📰 De volta ao jogo

tablet, comeback e queda

3 de abril, Quarta 

Além de ser uma das empresas mais antigas em atividade na cena tech, a Apple foi protagonista de grandes momentos do mercado de dispositivos móveis. E hoje foi um desses dias: em 2010, a firma lançou a primeira geração do iPad, que se consolidou como top of mind quando se pensa na palavra “tablet”. Aliás, esta redação já contou a fofoca de o dispositivo ter vindo antes do iPhone. 

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

~Comeback~ do Insta

O ano era 2018 e o mundo – incluindo esta newsletter – era apresentado a um tal de TikTok, app trazido ao ocidente após a chinesa ByteDance adquirir o Musical.ly. Corta para 2022, quando ele passou a ser usado como ferramenta de busca para opções de lazer perto de casa. 

Naquela época, a expectativa era de que o TikTok deixaria o Instagram comendo poeira no quesito novos usuários.

🔝🔝Mas o último relatório de audiências divulgado pela Sensor Tower trouxe uma baita surpresa: o app da Meta registrou 767 milhões de downloads, contra 733 milhões do TikTok. 

A diferença parece pequena, mas a empresa de análise de dados trouxe outro número que animou demais o Tio Mark: o número representa crescimento de 20% para o Insta, contra apenas 4% do rival. 

Conjunto da obra 

E como rolou esse plot twist? Enquanto apenas o time de análise de dados do Instagram pode dar a resposta com 100% de certeza, o time do eMarketer fez o palpiteiro e citou três aspectos que influenciam nesse “comeback” — entre aspas porque o Insta nunca deixou de ser famoso: 

  • Reels: o algoritmo do app vem atraindo mais creators de conteúdo original (e não apenas repostando vídeo baixado do TikTok)

  • Threads: o app teve um bom começo em julho (quando foi lançado), deu uma flopada e voltou a bombar em dezembro (quando foi lançado na Europa). Ele ainda não é um sucesso de público e crítica, mas acumula alguns milhões de usuários

  • Recursos sociais: o babado do Instagram acontece nos chats em grupo e mensagens diretas (as famosas DMs), recursos que o TikTok ainda não tem e que, não dá para negar, fazem a diferença na interação de cada dia. 

O ônus da fama 

E por quais motivos o TikTok caiu em downloads? Voltando ao campo das hipóteses, uma das teorias é de que o público que começou usá-lo em seu primórdio está no início da vida adulta e precisa se focar na dupla trabalho e estudos 

Outro motivo vem da consequência direta de ter sido a primeira rede social de uma galera: muitas pessoas começam a perceber o tempo que a plataforma ocupa em sua vida e decidiram desinstalá-lo para fazer outras coisas. 

Mesmo assim, ainda não dá para dizer que uma volta por cima seja impossível. Até porque, em questão de faturamento (o que mais importa) o app chinês ainda dá um banho no aplicativo de Menlo Park. 

Maiores redes sociais do mundo tem Facebook em primeiro lugar, com mais de 3 bi de usuários. Fonte: Statista/reprodução

Ele é rycoooo 

Segundo o Sensor Tower, o TikTok Shop – plataforma de vendas da rede social – gerou mais de USD 1 bilhão em vendas nos EUA. Na mesma época, o Instagram não chegou a USD 145 milhões (!).  

Na China, a ByteDance possui outros apps e vem se focando no desenvolvimento de outras fontes de renda extraídas dessas fontes. Mas nada impede que a firma faça testes dessas funcionalidades na versão global do app.  

De acordo com o Wall Street Journal, no ano passado a ByteDance quis recomprar ações de seus empregados. Para mensurar o preço dos papeis, colocou seu valor de mercado na casa dos USD 223 bilhões. Ou seja, dinheiro para investir em uma retomada da liderança não deve estar faltando. 

Disputando o pódio 

E mesmo que o Instagram tenha mais downloads, o TikTok exibe vantagem em uma métrica muito importante para os negócios: o tempo de tela. Enquanto usuários passam cerca de 95 minutos por dia no app das danças, a plataforma dos Stories fica com 62 minutos. 

Claro que tudo pode mudar. Isso porque o TikTok está na mira do Senado dos EUA, que pode forçar sua venda para uma empresa americana ou, do contrário, bloqueá-lo por lá. Fato que, por si só, já daria uma mexida nos números para 2024. 

Enquanto essa situação não se resolve, fica o conhecimento de que a briga pelo primeiro lugar no coração dos adolescentes e jovens adultos segue firme e forte.

Mobilidade

Onda de azar 🚗

A Tesla reportou queda de 8,5% nas entregas de veículos no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Isso marca seu primeiro declínio anual desde 2020, briefers! 

Foram 433.371 veículos produzidos e 386.810 entregas, número abaixo das expectativas dos analistas, de cerca de 457 mil.

