📰 Estou voando, Jack!

titanic, testes avançados e registro de marca

1 de março, Sexta 

Hoje, mas em 1998, Titanic foi o primeiro filme a faturar USD 1 bilhão de bilheteria em todo o mundo. Ame ou odeie, a saga de Jack e Rose deixou sua marca na história. E a música-tema também. 

The BRIEFONES 004 no ar!

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

Medicina in vitro 

A área de saúde costuma se destacar na adoção de novas tecnologias. E não é para menos: com os hardwares e softwares certos, ela pode criar inovações capazes de fazer a diferença na vida de milhões de seres humanos. 

A novidade que está ganhando força no setor é a possibilidade de se usar dados sintéticos para otimizar tanto estudos clínicos quanto a prática médica.  

🔬O que são dados sintéticos? Trata-se de modelos de inteligência artificial que usam dados reais para criar uma tonelada de novos conteúdos. E por qual motivo? Como insumo para treinamentos de aprendizagem de máquina. 

Nesse contexto, são bem-vistos para criar informações convincentes de exames e relatórios médicos sem a preocupação de ferir a privacidade de pacientes (pelo menos na teoria). 

Um pouco humano, um pouco sintético 

Todo novo remédio ou tratamento precisa passar por um período de testes com humanos antes de ser aprovado. Além de envolver um dinheirão, essa fase leva anos para ser concluída, afinal é necessária uma janela de tempo para analisar reações ao tratamento. 

Já por meio de dados sintéticos, é possível usar informações coletadas em estudos reais para “treinar” uma nova base, além de criar uma amostra maior de pacientes. Assim, há aprofundamento de pesquisas e são obtidos resultados mais consistentes (e em menos tempo). 

Contudo, esses recursos devem ser explorados, de início, em humanos para diminuir erros do algoritmo. 

Replicar para melhorar (resultados)

E temos case para contar? Temos case. Uma equipe da Universidade Estadual da Pensilvânia, formada por médicos e matemáticos, utilizou dados de estudos clínicos na testagem de dois remédios diferentes para tratar a doença de Alzheimer e melhorar resultados.  

O processo ainda envolveu um modelo computacional, aliado ao carregamento de algoritmo com informações obtidas anteriormente. Após inseri-las no sistema, foi possível criar simulações consistentes, comparando efeitos de cada medicamento no longo prazo.  

Outro benefício do modelo foi a criação de tratamentos personalizados para cada paciente, ao combinar seu histórico de saúde com reações medicamentosas descobertas pelo sistema. 

Releases sobre IA generativa em healthcare aumentaram em 2023. Fonte: Bain & Company/reprodução.

Toda tech tem seu outro lado (negativo) 

O exemplo acima empolga bastante, mas ainda é preciso ter cuidado quando o assunto é aplicação de IA em healthcare. Aqui estão alguns motivos: 

  • falta de diversidade nas amostras - todo modelo cria respostas a partir dos dados apresentados. Diversos estudos apontam, porém, que a representatividade étnica e demográfica é baixíssima em testes clínicos. Como resultado, esse aspecto é reforçado, tornando análises mais enviesadas;

  •  perigo das alucinações - que indica chance de resultados equivocados;

  • segurança da informação - todo modelo precisa de uma base real de informações para replicar seus dados. Portanto, há risco de vazamento. 

Futuro distante e personalizado

O mundo atual ainda precisa resolver questões técnicas, como aperfeiçoar modelos, criar normas e regulações sobre a produção e uso de dados sintéticos na saúde.

💊💊Apesar desses desafios, a combinação promete mudar radicalmente os processos de testagem e avaliação de novos medicamentos. E quais seriam os benefícios? Melhora no tempo de análise, diminuição de custos e criação de tratamentos personalizados para cada paciente 

Mas, Brifão também é pé no chão, e sabemos que vão levar vários anos para que esse match chegue à vida real – embora em outros setores de healthcare a tech já esteja sendo usada.

Robótica

Robilionário 🤖

A Figure, empresa de robótica do Vale do Silício, surpreendeu o mercado ao receber um investimento de USD 675 milhões de Série B, alcançando o valor de USD 2,6 bilhões. Firmas de peso como Microsoft, OpenAI, Nvidia e Jeff Bezos estão entre os investidores. 

A startup, que começou com apenas 80 funcionários, promete usar essa grana para expandir significativamente. A Figure já impressionava desde o aporte inicial de USD 100 milhões do fundador Brett Adcock, com foco em robôs humanoides para uso industrial, que vem crescendo nas indústrias.  

Com um recente acordo com a OpenAI, a firma planeja aprimorar a comunicação entre robôs e humanos, um passo crucial para a autonomia desses sistemas em ambientes complexos como armazéns e fábricas.

Lei e regulação

O que disse, Sr. Altman? ⚖️

A Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA está de olho na OpenAI, empresa agora avaliada em mais de USD 80 bilhões. O motivo? Suas comunicações internas, incluindo as do CEO, Sam Altman, durante aquele bafafá de novembro passado, que envolveu várias trocas de cadeira em poucos dias.

Essa análise busca entender se os investidores foram enganados, uma questão séria no mundo dos negócios. A situação complicou quando a diretoria da OpenAI demitiu Altman, mas uma revolta interna o reconduziu ao cargo.

A SEC, que já ordenou compensações de quase USD 5 bilhões em 2023, muitas vezes encerra investigações sem acusações formais.  

De modo paralelo, a firma de advocacia WilmerHale está finalizando sua própria investigação sobre o caso. Governança e transparência nunca foram tão relevantes quanto agora no universo da IA, briefers! 

IA e RV

Passeio oriental 🤝

Mark Zuckerberg esteve na Coreia do Sul para se encontrar com líderes da LG Electronics e discutir parcerias em dispositivos XR, além de colaborações em IA.  

A viagem, que incluiu também Japão e Índia, teve direito até a encontro com o presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, ressaltando o potencial do país em ajudar a Meta a “transformar visões em realidade”.

Além disso, Zuck explorou parcerias com startups sul-coreanas de IA e XR – mostrando que ele nunca se esqueceu o rolê de metaverso.  

Ao mesmo tempo, a big tech avança no desenvolvimento de IA, com planos de implementar um novo chip personalizado e cerca de 350 mil unidades do processador gráfico Nvidia H100. 

Leis e regulação2

Por falar em Meta... 👨‍⚖️

Esta redação não poderia deixar de contar sobre a proibição da Justiça de São Paulo em relação ao uso do nome “Meta” no Brasil pela companhia de Mark. Pois bem, desde 2021, quando deixou de se chamar Facebook, uma empresa brasileira de tecnologia do Rio Grande do Sul também chamada Meta não teve mais sossego. 

Diversos processos começaram chegar à sua porta por engano, pois eram direcionadas à firma dos EUA. Isso rendeu ida a 49 audiências para tentar explicar que não se tratava do mesmo negócio. 

O resultado? A Meta norte-americana tem 30 dias para mudar de nome em nosso país devido a uma liminar. A decisão foi baseada no fato de que a empresa brasileira tinha feito em 2008 o registro de marca no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). 

Mas não acabou: o não cumprimento pode render multa de R$ 100 mil por dia, de acordo com informações do site Pipeline. 

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

🙇A Uber lançou a função “Adolescentes” no Brasil, oferecendo aos pais controle e segurança nas viagens da moçada de 12 a 17 anos. Nos recursos, estão notificações em tempo real, código exclusivo de viagem, detecção automática de alterações de rota e gravação de áudio. 

🩷 A startup francesa Photoroom, famosa por um gerador de selfies estilo Barbie, arrecadou USD 43 milhões em avaliação de USD 500 milhões, impulsionada pela “mágica dos memes”. 

🎙️ A funcionalidade de áudio ao vivo do Spaces no X agora permite que anfitriões ativem o vídeo durante sessões de bate-papo (por enquanto só no iOS).  

🤐Acionistas da Apple rejeitaram pedido de um relatório de transparência em inteligência artificial, proposto por fundos de índice AFL-CIO, focado na ética do uso da tecnologia. 

🟢🟡A Shein planeja expandir seu marketplace no Brasil, iniciando pelo Rio de Janeiro com meta de 2 mil vendedores até março e 85% das vendas locais até 2026. 

🔮Oráculo musical: Spotify lança recurso que recomenda outras músicas para você de um jeito místico. 

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

Willy Wonka Experience flopa, tem choro de criança e vira caso de polícia na Escócia (leitura, 4min, em português) 
1) pensem em um rolê cômico e surreal também por causa de cartazes ultraproduzidos por IA; 2) já entrou para o hall de memes globais 

140 melhores empresas de TI para se trabalhar no Brasil (leitura, 3min, em português) 
anota aí!

Sinceridade x grosseria: como identificar a linha tênue que as separa (leitura, 6min, em português) 
a premissa é simples: saber respeitar o espaço do outro 

Mega-acervo de pôsteres tipográficos para imprimir (site, no seu tempo, em inglês) 
esta redação amou 

A curiosidade é a coisa mais poderosa que você possui.  

James Cameron

O que você achou da news de hoje

Nos conte o que achou da news para que sempre possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.