📰Ctrl z da machine

vacilo, desaprendizado e nota azul

3 de maio, Sexta 

Todo o mundo está sujeito a dar uma bola fora em algum momento da vida corporativa. E hoje, mas em 1978, foi o dia em que Gary Thuerk conseguiu esse feito: com acesso à rede ARPANET, ele disparou um e-mail divulgando seu produto para todas as pessoas inscritas na plataforma. Dessa forma, foram inauguradas as mensagens de spam, ou recados não bem-vindos na sua caixa de entrada.

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

Sei que nada sei 

Queridíssimo na cena tecnológica, o aprendizado de máquina (machine learning) é um método que utiliza quantidades gigantes de dados para identificar padrões e, com base neles, prever resultados.

Mas devido a questões de privacidade (como direito ao esquecimento) é possível que o algoritmo de um modelo pré-treinado tenha que “esquecer” informações sem dar B.O.

📚Em 2007, essa técnica foi apelidada de "desaprendizagem de máquina” (machine unlearning) pelos cientistas estadunidenses Alexander Strehl e Joydeep Ghosh. No caso, ela foi usada para aprimorar a precisão dos classificadores de machine learning e obter resultados mais precisos.

 

A abordagem também traz vantagens financeiras para empresas e laboratórios. Afinal treinar um modelo de IA, como o GPT, pode passar de 4 milhões de bidens. 

Brilho eterno de um sistema sem lembranças

Mesmo quando informações pessoais são liberadas por seus donos, em caso de pesquisa de mercado, por exemplo, é preciso torná-las anônimas a fim de evitar que um sistema faça reconhecimento real.

E como funciona? Ele pode passar por duas fases: 1) uma espécie de amnésia seletiva de um conjunto de dados; 2) o peso atribuído a esse conjunto é diminuído.

Exemplo prático: imagine um modelo de IA que atua como terapeuta virtual e usa respostas de usuários para identificar padrões de comportamento e sugerir ações. Daí um desses pacientes decide parar de usar o serviço e pede que suas informações sejam deletadas.

Sem a desaprendizagem, o desafio seria “pinçá-las” dentro do modelo e garantir que a eliminação não comprometesse o "raciocínio” do modelo analítico.

Melhoria de 0 a 100

A aplicação de machine unlearning também vai além da questão de privacidade: se relaciona a direitos autorais - sobretudo no contexto de IAs generativas.

“Anteriormente, a única maneira de remover conteúdo problemático era descartar tudo, começar de novo, retirar manualmente todos os dados e treinar novamente o modelo”, disse o professor Radu Marculescu, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação na Universidade do Texas, à UT News.

Ele e outros cientistas desenvolveram em março deste ano o primeiro método de desaprendizagem para treinamento e GenAIs de imagem. Dessa forma, tem sido possível bloquear e remover registros violentos ou obras protegidas rapidamente (e sem o caos de perder dados).

O desaprendizado ainda pode se relacionar com o direito ao esquecimento. Explicando melhor, tanto a LGPD quanto o Direito do Consumidor permitem a solicitação de apagamento de dados pessoais em plataformas digitais, caso isso cause dor de cabeça a alguém.

Desaprendiz dos sonhos ☑️

E o que esse método precisa para receber cinco estrelas? Aqui estão alguns tópicos essenciais:

  • privacidade: ferramentas com recursos de anonimização de dados sensíveis; 

  • compatibilidade: métodos que possam ser replicados em outros modelos; 

  • escalabilidade: capacidade de realizar as mesmas funções inclusive em casos de pico de crescimento em base de dados. 

Tudo muito legal, porém a desaprendizagem de máquina ainda é um método emergente nas empresas. Mesmo gigantes, como a Alphabet/Google, lançaram iniciativas nesse sentido só a partir de 2023.

Então muita água deve correr até que a aplicação se torne comum na cena tech - e mais regulações avancem. As dores do crescimento chegam para todos, mas se a galera se adequar direitinho, ela passa. 

Carreira e cultura corp.

100-80-100 🧮

Já temos dados do teste piloto da semana de 4 dias no Brasil, que está rolando em 21 empresas. Coordenado pela 4 Day Week Brazil e Reconnect Happiness at Work, o experimento garante 100% do salário por 80% do tempo de trabalho, mantendo a produtividade integral 

São ganhos significativos, jovens:

  • 82,4% dos profissionais se sentem mais energizados

  • 61,5% observaram melhoria na execução de projetos

  • a criatividade saltou em 58,5%

  • 62,7% relataram redução no estresse.  