Desafios enfrentados incluíram a concorrência na China, uma recepção mista ao Cybertruck nos EUA e até ataques a navios no Mar Vermelho por milícias Houthis — grupo de militantes xiitas apoiado pelo Irã.  

As ações da Tesla caíram 29% no trimestre, com o preço dos papéis diminuindo cerca de 4,4%. Os resultados detalhados serão discutidos em uma teleconferência em 23 de abril.  

Sustentabilidade e negócios

Dando satisfação 🚩

A Shell está tendo que se explicar na Justiça dos Países Baixos. O motivo?ONGs a acusam de não cumprir uma decisão judicial de 2021, que exigia a redução de suas emissões de gases de efeito estufa em 45% até 2030 

Iniciado por ONGs como Amigos da Terra e Greenpeace, o processo argumenta que a empresa contribui de modo severo com o aquecimento global.

A companhia planeja investir entre USD 10 bilhões e 14 bilhões em soluções de baixo carbono até 2025, mas as ONGs acusam a petroleira de continuar investindo em projetos de petróleo e gás — o que se encaixa em supostos greenwashings 

A audiência, que durará quatro dias, aborda a ação ou inação da Shell frente à urgência climática.  

IA

De quem é essa voz AI? 🗣️

A OpenAI está liberando (a conta-gotas) o Voice Engine, uma nova plataforma que cria vozes sintéticas a partir de um áudio de apenas 15 segundos. 

Desenvolvida desde 2022, a tech pode imitar o tom e a cadência de uma voz, podendo ser usada para leitura assistida e comunicação de pessoas com dificuldades de fala.

Enquanto a startup planeja seu uso principalmente em setores de informação e educação, também reconhece o potencial de mau uso – como em golpes e conteúdo fake. 

Para preveni-lo, a OpenAI garante que está trabalhando em diretrizes específicas, como a proibição de replicar vozes sem permissão e necessidade de avisar sobre o uso de voz sintética. Quais suas apostas? 

Carreira e vida corp.

Conscientizando 🤝

A gente pode até ver com frequência assuntos como autismo e TDAH sendo discutidos em redes sociais, mas no ambiente de trabalho a neurodiversidade ainda é pouco abordada, jovens. 

É o que aponta a pesquisa “Neurodiversidade no mercado de trabalho”, produzida pela consultoria Maya em parceria com a Universidade Corporativa Korú, e apoio da startup Tismoo.me e do Órbi Conecta. 

Realizado com mais de 12 mil estudantes e profissionais ligados à Koru, o estudo indica que 86,4% dessa turma nunca teve qualquer treinamento ou participou de qualquer programa corporativo sobre o assunto.  

Além disso, quase metade dos entrevistados nunca trabalhou diretamente com pessoas neurodivergentes. O levantamento também identificou que a falta de compreensão de colegas e da liderança está entre os principais desafios enfrentados por neurotípicos nesse ambiente (62,9%). 

Discutir a neurodiversidade é importantíssimo ao longo do ano, mas em especial nesta semana: 2 de abril (terça) ficou estabelecido como o Dia Mundial da Conscientização Sobre Autismo. 

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

📱O Telegram lançou recursos para contas corporativas, incluindo exibição de horários de funcionamento, localização no mapa e mensagens pré-definidas — no estilo WhatsApp Business.  

📰 O Yahoo comprou o app de notícias Artifact, criado pelos cofundadores do Instagram, para integrar sua tecnologia de personalização baseada em IA em suas plataformas.  

🎬O LinkedIn está se “tiktokzando”: vai testar vídeos curtos para descobrir formas de conectar usuários com vídeos relevantes. 

🤑A Inner AI, plataforma brazuca de IA para geração de conteúdo, recebeu R$ 12 milhões em investimentos pré-seed, liderados pelo fundo Canary.  

🫠Bafafá: uma ação antitruste dos EUA acusa o Facebook de ter deixado a Netflix acessar mensagens diretas de usuários. A Meta nega o vazamento. 

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

Quanto ganha um CEO? Veja os salários dos c-levels (leitura, 2min, em português) 
para matar a curiosidade de muita gente 
 
Receita de montanha russa: um biscoito de queijo na forma (diversos formatos, no seu tempo, em português) 
a receita que virou hit nas redes sociais, caso você tenha ficado off 

Talvez sua liberdade seja apenas uma prisão (leitura, 8min, em português) 
texto sobre escolhas e disciplina pra lá de reflexivo do Startup da Real 

Percepção do tempo afeta a produtividade e o engajamento no trabalho (leitura, 4min, em português) 
spoiler: cada pessoa funciona de um jeito  

O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância: é a ilusão de conhecimento. 

Daniel J. Boorstin

O que você achou da news de hoje

Nos conte o que achou da news para que sempre possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.