira

Em 1796, Edward Jenner realizava o primeiro teste da vacina contra a varíola. A origem da vacina é meio controversa (e talvez antiética) e a gente explica aqui no Mega Curioso, nosso parça.

⚡ O que você vai ver?

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui para se inscrever

MERCADO
A PIPA DO GOOGLE NÃO SOBE MAIS

Imagem: Giphy

Por Felipe Vidal

O império absoluto do Google nos navegadores pode estar vendo o início do fim! Bem, isso é um tanto quanto exagerado, mas sim, mudanças na internet global são latentes. Inclusive, segundo o vice-presidente sênior de serviços da Apple, Eddy Cue, as buscas no Google por meio do Safari no iPhone teriam caído pela primeira vez em 22 anos, mas calma. A gente explica.

Considerando que o Google paga a bagatela de R$ 110 bilhões para o Google Search ser o mecanismo de busca do Safari, indiretamente isso significa que uma queda de pesquisas no Safari resulta em uma queda de buscas no Google, certo? Não. Não é bem assim.

🖍️ Desenhando

Primeiro, a queda de buscas no Safari pode significar que as pessoas não querem utilizar esse navegador e podem estar até mesmo utilizando o Google Chrome como browser principal que, apesar dos problemas, ainda é melhor que o browser de passeio na savana. 

Aliás, o próprio Google contradisse Eddy Cue em um comunicado oficial ao dizer que há um “crescimento geral nas consultas de Pesquisa. Incluindo um aumento total de consultas provenientes de dispositivos e plataformas da Apple”.

🤖 Sempre ela

Durante a reportagem da Bloomberg, que noticiou esse caso, o jornal nota que Cue acredita nas inteligências artificiais como substitutos dos mecanismos de buscas tradicionais. Aliás, o VP da Apple ainda disse que a empresa cogita levar essas tecnologias ao Safari no futuro.

Nessa briga de cachorro grande, as falas de Eddy Cue não parecem tão convincentes assim. Mesmo que eventualmente o Google Search perdesse relevância, o próprio Google instalou o AI Overview integrado no navegador com o AI Mode. Isso basicamente gera uma resposta em IA baseada no conteúdo de diversos sites e joga as informações logo no começo da pesquisa para o usuário.

🥸 Apenas uma troca

Em outras palavras, mesmo perdendo buscas no Search, as próprias IAs do Google, como o Gemini, poderiam suprir essa perda. Claro, há diversas outras tecnologias no mercado, como o ChatGPT, Copilot, Perplexity AI, mas parece cedo para fazer esse escândalo todo.

O Google Search não está morrendo, mas o passo lógico da tecnologia é que cada vez mais essas IAs generativas sejam incorporadas nos buscadores. Agora, o senhor Eddy Cue precisa falar para a Apple melhorar seu Apple Intelligence, que de inteligente só tem o marketing. Ouch!

Ajude o brifão a ficar ainda melhor. Quebra essa e responde a pesquisa!

🏃‍♀️ ️ Don't leave, just read (pra ler rapidinho)

🚗 Acelera, GM


☝️ O que rolou? A General Motors (GM) e a LG Energy Solution anunciaram planos para produzir baterias para carros elétricos mais avançadas. A ideia é que em 2028 eles passem a comercializar células de bateria de lítio enriquecidas com manganês (LMR). Essas células representam um baita avanço na redução de custos e aumento da eficiência dos veículos elétricos - algo que o mercado está precisando. Com a novidade, eles estimam que os veículos podem ficar mais leves e com maior autonomia, cerca do dobro. Apesar de parecer maravilhoso, especialistas acreditam que é muito cedo para fantasiar tanta melhoria assim.

👀 Pra ficar de olho: Atualmente a GM tem 12 modelos de veículos elétricos e quer igualar os custos dos EVs com os veículos tradicionais a combustão, impulsionando a adoção dos sustentáveis em larga escala. Fora isso, a fabricante quer ser a primeirona a conseguir comercializar as baterias LMR, apesar da Ford também já ter anunciado que está explorando essa tecnologia.

🤖 IA da vergonha


☝️ O que rolou? Um trio de analistas de negócios da Duke University, nos EUA, realizou um experimento online com mais de 4 mil participantes para descobrir o óbvio: as pessoas que usam IA no trabalho são percebidas pelos seus colegas como preguiçosos e menos competentes. Porém, outro fato importante foi identificado na pesquisa: os participantes que usam IA no trabalho viam o seu uso próprio e o dos colegas de forma positiva. Ou seja: só usando para entender.

👀 Pra ficar de olho: Pesquisas como essa têm sido encomendadas mundo afora para entender o impacto do uso da IA nas culturas organizacionais e mercado de trabalho. Recentemente o Slack produziu uma pesquisa e descobriu que no Brasil, 35% dos trabalhadores dizem se sentir desconfortáveis em admitir aos chefes que usam inteligência artificial no trabalho. Eles têm medo de perder o emprego e de serem vistos como incompetentes ou preguiçosos - o que pode, na cabeça deles, influenciar em promoções e reputação.

👋 You say goodbye


☝️ O que rolou? A Microsoft anunciou a demissão de aproximadamente 6 mil funcionários, ou, 3% da sua força de trabalho global de 228 mil pessoas. Os cortes afetaram pessoas do Linkedin, Xbox e também de diversos países e níveis hierárquicos. A empresa registrou resultados financeiros muito bons recentemente, mas ainda assim justificou os desligamentos como parte de uma reestruturação estratégica para aumentar agilidade organizacional e reduzir camadas de gestão. Mas isso pode ser apenas uma cortina de fumaça, já que a empresa está investindo fortemente em infra de IA, com previsão de gastos de até USD 80 bilhões este ano.

👀 Pra ficar de olho: Ironicamente a IA tem arrancado emprego das pessoas não pelo motivo que todos imaginavam, mas também pela realocação de investimentos. Essas demissões seguem uma trend observada em outras gigantes da tecnologia, como Amazon e Meta, que também estão reavaliando suas estruturas organizacionais e estratégias de investimento por conta da IA. O Brifão vai se aprofundar na canibalização da IA em breve. Fica esperto!

👀 De olho no TecMundo (o grande irmão)

  • Vítima do golpe? - Descubra se você perdeu grana do INSS

  • IA do mal - Modelos são usados para gerar conteúdo de abuso infantil

  • Esquenta Book Friday - Até 58% off em box e coleções

  • Face a face - PF investiga acessos burlados em contas do governo

  • Chinasil - País vai investir até R$ 27 bi no país. Veja as tecnologias envolvidas

THE BRIEFCAST
A GEN Y DESCOBRIU A FALÁCIA DO PROPÓSITO?

Levamos esse papo pra 3ª temporada do The BRIEFcast.
Episódio da Geração Y já disponível.

✍️ A Redação Recomenda (voltamos para sua alegria!)

🦜 Frase do dia

ou você alcança a felicidade com pouca e leve bagagem, porque a felicidade está dentro de você, ou você não alcança nada.

Pepe Mujica

O que achou da news de hoje? 🕵️

Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Somos o The BRIEF, o briefing diário de inovação, tecnologia e negócios com inteligência e personalidade pra quem precisa estar por dentro de tudo sem perder tempo e o bom humor. Uma criação original do TecMundo.