• The BRIEF
  • Posts
  • Automação: ficção ou realidade?

Automação: ficção ou realidade?

Processos devem melhorar a produtividade, mas não sem antes acabar com uns empregos.

30 de setembro, terça-feira

Hoje, 30 de setembro, é o Dia Internacional do Tradutor! É a data de celebrar aqueles que conseguem a proeza de traduzir piadas sem estragar a graça e ainda decifrar o que o Google Tradutor tentou dizer. Sem esses heróis das palavras, "take it easy" seria "pegue fácil" e o mundo seria bem mais confuso. Mas existem palavras que nem o melhor desses profissionais consegue traduzir perfeitamente pro nosso idioma. Quer saber quais? Dá uma olhadinha nessa matéria aqui do nosso parça Mega Curioso!

⚡ O QUE VOCÊ VAI VER?

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui para se inscrever

IA & MERCADO
AUTOMAÇÃO: FICÇÃO OU REALIDADE?

Grooming Get Ready GIF by MANGOTEETH

Imagem: Giphy

Por Felipe Vidal

O grande debate nas empresas atualmente é sobre como a tecnologia vai aumentar ainda mais a produtividade dos funcionários. A IA é a tecnologia que serve como pano de fundo para essas transformações, e com ela vem também uma palavrinha mágica: automação. Mas será que essa automação é realmente a resposta?

Um dos ditados mais famosos do mundo é que tempo é dinheiro. Se levarmos em conta que uma tarefa leva menos tempo para ser feita, e o funcionário já pode partir para outra, então a empresa deve conseguir ganhar uns trocados a mais. Como máquinas e IA por vezes conseguem ser mais rápidas, muita gente acha que o caminho dourado é esse.

Porém, como tudo na vida, nada é tão simples e mágico assim. É. Talvez a automação ajude muito o mercado corporativo e os próprios trabalhadores, mas talvez a gente também esteja depositando esperanças demais em um processo que deveria ser complementar, não integral. Eu explico.

🤖 Automatiza que eu gosto

Velocidade e volume são alguns conceitos que a gente sempre ouve em qualquer empresa. Você tem que ser veloz no que faz e ainda por cima entregar em boas quantidades, e isso na maioria das vezes não é negociável. A diferença é que agora temos bons softwares otimizados para executar tarefas repetitivas com muito mais rapidez e volume do que nós, humanos, fazemos.

Muitas vezes, esse próprio aumento no volume e velocidade é tão automatizado e tão repetitivo que ele minimiza erros. Minimizar errinhos e deixar tudo azeitado também gera a boa e velha organização e controle. Esse é basicamente o sonho molhado de todo gerente e chefe de RH.

Aliás, uma pesquisa da Zebra Technologies com a Oxford Economics aponta que a automatização em certos processos aumenta em até 21% a satisfação do cliente, e em 19% na produtividade dos funcionários. Setores como varejo, manufatura, transportes e logística são alguns com os melhores índices.

É claro que nem todas as profissões ou empresas são passíveis de melhorias como essas, afinal de contas a criatividade humana é insubstituível. Porém, parece ser um caminho inevitável até mesmo para o mercado brasileiro, já que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entende que 56% dos empregos formais no país podem ser afetados por esse movimento.

👀 Automação ou autoenganação?

O outro lado da moeda também mostra uma face complicada para quem acha que IA e automações são somente um paraíso florido. Como já era esperado, o principal impacto é a demissão de inúmeras pessoas e a necessidade de requalificação profissional, como programadores de nível básico, analistas de pesquisa de mercado, tradutores, etc.

Empregadores também geralmente enfrentam problemas, visto que automatizar sua empresa vem com grandes custos. A integração de sistemas e treinamento dos funcionários não é um processo barato e nem tão rápido assim. Nenhum resultado vem da noite para o dia.

O próprio Fórum Econômico Mundial apontou em seu relatório “O Futuro dos Empregos” que mais de 85 milhões de vagas de trabalho seriam deslocadas por conta da automação até 2025

Em outras palavras, a automação vai ser aquela famosa faca de dois gumes e, ao mesmo tempo que faz carinho, também pode dar uns tapas doloridos.

👀 DE OLHO NO TECMUNDO (o grande irmão)

🏃‍♀️ ️ DON'T LEAVE, JUST READ (pra ler rapidinho)

🤖 A IA continua dominando tudo


Sam Altman, criador do ChatGPT e CEO da OpenAI, afirmou que a IA pode assumir de 30% a 40% das tarefas na economia global. Ele acredita que a tecnologia irá transformar radicalmente a forma como trabalhamos, criando novas ocupações e alterando as existentes.

Altman também mencionou que a superinteligência, uma IA com capacidades acima das humanas, pode surgir até 2030, reforçando o impacto irreversível da tecnologia na sociedade.

💸 PIX parcelado e adiado


O Banco Central adiou o lançamento do PIX Parcelado no Brasil. A decisão foi tomada após o aumento de roubos e ataques hackers a bancos e outras instituições, o que acendeu um alerta para a segurança do sistema.

A prioridade agora é fortalecer as regras e as medidas de proteção do PIX já existente, garantindo a segurança dos usuários antes de liberar a nova funcionalidade.

💳 Cartão pra garotada


O Nubank lançou um cartão de crédito para adolescentes de 16 e 17 anos. A novidade tem um limite de crédito atrelado ao dinheiro guardado nas "Caixinhas" do aplicativo, o que ajuda os jovens a aprenderem a usar o crédito de forma responsável.

Os pais podem acompanhar os gastos e gerir a conta, tornando a ferramenta uma forma segura de iniciar a jornada financeira.

🧒🏻 Cuidando das crianças no ChatGPT


O ChatGPT agora tem uma ferramenta de controle parental para ajudar os pais a gerir o uso da plataforma pelos adolescentes. A novidade permite que os responsáveis vinculem as contas para restringir o acesso, filtrar conteúdo sensível e até definir horários de uso.

O sistema também alerta os pais caso a IA identifique conversas sobre temas de risco, como automutilação, suicídio etc.

✍️ A REDAÇÃO RECOMENDA

  • História, de Heródoto (box com 2 livros, 760 páginas, em português)

    Neste clássico imperdível, o "pai da História", Heródoto, documenta as Guerras Greco-Pérsicas, aproveitando para descrever os costumes e povos da época.

  • Código preto (filme, 93 min, dublado e legendado)

    Uma história de espionagem sobre um agente secreto que precisa decidir se sua lealdade é para com o casamento ou para com o seu país quando sua esposa é acusada de traição.

  • Quando os dados sobem ao palco, o mercado escuta (e você também pode ouvir)

    No dia 16 de outubro, no Cubo Itaú (SP), o Analytics Summit 2025 reúne palestrantes do Google, Mercado Livre, Itaú, Localiza e Claro em um dia inteiro de insights e cases reais. Inscreva-se agora mesmo pelo link (e use o cupom THEBRIEF pra garantir um descontão).

  • Por que tão poucos brasileiros vivem no litoral do Paraná? (vídeo, 13 minutos, em português)

    Uma análise revela as razões históricas e geográficas que fazem com que o litoral do Paraná seja tão pouco povoado, contrastando com outros estados litorâneos.

Não se pode dotar nem mesmo a melhor máquina de iniciativa.

Walter Lippmann, escritor, jornalista e comentarista político estadunidense

O que achou da news de hoje? 🕵️

Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Somos o The BRIEF, o briefing diário de inovação, tecnologia e negócios com inteligência e personalidade pra quem precisa estar por dentro de tudo sem perder tempo e o bom humor. Uma criação original do TecMundo.