A experiência tem sido tão positiva que 26,6% dos funcionários envolvidos não desejam retornar à antiga rotina de 5 dias, mesmo em caso de propostas salariais elevadas.

Já para os demais mortais, o feriado desta semana serviu como degustação do que poderia ser essa realidade…

Economia e finanças

Nota azul 🔝

A Moody's melhorou a perspectiva do rating de crédito do Brasil de "estável" para "positiva", mantendo o nível Ba2. Trata-se da primeira revisão desde 2018, e sinaliza duas coisas: 1) possível elevação futura; 2) reflete a confiança em reformas e estabilidade econômica do país.  

Segundo o Tesouro Nacional, isso pode aproximar o retorno do país ao grau de investimento, indicativo de menor risco de calote na dívida pública. A classificação também influencia diretamente os juros dos títulos públicos e o custo do governo para captar recursos 

A Moody's também apontou o endividamento elevado como um risco, no entanto notou progressos na consolidação fiscal que podem estabilizar a dívida do BR. 

Mercado e negócios

Amazon ⬆️ | Apple ⬇️

Fechando o ciclo de balanços do Q1-2024, chegamos ao final desta semana com resultados da Amazon e da Apple. A empresa fundada por Jeff Bezos se destacou pela aceleração nas vendas (+13% em comparação ao Q1-2023), publicidade e divisão de nuvem AWS.

Já a Maçã (que no caso é Q2), apesar de ter superado de leve as previsões de analistas, exibiu queda de 4% nas vendas gerais e 10% nas vendas de iPhone em relação ao mesmo período de 2023.

O principal motivo é a desaceleração no mercado de smartphones e avanço de concorrentes asiáticas (Samsung e marcas chinesas, como a Huawei).

As receitas ficaram da seguinte forma:

  • Amazon - USD 143,3 bilhões (+12,4% em relação ao Q1-2023) contra USD 142,5 bilhões esperados pelos analistas.

  • Apple - USD 90,75 bilhões (-4,3% em relação ao Q2-2023) contra USD 90,01 bilhões estimados.

As notícias positivas fizeram os papéis da Amazon fecharem em alta de 2,29%; enquanto da Apple subiram 7% no pós-mercado em NY.

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

🚕Eita: a Uber enfrenta um processo judicial em Londres, onde taxistas alegam que a empresa enganou o Transport for London para obter sua licença de operação.  

🔤O LinkedIn lançou três jogos no site: os de palavras Pinpoint e Crossclimb, além do quebra-cabeça de lógica Queens.  

🎶O TikTok e a Universal Music Group firmaram um novo acordo de licenciamento que resolve desavenças sobre pagamentos e uso de IA, trazendo de volta ao app cerca de 4 milhões de músicas.  

🚩Para surpresa de ninguém: uma pesquisa global da Deloitte revelou que 49% das mulheres brasileiras se preocupam com sua segurança no trabalho e 24% relataram ter sofrido assédio de clientes da empresa. 

🎈O Airbnb lançou a experiência “Icons”, categoria que oferece estadias e outros rolês ligados à cultura pop e esportes. Dentre os selecionados estão uma casa com telhado de balão, similar à da animação Up, e uma mansão do X-Men.

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

Intencionalidade no customer centric: soft skill primordial no treinamento de vendas (leitura, 4min, em português)
a intenção está emergindo como tendência no rolê, jovens!

O Copilot falhou em todos os meus testes de code (leitura, 6min, em inglês)
relato de quem colocou a mão na massa e testou as principais IAs do mercado, não só a da MS

15 frases capacitistas que devem ser excluídas do seu vocabulário (leitura, 2min, em português)
nunca é demais aprender

O ‘boring phone’ da parceria Heineken x Bodega x HMD que promete afastar as pessoas do smartphone (vídeo, 1min30, em português
achamos um charme o design transparente

Basta olhar algo com atenção para que se torne interessante.  

Eugeni D’ors

O que você achou da news de hoje

Nos conte o que achou da news para que sempre possamos melhorar nosso conteúdo!

Login or Subscribe to participate in polls.