• The BRIEF
  • Posts
  • Confusão tecnológica entre China e Nvidia

Confusão tecnológica entre China e Nvidia

Será que esse romance sempre turbulento está ameaçado?

16 de setembro, terça-feira

No dia 16 de setembro, a gente celebra uma data importante para o planeta: o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. A data, criada em 1994 pela ONU, marca a assinatura do Protocolo de Montreal em 1987, um acordo global que visa proteger essa camada vital para a vida. E é bom sempre lembrar que valeu a pena — o tal do famoso buraco na camada de ozônio só diminui e deve acabar até 2066. Ufa!

Ah, e pra não esquecer, estamos fazendo uma pesquisa bem importante para nós e para vocês, leitores, então se tiverem um tempinho, agradecemos muito se puderem responder! É só clicar no link!

CONTEÚDO PATROCINADO POR MÉTRICAS BOSS
SUA EMPRESA CONSEGUE FALAR A LÍNGUA DOS DADOS?

Imagem: Giphy

Da rota sugerida no app de trânsito à promoção que chega no seu e-mail, tudo é movido por dados. São eles que ajustam preços dinâmicos de passagens aéreas, personalizam campanhas de marketing e até orientam diagnósticos médicos. 

Mas, apesar de estarem no centro da vida digital e dos negócios, a maioria das empresas ainda trava na mesma pergunta: como transformar dados em decisões reais, que tragam resultados? 

Transformar números em estratégia é o novo molho dos negócios. Não à toa, a IDC estimou que a produção de dados estruturados e não estruturados pode chegar a 180 bilhões de terabytes ainda em 2025 — um sinal claro de que o futuro pertence a quem sabe ler e aplicar insights. 

É nesse cenário que o Analytics Summit 2025, organizado pela Métricas Boss, ganha destaque.  

O maior evento de Digital Analytics da América Latina vai reunir profissionais que já aplicam inteligência de dados em empresas líderes de mercado, compartilhando cases práticos, tendências e estratégias que fazem diferença no dia a dia.

Já marca aí na agenda: o Analytics Summit 2025 acontece no dia 16 de outubro, em São Paulo — especificamente no Cubo, um espaço moderno e acessível pensado para o público exigente e antenado. 

Clique no link, escolha seu tipo de ingresso e esteja entre aqueles que vão sair da fase das informações soltas e entrar na era das decisões inteligentes. Ah, e dá pra ficar melhor: usando o cupom THEBRIEF, você garante R$ 300 OFF na compra do ingresso! Mas é melhor se adiantar, porque o desconto é válido apenas para os 50 primeiros compradores.

⚡ O QUE VOCÊ VAI VER?

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui para se inscrever

MERCADO
CONFUSÃO TECNOLÓGICA ENTRE CHINA E NVIDIA

trump today GIF

Imagem: Giphy

Por Felipe Vidal

A China e a Nvidia são aquele tipo de casal com uma relação passiva-agressiva. Começaram um namoro, deram um tempo, ameaçaram voltar recentemente, mas sempre com aquele flerte que a gente não sabe se é um elogio ou uma pedrada. No caso mais recente, a acusação é sobre quebra de leis antitruste.

Nos últimos dias, tanto a segunda nação mais poderosa do mundo quanto a empresa mais poderosa do mundo estão na Espanha. O motivo é tratar divergências tecnológicas e fechar acordos — mas poderiam estar compartilhando uma boa paella.

Pulando a cerca, Nvidia?

A acusação parte dos amigos chineses, por conta da compra da empresa de tecnologia Mellanox Technologies lá em dezembro de 2019 e aprovada mundialmente no ano anterior. Contudo, órgãos regulatórios da China abriram uma investigação em dezembro do ano passado para entender melhor essa história toda.

Mesmo assim, as informações sobre as acusações ainda são escassas. O mais provável é que a China alegue que essa aquisição fomentou uma concentração de mercado irregular nas mãos da Nvidia por meio de práticas desleais com a concorrência. 

Esse sentimento por parte dos chineses é bem óbvio. Como a Nvidia foi impedida de vender para os EUA, a própria China começou a se desenvolver e trabalhar suas IAs e chips, então qualquer desenvolvimento “irregular” da Nvidia se torna uma ameaça para as empresas chinesas.

TikTok liberadaço?

É bom a gente pontuar que essas conversas na Espanha não são somente entre China e Nvidia. As discussões envolvem os EUA como um todo e gerou acordos até mesmo sobre a novela do caso do TikTok.

Na rede social Truth, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou que fechou um acordo sobre uma certa companhia que os jovens do país gostam muito. Em outras palavras, é o TikTok.

Parece que a antiga história sobre o banimento ou salvamento do TikTok enfim chegará ao fim. Mas como essa história já se estendeu por tempo demais, é sempre bom esperar deitado por isso.

👀 DE OLHO NO TECMUNDO (o grande irmão)

🏃‍♀️ ️ DON'T LEAVE, JUST READ (pra ler rapidinho)

🛻 Eles querem carro de MACHO!


As fabricantes de automóveis Tesla e Stellantis estão com problemas para vender suas picapes elétricas nos EUA, já que os americanos ainda preferem os modelos tradicionais a gasolina. A Stellantis, por exemplo, já anunciou a interrupção da produção da sua picape elétrica Ram REV 1500.

Além disso, os modelos elétricos mais populares do mercado, como a Cybertruck da Tesla e a F-150 Lightning da Ford, tiveram uma queda nas vendas, mostrando que a demanda real pelos veículos não acompanhou o entusiasmo inicial do mercado.

🛒 IA no supermercado


A Walmart está se destacando como uma potência em IA, usando sua enorme escala para resolver desafios físicos e da cadeia de suprimentos. A varejista americana, com mais de 4.700 lojas, está usando a IA para tarefas como gerenciar o estoque e até para que funcionários ajudem melhor os clientes.

A empresa, que também tem uma equipe de tecnologia global com 20 mil pessoas, está desenvolvendo soluções como "gêmeos digitais" de suas instalações para modelar o movimento das mercadorias. A Walmart também aprofundou sua parceria com a OpenAI, oferecendo acesso ao ChatGPT para funcionários de lojas do Sam's Club.

🤑 Mais uma no clubinho


A Alphabet, dona do Google, atingiu um marco histórico ao alcançar um valor de mercado de US$ 3 trilhões. Com isso, a empresa se junta a um seleto grupo de gigantes da tecnologia que já alcançaram esse feito, como Apple, Microsoft e Nvidia.

O crescimento acelerado, de mais de 70% desde abril, se deve em parte a uma recente decisão judicial favorável no caso antitruste nos EUA, que resultou em penalidades mais leves do que o esperado. Impulsionada pelo otimismo dos investidores e pelo seu foco em IA, a Alphabet está em um bom momento no mercado.

🙏🏼 Crítica divina


O Papa Leão XIV criticou os salários milionários de executivos como Elon Musk, afirmando que eles contribuem para a desigualdade social. Em entrevista, ele comparou a situação atual com décadas passadas, quando a diferença salarial entre um CEO e um funcionário era muito menor.

A fala do pontífice, que questionou o fato de Musk poder se tornar o primeiro trilionário do mundo, faz parte de um debate mais amplo sobre a polarização e a falta de valores na sociedade atual.

✍️ A REDAÇÃO RECOMENDA

  • Entendendo algoritmos (livro, 264 páginas, em português)

    Um guia ilustrado para programadores que desmistifica os algoritmos, ensinando de forma prática e com exemplos em Python, a resolver os problemas mais comuns do dia a dia.

  • Um completo desconhecido (filme, 142 min, dublado e legendado)

    O início da carreira de Bob Dylan, de 19 anos, em Nova York, quando ele chocou a cena musical com suas escolhas.

  • O que acabamos de encontrar em Marte (vídeo, 11 minutos, em inglês)

    Neil deGrasse Tyson e o astrobiólogo David Grinspoon analisam as descobertas da NASA que podem indicar a presença de vida antiga em Marte.

Alguns estrangeiros de barriga cheia e sem nada melhor para fazer começam a apontar o dedo para nós. Primeiro, a China não exporta revolução; segundo, não exporta fome e pobreza; e terceiro, não fica de brincadeira com vocês. Então, o que mais há para dizer?

Xi Jinping, presidente da República Popular da China

O que achou da news de hoje? 🕵️

Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Somos o The BRIEF, o briefing diário de inovação, tecnologia e negócios com inteligência e personalidade pra quem precisa estar por dentro de tudo sem perder tempo e o bom humor. Uma criação original do TecMundo.