- The BRIEF
- Posts
- 📰 Caindo na real
📰 Caindo na real
golden, clima e compressão
27 de maio, Segunda
Para os turistas de carteirinha, uma visita a San Francisco só está completa quando se tira uma foto perto da ponte Golden Gate. Ela, vejam só, foi inaugurada neste dia, mas em 1937. E como estamos falando de viagens e de San Francisco, o que vem à nossa cabeça? Exatamente: Hotel California.
Ou ouça a versão em áudio da edição
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: Giphy
Desastre sem precedentes
Não tem jeito, é impossível não falarmos de crise climática daqui para frente, briefers. A atual tragédia no Rio Grande do Sul colocou inclusive holofote em um termo até então pouco usado: refugiados climáticos - porém, a expressão mais adequada é “migrantes do clima”.
Embora outros desastres naturais tenham causado mais mortes, como as chuvas na região serrana do Rio de Janeiro, em 2011, as cheias no RS geraram o maior número de desabrigados da história do país: mais de 618 mil.
🌩️A catástrofe de 2011 fez com que o governo federal iniciasse o mapeamento de áreas de risco para desastres climáticos por aqui. Os dados mais recentes compilam informações de 1991 a 2022 e trazem uma previsão alarmante: 1 a cada 3 cidades brasileiras está sob risco.
Contudo, mesmo esse estudo não foi capaz de calcular o que aconteceu no RS. Usando dados como número de óbitos e desalojados, quantidade de desastres e outros, constou-se que 142 cidades gaúchas estavam em perigo; só que 469 municípios foram impactados na última calamidade.
Prevenir x remediar
Em 2012, um ano após a tragédia da região serrana fluminense, foi criado o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNDC). Só que, mesmo previsto em lei federal, até hoje ele não foi implementado. Especialistas acreditam que esse tipo de medida teria ajudado a diminuir os impactos causados pela enchente gaúcha.
A falta de prevenção gera outras necessidades, como o remanejamento de bairros e cidades inteiras. No Rio Grande do Sul, algumas regiões da Barra do Rio Azul, Muçum, Roca Sales e Cruzeiro do Sul devem ser completamente abandonadas por terem sofrido repetidas enchentes.
Ou seja, são áreas que devem alagar novamente em algum momento. Aliás, os custos para remanejar milhares de pessoas é gigantesco. No RS, só a mudança de 3 cidades (Cruzeiro do Sul, Roca Sales e Muçum) deve custar R$ 30 bi.
RS: inundações ainda eram registradas na sexta (24) durante esta edição. Fonte: Google Maps/reprodução
Problema global
Evidentemente, esse não é um B.O. apenas brasileiro: os planos climáticos em todo o mundo ainda são insuficientes para conter os desastres naturais extremos. Um relatório da ONU, de 2022, mostra que os países até estão conseguindo frear as emissões de gases com efeito de estufa, mas é preciso mais.
No atual cenário, acredita-se que a temperatura global média será 2,5 ºC maior até o final do século. Era necessário impedir que o índice ultrapassasse 1,5 ºC para evitar grandes catástrofes.
A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (a COP 28), por exemplo, realizada nos Emirados Árabes Unidos, trouxe um novo acordo mundial para a redução global de combustíveis fósseis.
A expectativa é de que os países acelerem a transição energética, mas os maiores poluidores ainda preferem se isentar da culpa – falamos disso na época.
A culpa é de quem?
Daqui alguns meses, em novembro, a COP 29 vai se focar nas finanças mundiais, que têm sido altamente afetadas pelas catástrofes naturais. Enquanto isso, o consenso é que estamos sempre chegando atrasados aos eventos climáticos extremos.
Enchentes histórias, superneblinas, furacões mais intensos, rios atmosféricos e ondas de calor ou seca são alguns exemplos frequentes nos últimos anos. A tendência é piorar…
Isso terá como consequência um efeito migratório sem precedentes - qualquer um de nós poderá ser vítima. O Banco Mundial estima 216 milhões de migrantes do clima até 2050, sendo 17 milhões só na América Latina (!).
Luta pela sobrevivência
Esse êxodo pode ser causado por vários fatores:
escassez de água
diminuição da produtividade no campo
altas temperaturas
aumento do nível do mar e devido aos eventos climáticos extremos.
A população mais pobre continua sendo a mais vulnerável nesse cenário. A África Subsaariana deve concentrar até 40% dos potenciais refugiados daqui menos de três décadas.
E o que é pior? São justamente essas pessoas que menos contribuem para o aceleramento dos desastres naturais – as chamadas “vítimas esquecidas das alterações climáticas”. Novamente, quem paga a conta é não é quem a gerou.
🚨Boletim - Rio Grande do Sul
Em meio a esse caos todo, como falamos acima, uma corrente de bem se instalou no Brasil devido à calamidade. A Defesa Civil do estado do RS trouxe números das doações até o momento:
água: 1.538.133 Litros
alimentos: 355,97 toneladas
ração animal: 61.908 sacos
roupas: 363.863 kits
materiais de higiene e limpeza: 138.515 itens
Isso exigiu uma enorme gestão logística, que envolveu 1,2 mil horas voadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) com doações, equipamentos e ações de resgate.
👉Diante das intensas chuvas e onda de frio dos últimos dias ainda são necessárias doações. Deixamos aqui um link com orientações dos Correios.
Oferecido por
Hora do merchan
C pra VC
Se você é fã do Brifão, já deve ter lido e ouvido sobre muitas startups que cresceram com um investimento de Venture Capital (VC). Essa modalidade de captação acontece por meio de fundos que aportam não só a grana nos negócios, mas também todo o seu conhecimento de mercado.
Não é segredo que essa é uma boa alternativa para quem está buscando evoluir no mundão do empreendedorismo, mas é importante ter em mente alguns pontos antes de sair atirando para todos os lados. No blog do Cubo, eles compilaram dicas valiosas para quem está nesse momento. Vale a leitura!
Economia e finanças
Troquinho anual
Na presidência do atual G20, grupo das 20 maiores economias do mundo, o Brasil adicionou às suas prioridades a discussão sobre taxação de super-ricos. A proposta inclusive vem ganhando apoiadores, como França, Espanha, Bélgica, União Africana e Colômbia.
Em 2020, por exemplo, a desigualdade social saltou para mais de 70% da população global, segundo um relatório da ONU.
O assunto vem ganhando tração a partir da proposta do economista francês Gabriel Zucman, que envolve a cobrança em dólar de 2% ao ano sobre a fortuna da galera abastada.
A porcentagem seria considerada o adequado para recolher impostos de maneira justa e, de quebra, arrecadar USD 250 bilhões anuais a partir da renda de 3 mil ricaços - 100 deles na América Latina.
O plano do ministro da fazenda, Fernando Haddad, é que isso possa ser feito de modo coordenado internacionalmente.
Internet
Downgrade do Google?
A gente falou dias atrás sobre a nova busca do Google, que traz a AI Overview para o resultado de busca. As mudanças no motor já não vinham agradando por motivos de excesso de sites otimizados no topo. Agora, as críticas vêm de respostas estranhíssimas ou alucinações, postadas em redes sociais.
Por exemplo, uma pessoa lá na gringa compartilhou a seguinte busca: “queijo não gruda na pizza”. Dentre as respostas do resuminho dado pela IA, esta chamou a atenção: “Você também pode tentar adicionar 1/8 copo de cola não tóxica ao molho para torná-lo mais pegajoso”.
Em nota, a gigante informou ao meu brother TecMundo que “Exemplos como esse são, geralmente, de consultas pouco comuns e não representam a maioria das experiências das pessoas.”
🔎Em off: uma recente pesquisa da Axios nos EUA aponta que a maioria dos respondentes confia mais nas empresas de tecnologia que lideram a nova onda de IA generativa, como OpenAI, Microsoft, Alphabet e NVIDIA, do que plataformas de mídia social, como X, Meta e ByteDance.
Tecnologia
Pied Piper da vida real
A startup sueca ZeroPoint levou USD 5,5 milhões em uma recente rodada de financiamento. O motivo? Sua técnica de compressão de memória em escala de nanossegundos.
A ideia é compactar dados, sem qualquer perda, antes mesmo de serem armazenados na RAM e, em seguida, descompactá-los. Assim, a firma promete ampliar o canal de memória de chips em 50%.
Em infras de IA, por exemplo, a tecnologia pode não só diminuir o consumo de energia como também otimizar o desempenho.
A ZeroPoint afirma trazer compactação de memória hiper-rápida e de baixo nível, que não requer mudanças reais no sistema de computação. É só adicionar a tecnologia da empresa ao chip e pronto!
O negócio tem envolvido parceria tanto de fabricantes de chips quanto integradores de sistema, que podem inclusive licenciar a tecnologia. No entanto, a novidade está disponível somente nos EUA e Suécia.
Obs.: a gente achou tudo muito similar à da Pied Piper, da série Silicon Valley.
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
✈️A Azul e a Gol dispararam na bolsa na sexta (24) diante do anúncio de sua parceria em voos e boatos de possível fusão.
👗A cantora e atriz Manu Gavassi agora é head criativa de moda do Mercado Livre. Além de campanhas, ela vai atuar na identificação de tendências.
🔌A Uber anunciou o Uber Health no BR, função que permite escolher carro elétrico na corrida. A firma também tem plano ousado de incluir todos os taxistas do país no app até 2025.
💰Depois do balanço mais que positivo no T1-2024, a NVIDIA adicionou mais de USD 200 bilhões ao seu valor de mercado, que agora é de USD 2,55 trilhões.
🗞️A OpenAI vai pagar para ter acesso ao conteúdo da News Corp. (dona do Wall Street Journal) e Financial Times, que poderá ser usado no treinamento de suas IAs. Só para o WSJ o acordo deve adicionar a bagatela de USD 250 milhões ao longo de 5 anos.
Pensamentos de Segunda
💿O primeiro CD do Summer Eletrohits está mais próximo da queda do muro de Berlim do que dos dias atuais.
🧴A compra online de um perfume seria muito melhor se a gente conseguisse sentir cheiro pela tela.
🦸O narcisista é sempre o herói e a vítima de todas as histórias que conta.
🗣️Todas as pessoas no planeta Terra falam com sotaque (que bom).
🍒As empresas de medicamentos superestimam nosso gosto pelo sabor cereja.
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
mitos da educação: arrecadação de impostos no brasil não é uma das maiores do mundo (leitura, 3min, em português)
✍️
por que batemos palma? (leitura, 5min, em inglês)
da série: perguntas bobas que surgem na nossa cabeça 1h da manhã
pare de dizer que está na correria (leitura, 3min, em português)
5 passos para administrar melhor o seu tempo – se de fato for possível
como big techs estão perdendo seu status de emprego dos sonhos (vídeo, 12min12, em inglês)
muitos dos motivos já falamos por aqui
O fato de que alguns gênios foram ridicularizados não implica que todos os que são ridicularizados sejam gênios.
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |