- The BRIEF
- Posts
- 📰 Dinheirões nos balanços
📰 Dinheirões nos balanços
balanços, bads e atletas
1º de agosto, Quinta
Hoje é Dia do Maraca, Dia do Tumaraca, tu-maracatu! Então clica aqui e ouve um bem bom!
Ou ouça a versão em áudio da news 👇
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: Giphy
Capitalismo selvagem
A Microsoft continua sua saga de números absurdos e sorrisos corporativos. No último relatório de ganhos, divulgado no último dia 30 de julho, a gigante de tecnologia revelou um aumento de 15% na receita, chegando a impressionantes USD 64,7 bilhões (cerca de R$ 364 bilhões).
Desse montante, USD 22 bilhões foram de lucro líquido. O destaque ficou para o Microsoft Cloud, que registrou um recorde de USD 36,8 bilhões, 21% a mais que no ano passado. Satya Nadella, o CEO, comentou que a IA impulsionou os ganhos, mas que a demanda ainda supera a oferta.
E se você acha que o Windows e o Xbox ficaram para trás, pense de novo. As receitas subiram 7% e 61%, respectivamente, impulsionadas pela compra da Activision Blizzard. Ah, e ainda devolveram USD 8,4 bilhões aos investidores. No final das contas, a Microsoft continua nadando em dinheiro, com um saldo fiscal de USD 245 bilhões (impressionantes R$ 1,2 trilhão).
A Samsung não ficou atrás
A gigante sul-coreana de eletrônicos surpreendeu Wall Street com seus ganhos do segundo trimestre de 2024. Impulsionada pela forte demanda por seus chips de memória, vitais para a inteligência artificial, a empresa registrou uma receita de quase 74,1 trilhões de won (cerca de USD 54 bilhões), um aumento de 23,42% em relação ao ano anterior.
O lucro operacional deu um salto monumental de 1.458,2%, alcançando USD 7,6 bilhões). O motivo? A alta demanda por seus chips de memória de alta largura de banda (HBM) e outros chips de memória, alimentada pelos investimentos em IA dos provedores de serviços em nuvem - além da crescente demanda empresarial por servidores de IA.
Enquanto isso, a AMD, concorrente norte-americana, também superou as expectativas com uma receita de USD 5,8 bilhões no segundo trimestre de 2024. O crescimento foi impulsionado pelo segmento de data centers, que gerou USD 2,8 bilhões, um aumento de 115%. Com isso, as ações da Samsung subiram 5,4% este ano, enquanto as da AMD cresceram 2,8%.
Bad guys online
Um relatório da empresa de segurança Zimperium revelou que mais de 100 países foram alvo de uma campanha maliciosa que visa infectar smartphones Android para roubar mensagens SMS e senhas de uso único (OTP). E adivinha só? O Brasil está entre os principais alvos, atrás apenas da Índia e Rússia.
Os criminosos utilizam bots no Telegram para distribuir malwares, enganando as vítimas a baixar APKs maliciosos que transformam seus dispositivos em espiões silenciosos. Com isso, mais de 107 mil amostras de malwares foram coletadas, afetando mais de 600 serviços OTP.
As OTPs são senhas temporárias usadas para autenticar logins e proteger contas, mas que quando caem nas mãos dos cibercriminosos são utilizadas para acessar e roubar dados confidenciais. Para evitar cair nessa cilada, siga algumas dicas: baixe apps apenas da Google Play, evite usar SMS como fator de autenticação dupla e desconfie de bots e estranhos no Telegram.
Medalha de ouro em memes
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 estão completando uma semana, e o Brasil está arrasando com 41 atletas ainda no páreo. Além de dar um show nas suas modalidades, nossos heróis também bombam nas redes sociais. Agora é a hora de segui-los e torcer de pertinho!
Nossos coirmãos do TecMundo fizeram um listão com os arrobas de todas essas feras. Se bater aquela dúvida olímpica, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) criou um chatbot tira-dúvidas só para isso. E o Google também entrou na dança com várias ferramentas para você ficar por dentro de tudo.
E se os memes da abertura viralizaram, é sinal de que o Brasil está mesmo em todas as áreas. Então, prepare a pipoca, siga nossos atletas no Instagram e bora torcer!
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
🤖 O chatbot de IA da Meta inicialmente não estava respondendo sobre a tentativa de assassinato de Donald Trump, mas após atualização, às vezes afirmava que o incidente simplesmente não ocorreu.
🏟️ Falando nisso, Elon Musk está acusando o Google de prejudicar deliberadamente a campanha de Trump ao não sugerir seu nome nas buscas - mas a empresa afirmou que o problema foi um bug no autocompletar após o atentado.
♨️ O aquecimento global está mudando a gama de condições climáticas possíveis, incluindo eventos extremos, tornando mais difícil prever e se preparar para condições climáticas severas.
🗣️ O novo modo de voz do ChatGPT (sem a voz de Scarlett Johansson) está disponível para alguns assinantes do ChatGPT Plus por USD 20 mensais.
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
Chips não sao cheaps! (artigo, 6 minutos, em inglês)
startups em busca do dinheiro na Europa
Plural ou diverso? (vídeo, 1 minuto, em português)
as diferenças que fazem toda a diferença
Perdendo coisas? (produto)
um rastreador pode te ajudar
Molusco na pista (artigo, 5 minutos, em inglês)
algo novo está por vir nas Olimpíadas
“O maior bem do homem é uma mente inquieta”
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Já diziam os sábios: informação deve ser compartilhada, assim como esta newsletter e um bom cafezinho.
Pensando nisso, e atendendo a pedidos da nação briefer, lançamos o 🥁🥁… Programa de Recomendação 🎉
☕Como funciona? Basta indicar o The BRIEF para 10 pessoas reais, que deverão se inscrever na news (claro). Feito isso, você ganhará a nossa caneca exclusiva.
“Ah! Mas o que eu digo para convencer a galera?”.
🗣️É só dizer que falamos todos os dias sobre tech-business-comportamento com uma visão analítica e cheia de humor. Tudo isso de graça.
Obs.: enviamos somente para endereços no Brasil e apenas quem fizer a indicação receberá o prêmio.
A contagem da indicação só começa a valer após clicar no botão abaixo. Bora começar?
Somos o The BRIEF, uma newsletter diária e gratuita dedicada à tecnologia, mercado, comportamento e carreira. Estamos aqui desde 2017, ou quando isso tudo era mato, trazendo uma visão analítica e cheia de personalidade à sua caixa de entrada.