No name

E os ataques na Holanda

2 de maio, sexta-feira

Não se esqueçam: daqui 3 dias, na próxima segunda, o Brifão volta a ser diário! Isso mesmo: a partir do dia 5/5, você vai receber todos os dias as principais histórias de tecnologia com aquele jeitinho The BRIEF de ser. E tem mais: o The BRIEFcast, nosso videocast, também chega na segundona com temporada nova. O tema? Tretas e mitos geracionais. Cada ep será uma viagem pelas gerações X, Y, Z e Alpha. Fica ligado!

Aliás, que tal ser um briefer legal e nos ajudar a deixar a news ainda melhor pra você? É só responder esse formulário aqui ao lado. ;)

Imagem: Giphy

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

No Name, o retorno

Enquanto a Europa ainda se recuperava do blackout que escureceu geral no comecinho da semana, outra treta digital entrou em cena: um ataque hacker travou o acesso a mais de 20 sites de cidades na Holanda na manhã de segunda-feira (28). E não foi acidente — o grupo russo No Name assumiu a bronca. O plot twist? O ataque é uma retaliação pela ajuda militar dos Países Baixos à Ucrânia. Guerra física lá, guerra cibernética aqui.

Resumo da treta

🎯 O alvo: Sites oficiais de municípios holandeses, tipo site da prefeitura, serviços ao cidadão e por aí vai.

💻 O ataque: Feito pelo grupo russo No Name, figurinha carimbada no universo dos ciberataques. O método? DDoS (Distributed Denial of Service), que basicamente consiste em lotar os servidores de acessos simultâneos até tudo cair ou travar feio.

🗨️ O motivo? Os Países Baixos já enviaram €6 bilhões à Ucrânia e prometem mais €3,5 bi em 2026. Para isso, cortaram 1,2 bi de Euros de educação e pesquisa. A mensagem deles termina com um recado: “É hora de visitar a Holanda de novo e lembrar como termina a ajuda ao regime de Kiev.” Ou seja: além de hacker, o grupo está tentando emplacar roteiro de thriller geopolítico.

Tá, mas e os danos?

Segundo as autoridades locais, não rolou nada de dados vazados, pois o ataque foi só pra derrubar os sites, sem invasão ou roubo de informações. Também não tem relação com o apagão europeu, embora o timing seja suspeito, os governos garantem que o blecaute em Portugal, Espanha, França e Bélgica é outra história - por enquanto.

“Um ataque DDoS é frustrante, mas não representa uma ameaça direta à nossa infraestrutura digital”, disse o porta-voz da província da Holanda do Norte, Sebastião Quekel, ao NL Times.

Futuro, a gente vê por aqui!

A tensão Rússia vs. Ocidente está muito longe de esfriar e tá respingando cada vez mais no mundo tech. Ciberataques como esse mostram a fragilidade de serviços públicos digitais mesmo em países com infraestrutura robusta. E, como sempre, infraestrutura crítica + internet pode ser uma mistura explosiva.

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

💻Acesso não-autorizado - XP Investimentos toa susto e alerta clientes

O elo mais fraco da cadeia de segurança é o elemento humano

Kevin Mitnick

O que achou da news de hoje? 🕵️

Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Somos o The BRIEF, uma newsletter semanal trazendo o resumão dos principais destaques da seção Mercado do TecMundo. Se quiser ficar ligado em tempo real, é só dar um pulinho no TecMundo e acompanhar tudinho por lá. Estamos aqui desde 2017, ou quando isso tudo era mato, trazendo uma visão analítica e cheia de personalidade à sua caixa de entrada.