• The BRIEF
  • Posts
  • Aprendizado e performance: a dupla obrigação

Aprendizado e performance: a dupla obrigação

É um ou é outro!

15 de setembro, segunda-feira

Hoje é o Dia do Cliente no Brasil! A data perfeita para a gente se sentir o rei da razão, esperando aquele desconto especial ou um brinde. É o dia de lembrar que, mesmo na correria do e-commerce, o cliente ainda manda! Ah, e também é Dia do Musicoterapeuta, dia de celebrar aqueles que usam a música para arrumar as nossas emoções. Então bora curtir um som que a gente gosta pra segundar em estilo!

⚡ O QUE VOCÊ VAI VER?

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui para se inscrever

CARREIRA
APRENDIZADO E PERFORMANCE: A DUPLA OBRIGAÇÃO

Juggling GIF

Imagem: Giphy

Por Felipe Vidal

Você é do time criativo ou performático? Trabalhar nunca é fácil, e a cada ano parece que o volume de trabalho sempre aumenta, independente do seu cargo e quanto você ganha. Para a surpresa de zero pessoas, um novo estudo indica que forçar funcionários a serem inovadores e trabalharem ensandecidamente não funciona.

Quem diz isso é um levantamento da Harvard Business Review, que fez um teste bem interessante com 109 grandes empresas de hipotecas dos Estados Unidos. O estudo demonstrou que trabalhadores que focam em aprendizado ou performance separadamente obtêm resultados melhores do que aqueles que tentam abraçar o mundo.

📊 Sobrenome: Meta

A gente que já trabalha há algum tempo sabe bem como é o mercado de trabalho. Há sempre a busca por novidades, inovações, coisas inéditas, mas sem deixar de lado as entregas, afinal de contas todo mundo tem uma meta para bater. O problema é que nem sempre essas duas expectativas conseguem ser alcançadas tão facilmente assim.

Essa é aquela ambiguidade do trabalho: eu preciso inovar ou entregar mais? A parte da inovação deriva muito do estudo e crescimento do profissional, enquanto as entregas têm relação com quantidade. Isso parece quando você é criança no supermercado e quer levar dois biscoitos para casa, mas a sua mãe diz que ou é um, ou é outro. Os dois não dá!

Quer um exemplo prático? Nesse estudo, uma equipe de TI foi instruída a explorar os limites livremente e experimentar tecnologias inovadoras. De início tudo foi uma maravilha, mas esse ímpeto foi diminuindo paulatinamente e o que era inovação se tornou um punhado de ideias pela metade.

Certamente, isso ocorreu porque a galera dos computadores percebeu que tinha muitas entregas para fazer, e ou focava em uma coisa, ou focava em outra. Os profissionais começaram a ter dúvidas sobre o que deveria ser feito e qual era a prioridade das coisas. O resultado disso é que esse pessoal começou a entregar somente tarefas simples, e foi empurrando as de maior complexidade com a barriga.

E é nesse ponto que precisamos prestar atenção. Trabalhadores confusos, sem um propósito evidente e diretrizes claras vão ter um rendimento menor. A questão é sempre deixar claro se aquele grupo precisa se esforçar em entregar mais, ou buscar soluções criativas, mas que demandam muito tempo.

🔍 Foco no certo

O levantamento de Harvard explicou a receita de bolo perfeita dessas empresas. As lideranças deram diretrizes claras para trabalhar com performance ou criatividade, e isso deu mais sentido aos trabalhadores, já que eles sabiam exatamente o que deveriam fazer e por quanto tempo.

Claro, nem toda empresa consegue implementar isso. Certas companhias precisam focar essencialmente na quantidade de entregas, enquanto em outras há maior liberdade para os funcionários poderem se desenvolver, mas sem o frenesi da meta. Isso tudo é bem relativo.

Porém, o mais importante dessa discussão é que não podemos tratar funcionários como máquinas. É preciso delimitar bem quais as obrigações que aquele profissional vai ter para evitar conflitos internos e eventual falta de performance no fim do mês.

👀 DE OLHO NO TECMUNDO (o grande irmão)

🏃‍♀️ ️ DON'T LEAVE, JUST READ (pra ler rapidinho)

💸 Uma pechincha mesmo?


O CEO da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, afirmou que a assinatura do HBO Max é "barata demais", o que pode levar a um novo aumento no preço do serviço. Segundo a reportagem, o executivo acredita que o conteúdo premium da plataforma, que inclui filmes de sucesso e séries aclamadas, justifica um valor mais alto.

A empresa também estuda medidas para combater o compartilhamento de senhas. A declaração de Zaslav vem logo após o serviço ter passado por um reajuste de preço no Brasil.

🫱🏽‍🫲🏽 Parceria de respeito


A Microsoft e a OpenAI renovaram sua parceria com um novo acordo que dá mais independência para a criadora do ChatGPT. O contrato, ainda em fase de finalização, reduz a exclusividade da Microsoft sobre os serviços da OpenAI, que agora poderá buscar outros fornecedores de infraestrutura.

A mudança acontece após a OpenAI demonstrar insatisfação com os termos anteriores e assinar acordos com outras gigantes como Google e Oracle. Apesar da nova flexibilidade, a Microsoft continuará com acesso preferencial às tecnologias da parceira.

📺 Paramount quer comprar a Warner


Segundo o Wall Street Journal, a Paramount, agora liderada pela bilionária família Ellison, está buscando comprar a Warner Bros. A intenção é que a Skydance Paramount consiga a aquisição antes que a Warner Bros. seja dividida em duas companhias em 2026.

A família Ellison estaria disposta a bancar a maior parte da oferta. A possível fusão, que incluiria estúdios de cinema, plataformas de streaming e canais de TV, dependeria da aprovação de órgãos reguladores.

🗣️ Todos atrás do tradutor universal


A Apple, a Meta e o Google estão usando a IA para criar "tradutores universais". A Apple lançou os AirPods Pro 3, fones de ouvido que traduzem em tempo real. O Google lançou o Pixel 10, que traduz chamadas telefônicas mantendo a voz original. Já a Meta incluiu o recurso de tradução em seus óculos inteligentes Ray-Ban, que já venderam mais de dois milhões de unidades.

Analistas acreditam que essas inovações podem estimular os consumidores a atualizarem seus aparelhos.

🤔 PENSAMENTOS DE SEGUNDA (voltamos para sua alegria!)

💡 A luz viaja mais rápido que o som. Por isso algumas pessoas parecem brilhantes até você as ouvir falando

👨🏻‍💻 Antes de se casar com alguém, você deveria fazê-lo usar um computador com internet lenta para descobrir quem ele realmente é

💅🏼 Minha beleza é tão interior que daqui a pouco ela se muda para um sítio

📚 Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro

🧠 O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas, e as pessoas idiotas estão cheias de certezas

🚪 Existem duas palavras que abrem muitas portas: puxe e empurre

Imagem: Giphy

O que podemos controlar é o nosso desempenho e a nossa execução, e é nisso que vamos nos concentrar.

Bill Belichick, treinador de futebol americano

O que achou da news de hoje? 🕵️

Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Somos o The BRIEF, o briefing diário de inovação, tecnologia e negócios com inteligência e personalidade pra quem precisa estar por dentro de tudo sem perder tempo e o bom humor. Uma criação original do TecMundo.