Aberto é mais gostoso

O código do ChatGPT, no caso...

6 de agosto, quarta-feira

Há 99 anos, em 6 de agosto de 1926, a norte-americana Gertrude Ederle se tornou a primeira mulher a atravessar a nado o Canal da Mancha! Ela completou o feito, nadando uma distância de 56 km, em menos de 15 horas, superando o tempo do recorde masculino na época. E o tempo dela só foi batido em 1950! A travessia, conhecida por suas águas geladas e imprevisíveis, é considerada um dos maiores desafios da natação em águas abertas até hoje!

⚡ O QUE VOCÊ VAI VER?

  • Aberto é mais gostoso - matéria principal do dia

  • De olho no TecMundo - matérias direto do nosso grande irmão

  • Coluna - nossos especialistas dão pitacos sobre assuntos relevantes

  • Don’t leave, just read - notícias importantes pra ler rapidinho

    • Tesla processando Musk

    • Grok criando imagens... picantes

    • Stablecoins do real performando

    • Em busca dos Bitcoins perdidos

    • Petrobrás em ação

    • China fechando a lojinha de minerais

  • A redação recomenda - dicas de conteúdos diferentões para consumir

  • Frase do dia - para refletir, concordar, discordar e compartilhar

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui para se inscrever

IA
ABERTO É MAIS GOSTOSO

Elon Musk Dance GIF

Imagem: Giphy

Por Felipe Vidal

Você sabe bem que a OpenAI se tornou basicamente o sinônimo de inteligência artificial com o seu famoso ChatGPT. Ninguém diz que vai usar uma “IA Generativa”, mas sempre comenta que usa o ChatGPT, mesmo que ele sequer seja o da OpenAI. É o “ChatGPT do Google”, “da Microsoft”, “da Apple”. Parece que tudo é a mesma coisa.

Embora seja realmente gigantesca e disruptiva, a OpenAI sai perdendo em algo importante: código-aberto. Por mais que a gente tenha essa ideia de que o open-source seja inferior, a realidade é que muita coisa boa é aberta: Python, Blender, Audacity, Wordpress… e por aí vai — Linux, eu não estou falando com você!

A questão é que a OpenAI decidiu colocar dois modelos de IA em formato open-source que rodam até mesmo em PCs domésticos. Mesmo que isso pareça algo muito simplório, essa é uma daquelas movimentações estratégicas no tabuleiro de xadrez da indústria que certamente está visando um bom lucro no futuro.

😏 Dar para receber

Ontem, a companhia de Sam Altman anunciou os modelos gpt-oss-120b e gpt-oss-20b. Esses dois carinhas conseguem rodar até 120 e 20 bilhões de parâmetros, respectivamente, e funcionam até mesmo em PCs comuns, como aquele seu notebook gamer superfaturado que eu sei que você usa.

Mas por que é tão importante assim a OpenAI ter revelado modelos de IA open-source? Bem, o motivo é que grandes rivais do segmento já fazem isso e vão lucrar bastante. Os melhores exemplos são a Meta e a chinesa DeepSeek, um dos principais fenômenos recentes do mundo das IAs.

O próprio presidente da OpenAI, Greg Brockman, disse esperar que essa abordagem crie um tipo de “dependência” nos produtos da empresa. Isso é uma clássica jogadinha de mercado. Se eu uso um produto X daquela companhia, ele é open-source e funciona bem, no futuro a tendência que eu compre um produto caro e fechado da mesma empresa é bem alto.

É aquela famosa máxima de dar para receber. A OpenAI vai “dar” o programa em código-aberto, ganha marketing, elogios, feedbacks, mais integrações, e aquela sensação de dependência que Brockman comentou. Tudo isso é uma estratégia para alavancar os lucros e continuar na vanguarda da IA — e convenhamos, a OpenAI faz isso bem.

🕹️ Jogando o jogo

É legal lembrar que esses são os primeiros modelos open-source da OpenAI desde o GPT-2, que existe antes do boom do ChatGPT. Se dois raios caem duas vezes no mesmo lugar, então essa movimentação pode ter um impacto muito positivo para a companhia.

Porém, essa onda open-source também preocupa uma galera. Muitos pesquisadores e especialistas não curtem muito os códigos-abertos porque eles também podem ser usados para fins maliciosos, e por mais que isso seja uma verdade, é uma via de mão dupla no mundo da tecnologia.

Apesar disso, muitas parceiras da OpenAI adoraram essa distribuição. O chefão da Nvidia, Jensen Huang, elogiou muito a empresa e ele certamente amou o anúncio, já que a Nvidia domina o mercado de GPUs para aceleração de inteligências artificiais e está presente em mais de 70% dos computadores usados para games e aplicações complexas.

Como diria meu avô, o jogo é jogado e o lambari é pescado, e a OpenAI moveu mais uma pecinha no seu tabuleiro. Se essa peça vai dar frutos mesmo, teremos que esperar uns meses, mas é improvável que dê errado.

👀 DE OLHO NO TECMUNDO (o grande irmão)

  • Acabou pro Zap – Governo revela detalhes de app de comunicação interna que vai substituir WhatsApp

  • Wi-Fi 7 – Como aproveitar a nova tecnologia que te coloca no futuro da comunicação sem fio

  • Conhece a Cris? – iFood lança agente de IA para otimizar o crescimento de restaurantes

  • Tratamento virtual – Óculos VR alivia alucinações em pacientes com esquizofrenia

  • Fofoqueiro – Conversas no ChatGPT não têm sigilo, alerta Sam Altman

  • R$ 1,34 bilhão! – Tesla é condenada a pagar indenização por acidente fatal com piloto automático

📄COLUNA (por Simone Bervig)

A forma como compramos online mudou: a jornada de consumo agora começa em uma conversa de chat, um comentário em rede social ou na sugestão de uma IA. A conveniência se tornou o mínimo e a atenção do consumidor, cada vez mais escassa, é conquistada pela personalização e agilidade.

Entenda na coluna de Simone Bervig como a inteligência artificial está dissolvendo a barreira entre marketing e vendas, e descubra como as marcas podem se adaptar a essa nova lógica de consumo conversacional para se manterem relevantes no mercado.

Simone Bervig
Executiva com experiência global, atuando em mercados na América Latina e Estados Unidos. Com quase 20 anos de experiência em marketing, branding e tecnologia, passagens por multinacionais de tecnologia como SAP, Citrix e SAS, é colunista da MIT Tech Review, membro da Angel Investor Club e mentora na AngelUs Network. Atualmente é Diretora de Marketing na MakeOne. Além disso, disponibiliza diversas aplicações orientadas à experiência do cliente (Customer Experience - CX), como contact center omnichannel, chatbots e big data analytics.

🏃‍♀️ ️ DON'T LEAVE, JUST READ (pra ler rapidinho)

👨🏻‍⚖️ Olha o processinho


Um grupo de acionistas da Tesla está processando Elon Musk e a empresa por fraude de valores mobiliários, alegando que eles esconderam riscos significativos em sua tecnologia de condução autônoma.

A ação judicial se baseia em um teste público de Robotaxis, que mostrou os veículos apresentando falhas como alta velocidade, frenagem repentina e direção errática, o que teria inflado o preço das ações.

🫣 Que safadeza!


O chatbot Grok, da x.AI de Elon Musk, agora possui uma nova funcionalidade chamada Imagine, que cria vídeos curtos e imagens a partir de textos ou fotos. A ferramenta gerou polêmica por incluir um modo "picante" que permite a criação de conteúdo com nudez ou teor erótico, levantando preocupações sobre deepfakes e o uso por menores.

Embora a x.AI afirme haver moderação, testes e relatos de usuários confirmaram a produção de conteúdo sexualizado. Além disso, o Grok Imagine tem sido criticado por sua qualidade inferior em realismo e mecanismos de proteção em comparação com concorrentes como Sora e Veo.

🪙 Criptorreal


As stablecoins atreladas ao real, no ano de 2024, movimentaram R$ 5,06 bilhões no Brasil. Segundo uma pesquisa da Iporanga Ventures, as vantagens desses ativos incluem pagamentos mais rápidos e de menor custo, especialmente devido à infraestrutura do nosso querido Pix.

No entanto, o setor tem algumas encrencas para enfrentar, como a fragmentação em diferentes blockchains, baixa liquidez e a falta de regulamentação oficial por parte do Banco Central.

💸 PERDEU TUDO (morando de aluguel)


James Howells, um engenheiro britânico, descartou acidentalmente um disco rígido com 8.000 bitcoins em 2013, que hoje valem centenas de milhões de dólares. Após mais de uma década de busca, ele tentou obter permissão para escavar um aterro sanitário em Newport, no País de Gales, mas o conselho local negou o pedido citando riscos ambientais.

Embora ele tenha perdido um processo judicial contra o conselho, ele não desistiu, e planeja tokenizar a propriedade legal das moedas para financiar uma nova estratégia.

🛢️ Petrobrás em ação!


A Petrobras voltou a ser a ação mais recomendada para agosto, com 13 indicações de 18 analistas. Em segundo lugar, ficaram empatados o Itaú Unibanco e a Vale, ambos com 12 recomendações. A análise destaca que a Petrobras é vista como uma forte geradora de fluxo de caixa e uma empresa que paga bons dividendos.

O levantamento também aponta que tarifas americanas sobre as exportações brasileiras em julho foram um fator considerado pelos analistas.

😤 Quer? Não vendo!


A China está restringindo o fornecimento de minerais essenciais para a indústria de defesa ocidental, o que tem causado atrasos na produção e aumento de preços. As restrições a minerais, como terras raras e germânio, afetam a fabricação de mísseis, drones e jatos, evidenciando a dependência do setor de defesa dos EUA da cadeia de suprimentos chinesa.

O Pentágono está tentando dar uma aliviada na situação ao incentivar a produção interna e de países aliados.

✍️ A REDAÇÃO RECOMENDA

  • História da sua vida e outros contos (livro, 384 páginas, em português)

    Uma obra-prima da ficção científica, que tem o conto que inspirou o filme A Chegada, leitura imperdível!

  • O Homem do Norte (filme, 137 min, legendado)

    Aparentemente um filme sobre cultura Viking, mas que na realidade tem a mesma inspiração que o clássico “Hamlet”, de Shakespeare.

  • Fallout (série, 1 temporada, 10 episódios)

    Baseada no videogame de mesmo nome, Fallout nos leva para conhecer um mundo pós-apocalíptico destruído por bombas atômicas durante a Guerra Fria.

A capacitação dos indivíduos é uma parte fundamental do que faz o código aberto funcionar, uma vez que, no final, as inovações tendem a vir de pequenos grupos, e não de grandes esforços estruturados.

Tim O'Reilly, fundador da O'Reilly Media

O que achou da news de hoje? 🕵️

Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Somos o The BRIEF, o briefing diário de inovação, tecnologia e negócios com inteligência e personalidade pra quem precisa estar por dentro de tudo sem perder tempo e o bom humor. Uma criação original do TecMundo.