- The BRIEF
- Posts
- 📰 Likes? Aqui não
📰 Likes? Aqui não
orgulho, maven e shade
17 de maio, Sexta
Celebramos nesta sexta o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. Data importante para lembrarmos da importância de apoiar iniciativas que permitam a todas as pessoas viver com segurança e dignidade no Brasil e no mundo.
Perdeu a news de ontem? Ouça aqui
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: Giphy
Maven, agora é com você?
Nos últimos três anos, vem rolando algumas tentativas de romper com o padrão de rede social que conhecemos, sobretudo o Instagram. Um exemplo é o BeReal, app que queria tirar o excesso de filtros e ostentação com “fotos de agora”.
Só que, embora esteja na ativa, ele não conseguiu chegar nem perto da rede do Mark — aliás, em 2023 o BeReal exibiu queda de 18% em sua base de usuários na comparação com 2022.
⛔Agora a novidade é um app ianque chamado Maven, disponível para Android e iOS, que promete dar um alívio à mente por não ter likes nem seguidores. A ideia é que as pessoas interajam sem aquela pressão do engajamento e tenham interações no acaso, como base em interesses em comum.
É como se as comunidades do Orkut se juntassem ao Reddit em um feed similar ao do Twitter.
Hater de Insta
O Maven foi criado e cofundado por Kenneth Stanley, pesquisador de IA, que já liderou um time da OpenAI e atuou em pesquisas de machine learning na Uber. Os investimentos na plataforma vieram inclusive de gente conhecida da cena tech: Sam Altman (CEO da OpenAI) e Evan Williams (cofundador do Twitter e do Medium).
“Clickbait, toxicidade, câmaras de eco [sensação de que todo mundo está falando a mesma coisa], marca pessoal – tudo isso é efeito colateral de uma busca incessante por atenção”, diz a mensagem de boas-vindas do app.
Mas como funciona? Para visualizar posts e interagir com outras pessoas, é preciso seguir tags – são inúmeras opções. A plataforma tem design limpo e feed com mais texto e menos imagem.
Lógica que promete gerar valor por meio de conversas e discussões que se organizam em threads quase infinitas.
A moderação por lá ocorre por meio de uma IA que sinaliza conteúdo potencialmente problemático. Os usuários também podem denunciar postagens, além de silenciar tags e outras pessoas.
Interação na tag de Tecnologia do Mauve: Fonte: Camilla Silva.
E quanto ao modelo de negócios? Nada nesse sentido foi definido, porém, a plataforma planeja exibir ads de maneira personalizada ou conforme interesses de cada usuário.
O Mauve pode ser uma boa para quem quer fazer um detox das redes sociais tradicionais – e do bombardeio de estímulos de conteúdo; trocar ideia com outros experts ou profissionais; ou para quem busca respostas rápidas sobre algum tópico a partir de humanos (não bots).
Não sabemos se por conta das tags, mas encontramos somente posts e interações em inglês.
A crise chegou aos matches
A plataforma pega carona em duas tendências: 1) fuga de consumo de conteúdo digital em excesso, como o Joy of Missing Out (JOMO); 2) maior interesse em comunidades.
💔Apps de namoro como Tinder e Bumble estão inclusive sentindo os efeitos dessa mudança comportamental: a nova geração busca contatinhos em grupos ou em dates ao vivo, como falamos no ano passado.
Uma das dificuldades dos users é se conectar com pessoas com mesmos interesses ou estabelecer um papo mais aprofundado.
Só que isso pegou de jeito a Bumble, cujo valuation saiu de USD 13 bi em 2021 (pós-IPO), para USD 1,51 bi em março de 2024.
Para tentar conter os danos, a CEO brazuca Lidiane Jones decidiu apostar em algo similar às comunidades: permitir que as pessoas se conectem com alguém que tenha um hobby ou interesse em comum ao seu – que ficam destacados no topo do perfil.
Perigo de scrollar
Além da questão da busca por identificação, há discussões de experts e autoridades para tornar nossa relação com as redes mais saudável por motivos de saúde mental. Afinal, ficamos em um scrolling sem fim diante do excesso de estímulos que geram dopamina, além de vício, ansiedade e até depressão.
No entanto, apps focados em nutrição digital ou com feeds menos exagerados não têm vingado nem feito grandes efeitos sobre o Insta ou TikTok.
Enquanto isso, as principais plataformas estão na mira das autoridades: no ano passado 40 estados americanos processaram a Meta por supostamente prejudicar a saúde mental de adolescentes.
Já na quarta (15), a Comissão Europeia abriu uma investigação contra a big tech por motivo similar...
🚨Boletim Brifão - Rio Grande do Sul
Os Correios suspenderam, de modo temporário, a coleta de roupas e calçados, que correspondem a 70% das doações. A prioridade agora são: água, alimentos de cesta básica, ração para pets, além de materiais de higiene pessoal e limpeza a seco.
O governo federal lançou um site que reúne todos os esforços e informações relacionadas à calamidade no estado. Há dados de ações, informações atualizadas sobre como doar pelos Correios, serviços emergenciais e mais.
O governo do RS planeja construir “cidades provisórias”, ou estruturas temporárias, em Porto Alegre, Canoas, Guaíba e São Leopoldo. Os locais devem abrigar mais de 70 mil pessoas; igrejas, escolas, universidades e ginásios devem voltar às atividades normais nas próximas semanas.
Um mar de botijões de gás flutuando chamou a atenção na cidade de canoas. Os objetos pertencem à Copa Energia, distribuidora de gás de cozinha, que criou barreiras para impedir que saíssem à deriva.
⛈️O MetSul prevê episódios de chuva para os próximos 7 a 10 dias, em especial na metade do norte gaúcho. O repique não deve ser tão intenso quanto o da última semana. Porém, seguem os riscos de deslizamentos na Serra.
Streaming
A alma do negócio do Tudum
Segundo a Netflix, seu plano com suporte de anúncios atingiu 40 milhões de usuários mensais ativos, crescimento significativo comparado aos quase 5 milhões do ano passado. E mais: 40% das novas assinaturas são para o plano com publicidade.
A empresa também está encerrando a exclusividade com a Microsoft e expandindo parcerias com Google, The Trade Desk e Magnite. Amy Reinhard, chefe de anúncios da Tudum, afirmou que a criação de uma plataforma interna permitirá maior excelência na gestão dos ads.
A companhia também firmou parceria com empresas de medição, como Nielsen e Kantar, para avaliar o alcance e a eficácia das propagandas. A estratégia inclui pesquisas com consumidores para aprimorar a experiência tanto entre usuários quanto marcas.
Mercado e negócios
Acelera enquanto dá
Fabricantes chineses de veículos elétricos, como a BYD, estão acelerando o envio de carros para o Brasil devido ao aumento iminente de tarifas e outras restrições comerciais. Desde março, as empresas têm intensificado o transporte de EVs para cá. O resultado? Elevação da tarifa de importação de 10% para 18% em julho de 2024, que deve chegar a 35% em 2026.
Esse salto marcou o fim da isenção vigente desde 2015. Dessa forma, os custos de envio de contêineres da China para o Brasil aumentaram de cerca de USD 1,5 mil para mais de USD 6 mil desde o final de março.
No primeiro trimestre de 2024, a BYD exportou mais de 97 mil elétricos, dos quais 15,7 mil foram destinados às terras brazucas, representando 16% de suas exportações totais.
Ciência
Cirurgia vegetal da Sony
A Sony está desenvolvendo uma tecnologia robótica para microcirurgias e, para demonstrar, sua capacidade usou nada mais que... Grãos de milho. O sistema inclui um console operado por cirurgião e um robô que realiza procedimentos em nível de vasos sanguíneos e nervos minúsculos.
Também possui articulações de baixa fricção e controle elétrico de baixa latência, que garante movimentos suaves e intuitivos.
Outra inovação é a troca automática de instrumentos, miniaturizados e armazenados próximos aos braços robóticos, que devem agilizar o processo cirúrgico.
Mas calma: a máquina não é autônoma e serve como assistente de cirurgião humano; ainda assim sua incrível precisão admirou a turma do X.
おおお!!!
「Sonyが顕微鏡手術支援ロボットを開発」
・ 手術器具の自動交換と精密操作が可能なマイクロサージャリー支援ロボットを開発
・ 医師の指先の動きを,人の手首のように滑らかに動作する手術器具で縮小して再現
・ 動物の血管(直径約0.6mm)の吻合に成功
innervision.co.jp/products/relea…— 河野 健一 医療AI CEO 脳外科医 | 医療 ✕ AI ✕ MBA|脳血管内手術支援AI (@CeoImed)
9:38 PM • May 12, 2024
Tecnologia móvel
Parabéns não fez mais que a obrigação
A Apple anunciou novos recursos de acessibilidade que chegarão aos seus dispositivos ainda em 2024. Pessoas com deficiência física poderão, por exemplo, controlar o iPhone e iPad apenas com o movimento dos olhos, utilizando a câmera frontal.
Para pessoas com deficiência auditiva, o Music Haptics proporcionará uma experiência sensorial única, reproduzindo toques e vibrações refinadas no Apple Music. Além disso, a Siri será aprimorada para entender expressões personalizadas e falas atípicas, beneficiando quem tem paralisia cerebral ou outras condições.
Outras melhorias incluem controle de voz, filtros de cores e reconhecimento de som no CarPlay, além de novas opções de voz no VoiceOver e suporte a vocabulários complexos.
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
🤫Por falar em comunidades, o WhatsApp está preparando uma funcionalidade de ‘grupos secretos’ dentro do recurso de Comunidades.
🎸É treta: a Samsung lançou uma campanha chamada Uncrush, que alfineta o comercial Crush! de divulgação do novo iPad. O público não curtiu a peça que aparecia ~amassando~ a criatividade e levou a Apple a um pedido de desculpas.
🤖A startup de inteligência artificial Anthropic nomeou o brasileiro Mike Krieger, cofundador do Instagram, como diretor de produto. A missão dele será expandir o alcance do chatbot Claude.
🚀A Blue Origin, firma espacial de Jeff Bezos, retomará seu programa de turismo espacial no domingo (19). O foguete New Shepard vai viajar com uma tripulação de 6 civis, após quase 2 anos de interrupção.
👾Nostalgia no ar: a Bandai anunciou o relançamento do Tamagotchi Connection para comemorar o 20º aniversário do brinquedo. Mas pré-vendas serão abertas apenas nos EUA em seis cores por USD 30 cada.
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
a ia generativa vai acabar com a era do SEO? (leitura, 5min, em inglês)
pegando carona na news de ontem
liderança transformacional x transacional: qual a melhor para o seu time? (leitura, 6min, em inglês)
e como aplicá-las
qual o melhor tecido para sofá para quem tem pet? (leitura, 1min, em português)
e como manter tudo limpo
como a gucci deixou de ser uma marca de high fashion (vídeo, 7min27, em inglês)
chegou ao povão acabou o senso de exclusividade
Entre o pensamento e a expressão existe uma vida inteira.
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |