- The BRIEF
- Posts
- Estamos numa bolha de IA, diz ex-CEO da Intel
Estamos numa bolha de IA, diz ex-CEO da Intel
Hype gigantesco e super investimentos contribuem para isso, mas ela não deve estourar agora.

15 de outubro, quarta-feira
Hoje é o Dia do Professor no Brasil! É o dia de celebrar aqueles que têm o superpoder de conseguir a atenção de trinta alunos ao mesmo tempo (às vezes é bem difícil) e responder a mesma pergunta vinte vezes com um sorriso. Nessa mesma data em 1827, Dom Pedro I, então imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criava o Ensino Elemental no país. Esse foi o primeiro decreto que citava a descentralização do ensino, o salário dos professores e das matérias básicas que cada aluno deveria cursar.
⚡ O QUE VOCÊ VAI VER?
Estamos numa bolha de IA, diz ex-CEO da Intel - matéria principal do dia
De olho no TecMundo - matérias direto do nosso grande irmão
Don’t leave, just read - notícias importantes pra ler rapidinho
Queda brusca na Xiaomi
A maçã tá colando!
Se cuida, Nvidia!
O bot vai liberar!
A redação recomenda - dicas de conteúdos diferentões para consumir
Frase do dia - para refletir, concordar, discordar e compartilhar
Recebeu a news de um amigo? |
IA & MERCADO
ESTAMOS NUMA BOLHA DE IA, DIZ EX-CEO DA INTEL

Imagem: Giphy
Por Felipe Vidal
A gente já está cansado de dizer que a inteligência artificial é a nova queridinha da indústria global, e enquanto muitos não querem chamar esse fenômeno de febre, outros chamam de bolha. Quem diria que esse investimento adoidado em técnicas e aceleradores de IA poderia gerar mais uma bolha no mercado.
Quem disse é o ex-CEO da Intel, Pat Gelsinger, que iremos amigavelmente chamar de Tio Pat ou Tio Patinhas. Sempre com seu sorriso maroto, Gelsinger não poupou palavras ao chamar o atual momento da era de IA de uma grande bolha, mas disse que isso não deve acabar tão cedo.
A fala do antigo chefão da Intel ocorreu durante uma entrevista para a CNBC, e por mais que seja somente uma opinião pessoal, essa é uma daquelas falas de um cara que entende bem como esse tipo de mercado funcional, afinal de contas ele comandou a Intel e a VMware, especializada em virtualização.
🎉 “Estamos no hype”
Foi exatamente isso que o Tio Patinhas respondeu quando questionado sobre a suposta bolha da IA. “É claro que estamos. Estamos no hype, estamos acelerando e estamos alavancando muito esse sistema”, disse o ex-CEO em uma fala que poucas pessoas têm dito publicamente.
Dizer que a IA é uma bolha também significa que eventualmente essa bolha vai explodir, e isso não é tão bom para os negócios assim. De qualquer forma, Gelsinger também citou o CEO da Nvidia, Jensen Huang, sobre o fato de que muitos negócios ainda estão começando ou vão começar a se beneficiar disso.
Talvez, uma das grandes preocupações recentes tenha relação com um certo ciclo vicioso de algumas empresas. Nvidia, Intel, AMD, OpenAI e Oracle firmaram inúmeros acordos nas últimas semanas onde parece haver um círculo de investimentos. Eu invisto em você, você investe nele, ele investe naquele e aquele investe em mim novamente.
Esse é um movimento orgânico e saudável para o mercado? É difícil saber agora, mas despertou a curiosidade de muitos analistas recentemente. A realidade é que o investimento nesse nicho é algo absurdo, e somente até agosto deste ano as Big Techs já aplicaram mais de R$ 900 bilhões. Isso é mais do que o governo dos EUA inseriu em educação e serviços sociais.
🫧 É bolha ou um calo?
O The BRIEF já explicou a possibilidade de estarmos vivendo uma bolha de IA, mas e as consequências? Para entender os impactos a gente precisa primeiro saber qual é a bolha da inteligência artificial, e como isso é debate entre muita gente, chamar de bolha do hype não seria ruim.
Essa é aquela bolha onde todo mundo investe, todo mundo acha que vai ter retorno, e todo mundo acredita que IA fará coisas milagrosas. O problema é que se isso não se concretizar, muita empresa quebra, pessoas são demitidas e tenha certeza de que o mercado entrará numa crise forte.
Felizmente, na opinião de Pat Gelsinger, a gente deve estar bem longe de ver essa bolha estourar.


👀 DE OLHO NO TECMUNDO (o grande irmão)
Pixnapping – Novo ataque usa falha para espionar celulares Android
Confira como resgatar – Vivo oferece assinatura Perplexity Pro para mais clientes
Superfino – Moto X70 Air ganha data de lançamento e detalhes técnicos
Para se destacar no mercado – OPPO Reno14 e Reno14 F apostam em estilo, IA e bateria
Bateria gigante – Motorola lança (outro) Moto G100 com Snapdragon 7s Gen 2
Igual ao cinema – Instagram terá classificação indicativa para adolescentes
🏃♀️ ️ DON'T LEAVE, JUST READ (pra ler rapidinho)
🚗 Queda brusca na Xiaomi
O preço das ações da Xiaomi despencou 8,7% em Hong Kong após um acidente fatal com seu carro elétrico SU7 na China. O veículo colidiu e pegou fogo, e as maçanetas eletrônicas falharam, prendendo o motorista.
O incidente, que resultou na morte do condutor, reacendeu as preocupações de segurança sobre as maçanetas eletrônicas. Além disso, as autoridades chinesas já estão considerando proibir esse tipo de tecnologia em veículos.
📱 A maçã tá colando!
A Apple está na cola da Samsung nas vendas globais de celulares, colando na liderança do mercado móvel, segundo dados da IDC. Impulsionada pelas pré-vendas do iPhone 17, a Apple alcançou 18,2% de market share, ficando só 0,8% atrás dos 19% da Samsung.
O bom desempenho das duas gigantes do setor mostra que as melhorias em hardware e as opções de financiamento estão animando os consumidores a trocarem de aparelho.
⚔️ Se cuida, Nvidia!
A OpenAI e a Broadcom se uniram em um acordo estratégico para criar chips de IA customizados, com o objetivo claro de reduzir a dependência da Nvidia, a líder do mercado. Enquanto a OpenAI desenha a arquitetura, a Broadcom fica responsável pela fabricação, buscando uma infraestrutura mais independente e eficiente.
A Broadcom ainda aproveitou para lançar um chip de rede, o Thor Ultra, que também compete diretamente com a Nvidia, aquecendo a "guerra da IA" no setor de hardware.
🌶️ O bot vai liberar!
A OpenAI vai liberar o ChatGPT para uso adulto a partir de dezembro, permitindo até conteúdo erótico para usuários que tiverem a idade verificada. A mudança segue o princípio de "tratar adultos como adultos", uma vez que a empresa já implementou ferramentas de controle parental e detecção de idade para proteger adolescentes.
Com a medida, a OpenAI sinaliza que interações mais maduras com o chatbot serão aceitas, marcando uma expansão nos usos permitidos para a plataforma.
✍️ A REDAÇÃO RECOMENDA
Tornar-se pessoa (livro, 489 páginas, em português)
Este livro é um guia essencial não só pra psicólogos, mas pra todos os curiosos que querem entender o complexo processo de como a personalidade humana se desenvolve.
Mais que amigos, friends de formato (newsletter, 10 minutos)
Se o The BRIEF é o café da manhã do mercado, a Criticópolis é o digestivo cultural do fim do dia. Vale o shot.
Nosferatu (filme, 132 minutos, dublado e legendado)
O terror gótico retorna com um filme sobre um vampiro terrível que se apaixona perdidamente por uma jovem atormentada, desencadeando uma obsessão que leva a horrores inimagináveis.
Sotaque carioca: por que se fala chiado no Rio de Janeiro? (vídeo, 8 minutos, em carioquês)
O chiado carioca não é só charme: este vídeo explica a origem histórica e as características que tornam o sotaque do Rio de Janeiro tão único e marcante.
Toda bolha tem dois componentes: uma tendência subjacente que prevalece na realidade e um equívoco relacionado a essa tendência.
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Somos o The BRIEF, o briefing diário de inovação, tecnologia e negócios com inteligência e personalidade pra quem precisa estar por dentro de tudo sem perder tempo e o bom humor. Uma criação original do TecMundo.