- The BRIEF
- Posts
- 📰 Candidato digital
📰 Candidato digital
eleições, polêmicas e segurança
30 de julho, Terça
Hoje é o Dia Internacional da Amizade! E quem assina o The BRIEF é nosso amigo... Então esse dia é nosso!
Ou ouça a versão em áudio da news 👇
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: Giphy
Vereabot
A campanha política, tal qual como a conhecemos, já não é mais a mesma: Pedro Markun, hacker e ativista por transparência de dados, lançou uma pré-candidatura a vereador de São Paulo com uma parceria inusitada: a IA Lex.
É isso mesmo: uma IA na política. Markun, cofundador do Transparência Hacker e do Ônibus Hacker, quer revolucionar com uma “política baseada em dados” e um discurso “antissistema”. A IA Lex, parecida com o ChatGPT, promete analisar dados, formular políticas públicas e fiscalizar contratos.
A ideia é jogar na Lex informações de políticas públicas, desde Karl Marx até Adam Smith, de maneira que o sistema leia e interprete usando ciência e os fatos. Para a sua campanha, Markun, concorrendo pela Rede Sustentabilidade, busca financiamento coletivo.
EUA x TikTok
O Departamento de Justiça dos EUA está firme no pedido de banimento do TikTok, citando riscos de cibersegurança nacional. Segundo documentos recentes, a plataforma estaria transmitindo dados pessoais sensíveis de usuários americanos para engenheiros da ByteDance na China, usando o sistema de comunicação Lark.
Os dados incluem opiniões sobre controle de armas, aborto e religião, armazenados em servidores chineses. As autoridades alegam que o TikTok poderia manipular conteúdo secretamente, exacerbando divisões sociais e minando a democracia. Já a TikTok, em sua defesa no X (antigo Twitter), afirma que a Constituição está do seu lado e que o governo nunca provou suas acusações.
Enquanto isso, a ByteDance processa o governo, chamando a medida de inconstitucional e violação dos direitos dos cidadãos. Com um prazo de 270 dias para se adequar, a batalha legal promete ser longa.
Dá o clique e vai!
Alerta aos dependentes do “fazer login com o Google”: uma falha no Google Workspace permitiu que hackers burlassem a verificação de e-mail e acessassem serviços de terceiros. A vulnerabilidade, descoberta por KrebsOnSecurity, estava no processo de verificação ao criar contas no Google Workspace.
Os criminosos conseguiam criar uma solicitação específica para evitar a verificação de e-mail, usando um endereço para login e outro para verificar o token. Resultado? Acesso a serviços de terceiros como se fossem você. Segundo Anu Yamunan, do Google Workspace, isso aconteceu "nas últimas semanas", mas leitores do TheHackerNews sugerem que a falha existia desde junho.
A boa notícia é que o Google corrigiu a brecha em 72 horas e adicionou uma camada extra de proteção. Mas, fica o alerta: mais uma prova de que a segurança digital precisa estar sempre um passo à frente dos hackers.
Liberdade pra quê?
Elon Musk, o bilionário dono da rede social X (eterno Twitter), está causando rebuliço novamente. Na última sexta-feira (o famoso dia 26), Musk postou um vídeo manipulado sobre Kamala Harris, atual vice-presidente dos EUA e candidata democrata.
O clipe, que Musk achou "incrível" (com direito a emoji de risos), critica a experiência de Harris e faz piada com a desistência de Joe Biden de buscar a reeleição.No vídeo, Harris supostamente diz: "Eu fui selecionada porque sou a contratação máxima de diversidade. Sou tanto uma mulher quanto uma pessoa não-branca. Se você me criticar, será racista e sexista." Obviamente, as falas são falsas e foram criadas por alguém imitando sua voz ou usando IA.
O problema? As regras do X proíbem mídias manipuladas que possam confundir ou enganar. Embora o post original marcasse como paródia, Musk não indicou isso em sua publicação, o que gerou críticas. A plataforma ainda não removeu o vídeo, e Musk, defensor de Trump e crítico de Harris, segue sem se pronunciar.
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
📱 A Apple lançou as versões beta para desenvolvedores do iOS 18.1, iPadOS 18.1 e macOS Sequoia 15.1, introduzindo seus primeiros recursos de IA - incluindo Siri atualizada e busca por linguagem natural nas fotos.
💰 Após a tentativa de assassinato de Donald Trump em um comício na Pensilvânia em 13/07, o preço da criptomoeda TRUMP subiu mais de um terço, de USD 6,34 para USD 8,69.
🛜 Vários cabos de fibra óptica na França foram sabotados, causando interrupções nos serviços de internet, mas Paris, sede dos Jogos Olímpicos, não foi afetada; os criminosos continuam foragidos.
🩺 Pessoas que precisam de colonoscopias agora têm uma opção menos invasiva para rastrear câncer colorretal: com a aprovação pela FDA de um novo exame de sangue para adultos acima de 45 anos.
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
Oi-oi-oi (vídeo, 22 minutos, em português)
uma análise sobre a última “novela-fenômeno” que tivemos no Brasil
Seus avós beijam na boca? (artigo, 15 minutos, em português)
contra a invisibilização do amor depois dos 60
Hidrogênio nas estradas (artigo, 3 minutos, em inglês)
uma atualização rápida sobre as células combustíveis
iPhone 15 (produto, no seu tempo, em português)
pra você mandar pro seu amigo te presentear no Dia da Amizade
“A amizade é um amor que nunca morre”
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Já diziam os sábios: informação deve ser compartilhada, assim como esta newsletter e um bom cafezinho.
Pensando nisso, e atendendo a pedidos da nação briefer, lançamos o 🥁🥁… Programa de Recomendação 🎉
☕Como funciona? Basta indicar o The BRIEF para 10 pessoas reais, que deverão se inscrever na news (claro). Feito isso, você ganhará a nossa caneca exclusiva.
“Ah! Mas o que eu digo para convencer a galera?”.
🗣️É só dizer que falamos todos os dias sobre tech-business-comportamento com uma visão analítica e cheia de humor. Tudo isso de graça.
Obs.: enviamos somente para endereços no Brasil e apenas quem fizer a indicação receberá o prêmio.
A contagem da indicação só começa a valer após clicar no botão abaixo. Bora começar?
Somos o The BRIEF, uma newsletter diária e gratuita dedicada à tecnologia, mercado, comportamento e carreira. Estamos aqui desde 2017, ou quando isso tudo era mato, trazendo uma visão analítica e cheia de personalidade à sua caixa de entrada.