App que tudo vê

Softwares espiões entre nós

30 de junho, segunda-feira

Hoje é Dia do Bumba Meu Boi, uma festa folclórica brasileira típica das regiões Norte e Nordeste que reúne uma série de apresentações com muita música, dança e teatro para contar a lenda da morte e ressurreição de um boi. Aqui a gente te conta a história completa. Que bom é ser brasileiro.

⚡ O QUE VOCÊ VAI VER?

  • App que tudo vê - matéria principal do dia

  • Don’t leave, just read - notícias quentes pra ler rapidinho

    • Meta, Google e especialista scontra STF

    • DeepSeek pode ser bloqueado na Alemanha

    • ZhipuAI, o novo terror da OpenAI

    • Possível comprador pro TikTok

    • Shein e a terceira tentativa de IPO

  • De olho no TecMundo - matérias direto do nosso grande irmão

  • Pensamentos de Segunda - insights questionáveis, porém mind blowing

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui para se inscrever

SEGURANÇA & PRIVACIDADE
APP QUE TUDO VÊ

Imagem: Giphy

por Nilton Kleina

É até bondade dizer que a geopolítica global não está no seu momento mais tranquilo atualmente. E entre conflitos com drones, ataques a instalações nucleares e aquele clima de tensão no ar, uma dessas preocupações atinge diretamente o Brasil.

É o uso de softwares de espionagem que, de forma sofisticada e burlando até atuais mecanismos de criptografia, conseguem obter dados e até a localização de pessoas de interesse para governos. Até mesmo quem se cuida e usa 

Por mais que você ache que as suas figurinhas enviadas no WhatsApp e a rolagem infinita no feed de redes sociais não interessam a ninguém, esse assunto na verdade impacta 8

Tem alguém me ouvindo?

Uma investigação feita pela Polícia Federal sobre a existência de uma "Abin Paralela" no governo brasileiro descobriu que agentes da inteligência foram direcionados para missões de espionagem de certas figuras de interesse, entre jornalistas e políticos.

Mas de que tipo de espionagem estamos falando? Alguns fatos já foram divulgados pela operação:

Missão nada impossível

Apesar de bastante simples de serem explicados, os programas mais populares que fazem esse tipo de infiltração e espionagem deixam qualquer invenção do 007 no chinelo. Eles são spywares, aplicativos focados na espionagem digital e coleta de dados de dispositivos infectados.

Os programas são instalados de forma sorrateira e ganham privilégios no aparelho, conquistando acesso a informações preciosas. O First Mile, por exemplo, oferece a geolocalização de aparelhos celulares usando o sinal de telefonia, como as conexões móveis.

Já outros programas, como o Pegasus, vão além e coletam arquivos e conversas trocadas por programas como o WhatsApp, além de ativar microfone e câmera do celular remotamente.

Companhias norte-americanas, como a Palantir, são capazes até de desenvolver uma base de dados de cidadãos a partir de informações privadas ou armazenadas em agências governamentais. Esses dados, que incluem até dívidas e questões médicas, poderiam ser usada para vigilância ou perseguição de qualquer morador local.

Peraí, isso não é ilegal?

Tecnicamente, isso é muito ilegal. Voltando ao contexto brasileiro, esse tipo de software espião usado por governos (do próprio país ou estrangeiros) acima de tudo fere a soberania nacional, além de poder ser enquadrado como violação de direitos humanos e de liberdades civis.

É uma ação que normalmente é usado de forma criminosa e com objetivos nada caridosos — e pode ser terceirizada para empresas especializadas, o que coloca ainda mais dados e a privacidade de todos os brasileiros em risco.

Casos como o First Mile ainda violam o Marco Civil da Internet e a Constituição Federal, respectivamente nos artigos sobre burlar ordem judicial para acessar registros e o direito à privacidade — isso sem mencionar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), totalmente ignorada nesses casos.

Fora a questão jurídica, as empresas afetadas também podem ajudar nessa luta. A Meta, dona do WhatsApp, conseguiu uma indenização generosa da dona do Pegasus em 2025 e prometeu doar o valor para entidades de direitos digitais, além de trabalhar há anos para (tentar) barrar a invasão no mensageiro. O problema é que esses serviços parecem sempre um passo além.

Quer uma notícia mais ou menos boa sobre tudo isso? Um projeto de lei que trata sobre o uso de ferramentas de monitoramento já existe, mas isso foi no ano passado e ele ainda está tramitando no Senado. Agora é esperar e, no máximo, torcer para que não tenha ninguém aí nos espionando do outro lado da linha..

👀 DE OLHO NO TECMUNDO (o grande irmão)

🏃‍♀️ ️ DON’T LEAVE, JUST READ (pra ler rapidinho)

Reclamação sem solução

Meta, Google e especialistas criticaram a decisão do STF que definiu que as redes sociais podem ser responsabilizadas por publicações feitas por usuários. O Google já havia declarado que a decisão “pode impactar a liberdade de expressão e a economia digital”, a Meta disse que está preocupada com “a liberdade de expressão e as milhões de empresas que usam seus aplicativos para crescer negócios e gerar empregos no Brasil” e Yasmin Curzi, que é pesquisadora do Karsh Institute of Democracy da Universidade de Virgínia (EUA), acha que haverá um excesso de bloqueios. Já Thiago Ayub, diretor de tecnologia da SAGE Networks, acredita que a internet brasileira pode virar alvo de censura dependendo de quem “estiver com a caneta na mão”. 

Tá tudo bloqueado!

A autoridade de proteção de dados da Alemanha pediu que Google e Apple bloqueiem o aplicativo DeepSeek de suas lojas. O app é acusado de compartilhar informações dos usuários com a China de forma ilegal. Na União Europeia, o GDPR — equivalente à LGPD no Brasil — é bem rígido em relação à exportação de dados. Caso a campanha alemã contra o DeepSeek avance, o aplicativo pode enfrentar um bloqueio em outros países da União Europeia. Mas, por enquanto, não se sabe se Apple e Google vão atender ao pedido.

Abrindo os olhos

A chinesa Zhipu AI, uma startup por enquanto pouco conhecida fora do seu país natal, já deixou a galera da OpenAI em alerta. Em uma publicação na newsletter da empresa, ela avisa que a Zhipu AI está "tendo progresso notável". Segundo eles, a marca chinesa se aproximou de nações como Indonésia, Malásia, Singapura, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Vietnã e Quênia com uma proposta de uma "resposta chinesa ao ChatGPT" que seria "responsável, transparente e pronta para auditorias". O pacote de serviços incluiria um modelo de linguagem de larga escala e soberano.

Ajuda final

Donald Trump afirmou que encontrou um comprador para o TikTok e que seria um grupo de “pessoas muito ricas”. Os nomes? Vêm em duas semanas. O negócio ainda depende do aval da China, mas Trump acredita que Xi Jinping vai aprovar. O prazo para a ByteDance vender os ativos do TikTok nos EUA foi estendido até 17 de setembro. Um acordo anterior, que criaria uma empresa americana com controle majoritário local, já tinha travado por resistência do governo chinês, agravada pelas tarifas que Trump impôs a produtos do país.

Não é brasileiro, mas também não desiste nunca

A fast fashion mais polêmica do planeta quer ir pra bolsa. De novo. Segundo fontes da Reuters, a Shein vai tentar (pela terceira vez) abrir capital, agora com um IPO em Hong Kong e com um movimento incomum: o envio confidencial dos documentos. A manobra, permitida só em casos específicos pela bolsa local, evita a exposição pública de dados financeiros e operacionais antes da aprovação. É uma tentativa estratégica, já que as investidas anteriores em Nova York e Londres morreram na praia por falta de aval dos reguladores chineses. Antes de tudo, Shein precisa do sinal verde da CSRC, a CVM chinesa. Depois, ainda tem que passar por uma audiência final com a bolsa de Hong Kong. Se aprovado, pode ser o maior IPO do ano em Hong Kong — e uma chance de ouro para a Shein sair do modo “unicorn stealth” e se posicionar como gigante global à luz do dia. Ou pelo menos tentar.

🤔 PENSAMENTOS DE SEGUNDA (voltamos para sua alegria!)

🧠 Talvez os pássaros acreditem que a gente coloca cabo elétrico nas ruas para eles socializarem.

🧠 Usar fones de ouvido é o sinal universal de que você não está a fim de papo.

🧠 Todos os comerciais de comida que nos dão água na boca são feitos com plástico, cola e tinta.

🧠 É possível armazenar memórias em uma música.

🧠 Tecnicamente nós sabemos todos os números do mundo.

Imagem: Giphy

Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança.

Benjamin Franklin

O que achou da news de hoje? 🕵️

Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Somos o The BRIEF, o briefing diário de inovação, tecnologia e negócios com inteligência e personalidade pra quem precisa estar por dentro de tudo sem perder tempo e o bom humor. Uma criação original do TecMundo.