- The BRIEF
- Posts
- Dor de cotovelo de Elon Musk
Dor de cotovelo de Elon Musk
E o novo processinho contra a Apple

13 de agosto, quarta-feira
Hoje é o Dia Internacional do Canhoto! Essa data foi criada para celebrar as particularidades de quem tem a mão esquerda como dominante. Canhotos representam cerca de 10% da população mundial e, historicamente, precisaram se adaptar a um mundo feito para destros, desde tesouras até a forma de escrever (mas não é o caso desse cantil Stanley aqui, que serve pra todos!). A lista de canhotos famosos é enorme, incluindo gênios como Leonardo da Vinci, Albert Einstein, e ícones como Paul McCartney e Barack Obama.
⚡ O QUE VOCÊ VAI VER?
Dor de cotovelo de Elon Musk - matéria principal do dia
De olho no TecMundo - matérias direto do nosso grande irmão
Don’t leave, just read - notícias importantes pra ler rapidinho
Trump e o CEO da Intel
Threads alcançando o X
Bilhões de dólares perdidos
China unifica estatais navais
Regulamentação da internet
A redação recomenda - dicas de conteúdos diferentões para consumir
Frase do dia - para refletir, concordar, discordar e compartilhar
Recebeu a news de um amigo? |
MERCADO & TECNOLOGIA
DOR DE COTOVELO DE ELON MUSK

Imagem: Giphy
Por Felipe Vidal
Elon Musk fez de novo, e surpreendendo um total de zero pessoas, quer processar a Apple. Tudo bem, algumas empresas até merecem ser processadas por práticas ilegais, monopólio, formação de cartel, abuso de funcionários, e por aí vai. Porém, o novo motivo de Musk para meter o processinho na Maçã é um barato.
Dessa vez, o bilionário deu as caras no X para reclamar que a App Store, a lojinha de aplicativos da Apple, favorece o ChatGPT da OpenAI. O problema, para Musk, fica ainda pior porque, supostamente, a App Store estaria se recusando a colocar o Grok e o X na seção de destaque do marketplace.
“A Apple está se comportando de uma maneira que torna impossível para qualquer empresa de IA além da OpenAI alcançar o primeiro lugar na App Store, o que é uma violação antitruste inequívoca. Por que você se recusa a colocar o X ou Grok na sua seção “Imperdível” quando X é o aplicativo de notícias n.º 1 do mundo e Grok é o n.º 5 entre todos os aplicativos?”
🫣 É tudo cringe
Como dono da xAI, responsável pelo Grok, dono do X, rosto da Tesla e a da SpaceX, Musk está acostumado a ter tudo em suas mãos. Embora possa haver uma crítica válida na argumentação sobre favorecimentos, o jeito que Elon se expressa nas redes sociais mostra muito mais um comportamento chorão.
Nas respostas a essa publicação, Musk interagiu com alguns de seus seguidores e voltou a questionar por que o ChatGPT estaria em toda lista que a Apple tem decisão editorial. Além disso, o bilionário chamou de “cringe” o fato de o LinkedIn estar listado como um app “indispensável”, e chamou o Facebook de feio após receber uma captura de tela que mostrava os resultados de uma navegação na loja.
De fato, Musk só tem razão ao chamar o LinkedIn de cringe e todos concordamos com isso. Mas a crítica ao Facebook não faz o menor sentido. A imagem mostrava uma propaganda do Facebook ao pesquisar X na App Store, e claro que o Facebook vai aparecer primeiro do que o X, afinal de contas, é uma propaganda paga pela Meta para estar ali.
Sentiu ciúmes?
Um dos motivos que pode ter levado a essa fúria de Musk contra a App Store é o fato da OpenAI e a Apple terem se aproximado. A OpenAI é dona do ChatGPT, e a Apple quer expandir seu Apple Intelligence a todo custo, então aquela troca de carícias e favores dessa parceria deve reverberar também na App Store.
Isso significa que a Apple poderia beneficiar a OpenAI na sua loja de aplicativos? Não é bem assim que as coisas funcionam, já que os marketplaces fazem um ranking dos apps mais importantes, então seria algo realmente antiético. A questão é que não há nenhuma prova de que a Apple favorece o ChatGPT na loja, somente as reclamações de Musk.
Como Elon Musk tem uma profunda mágoa da OpenAI e do CEO Sam Altman, talvez essa seja só mais uma crise de raiva do bilionário frustrado, que embora ganhe muito dinheiro, anda tendo fortes dores de cabeça com o Grok. Inclusive, não há nenhuma informação oficial de que Musk realmente entrou com o processo.
No fim, Musk parece aquele cara que não supera o sucesso da ex e fica jogando indiretas no X até receber alguma atenção.


👀 DE OLHO NO TECMUNDO (o grande irmão)
Galaxy S25 FE vaza – Mas ficha técnica é pouco empolgante
Lava e seca – Como a tecnologia redefine eficiência e cuidados com as roupas
Adultização – Governo e Congresso querem aprovar leis para punir exposição de menores na internet
Windows 10 – Tudo o que você precisa saber sobre o fim do suporte ao SO
“Grandes danos” – Cibercriminosos sequestram 43 GB de dados de prefeitura
Ulf Kristersson – Primeiro-ministro da Suécia é criticado por usar ChatGPT em decisões políticas
🏃♀️ ️ DON'T LEAVE, JUST READ (pra ler rapidinho)
🍊 Retiro o que eu disse!
Após sugerir a renúncia de Lip Bu-Tan, CEO da Intel, por supostas ligações com a China, o presidente dos EUA, Donald Trump, mudou de postura. Depois de uma reunião, Trump deu aquela xavecada no executivo na rede social Truth, indicando uma aproximação que deve ser legal pra Intel e provavelmente vai acalmar tensões internas e externas na empresa.
O encontro também contou com a presença de membros do governo, como o Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick.
🧵 Threads e o X da questão
Com mais de 400 milhões de usuários ativos mensais, o Threads está na cola do X (antigo Twitter) em uso diário de aplicativos. Segundo a Meta, o Threads registrou um aumento de 128% em usuários móveis diários, atingindo 115,1 milhões em junho, enquanto o X teve uma queda de 15% no mesmo período, ficando com 132 milhões.
Nos EUA, a diferença é ainda menor. A plataforma também se destaca por uma comunidade menos “treteira”, com mais comunidades de nicho.
💸 Descendo pelo ralo
Bilhões de dólares foram perdidos em ações de empresas de software devido a preocupações com a concorrência impulsionada pela inteligência artificial. Um dos principais motivos foi a divulgação de um downgrade da Adobe pela Melius Research, citando o potencial da IA como uma ameaça.
Outra razão foi a divulgação de resultados da Monday.com, que decepcionou as projeções de receita para o trimestre atual, gerando preocupações sobre os efeitos da IA no setor.
⛴️ Negócio da China!
A China unificou duas grandes construtoras navais estatais, a China State Shipbuilding (CSSC) e a China Shipbuilding Industry, em um negócio de US$ 16 bilhões, criando a maior construtora naval do mundo.
A fusão, que faz parte de uma estratégia do governo chinês para consolidar empresas estatais em setores estratégicos, tem como objetivo fortalecer a indústria naval do país e impulsionar a competitividade em meio à rivalidade com os Estados Unidos. A nova empresa espera cortar custos e enfrentar ameaças comerciais, como tarifas, impostas pelo governo americano.
🤳🏻 Regulamentação já
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a proposta de regulamentação das mídias sociais no Brasil não é uma forma de censura. Segundo as notícias, ele defende a regulamentação como uma forma de combater a desinformação, crimes cibernéticos e discursos de ódio, além de defender a soberania brasileira sobre as plataformas.
O governo brasileiro pretende enviar um projeto de lei ao Congresso Nacional sobre o tema. A discussão tem gerado debates, com defensores argumentando que é uma forma de proteger a democracia e a sociedade, enquanto críticos expressam preocupação com a liberdade de expressão e possível censura.
✍️ A REDAÇÃO RECOMENDA
Nação dopamina (livro, 256 páginas, em português)
Por que o excesso de prazer está nos deixando infelizes e o que podemos fazer para mudar? Um livro sobre prazer e sofrimento que explica muito da sociedade contemporânea.
Cores e Dicas (jogo de tabuleiro, 30 min, 3 a 10 jogadores)
Um jogo de adivinhação de cores onde um jogador dá dicas de palavras para os outros escolherem a cor correta no tabuleiro. Simples e incrível.
Brasil — Torpor (podcast, 52 min, em português)
Esse episódio do podcast Torpor explica por que (e como) o Brasil escapou da epidemia de opioides prescritos como acontece nos EUA. Uma investigação jornalística de respeito.
Os imperdoáveis (filme, 131 min, legendado)
Um clássico faroeste moderno, dirigido e protagonizado por Clint Eastwood e ganhador do Oscar de melhor filme em 1993.
Não há prazer maior do que ser invejada em grande escala.
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Somos o The BRIEF, o briefing diário de inovação, tecnologia e negócios com inteligência e personalidade pra quem precisa estar por dentro de tudo sem perder tempo e o bom humor. Uma criação original do TecMundo.