- The BRIEF
- Posts
- 📰 Hora do café
📰 Hora do café
ethernet, startflop e farpas
22 de maio, Quarta
O ano era 1973 e Robert Metcalfe tinha um trabalho meio complicado: conectar todas as impressoras da Xerox com a ARPANET, o mais perto da rede mundial de computadores que existia na época. Robert não só encontrou uma solução, como desenvolveu um protocolo de conexão muito conhecido: o Ethernet, que surgiu a partir deste simpático rascunho feito pelo profissional.
Perdeu a news de ontem? Ouça aqui
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: giphy
Café aguado e frio
A Starbucks andou bebendo um café bastante aguado de 2023 para cá. Após registrar queda de 4% nas vendas no balanço do primeiro trimestre de 2024, as ações da empresa despencaram mais de 17%.
Nos EUA, a inflação e outros custos afastaram os consumidores, segundo Laxman Narasimhan, CEO da empresa. Mas a coisa é mais complicada do que parece, briefers! Vamos por partes.
Lá na América uma crise se arrastou entre funcionários e boicotes contra a rede, um dos temas da nossa matéria principal de ontem (21).
☕Tudo começou quando o grupo Trabalhadores Unidos da Starbucks (SBWU, na sigla em inglês) fez posts em seu perfil no X em apoio à Palestina em outubro do ano passado.
A empresa não gostou nada da publicação e expressou esse sentimento em uma nota; depois ainda processou o sindicato por uso indevido da marca.
Strike!
A relação entre as dias partes tinha azedado em 2021, quando quase 10 mil trabalhadores votaram pela sindicalização.
O movimento gerou greves em centenas de localidades dos EUA, além de acusações de ameaças e práticas antissindicais contra a Starbucks, que foram parar nos tribunais – um juiz pediu recontratação de sete funcionários que tinham sido demitidos de maneira ilegal, por exemplo.
A situação só foi escalando com a postagem no X. Clientes e investidores do Oriente Médio e parte da Ásia — cuja parte tende a ser pró-Palestina — não curtiram a postura da rede de cafeteria. Isso ainda gerou boicote de consumidores em diversas partes do mundo, incluindo nos EUA.
Variação de valor de mercado da Starbucks. Fonte: Companies Market Cap/reprodução.
“Os acontecimentos no Médio Oriente também tiveram um impacto nos EUA, impulsionados por percepções erradas sobre a nossa posição”, confirmou o CEO em janeiro deste ano na apresentação de resultados do último trimestre de 2023.
Na época, a Starbucks reportou aumento de 5% nas vendas no período, abaixo da expectativa do mercado, de 7,2%.
Corta para fevereiro deste ano, a companhia chamou a turma do SBWU para conversar e fechou um acordo em relação a salários, gorjetas e outros benefícios.
Cafezinho, dona Helena?
Já aqui no Brasil o problema é outro. Representada pela SouthRock, a empresa fechou quase meia centena de unidades após a crise ter estourado em outubro do ano passado, com o pedido de recuperação judicial.
Em janeiro, foi a vez de encerrar seu aplicativo e programa de fidelidade em nosso país. Em entrevista ao Terra, o especialista em direito societário Fernando Canutto citou a dificuldade da empresa de não entender o mercado nacional.
“Lá [nos EUA], as pessoas vão e trabalham naquele local. Aqui é mais para tomar a bebida e conversar. Além disso, os preços praticados aqui são caros, o que dificulta sua penetração no mercado”, explicou.
E, como país que mais produz o grão do seu principal produto e segundo maior consumidor do mundo (atrás dos EUA), a Starbucks enfrenta uma concorrência pesadíssima em solo brazuca. Kopenhagen, Nespresso, Havana e The Coffee são alguns dos nomes quando se trata de cafeterias para classes de maior renda.
Coffee made in China
A tábua de salvação poderia estar na China, onde atua desde 1999. Em setembro do ano passado, a empresa registrou salto de 22% no ano a ano no número de membros de seu programa de fidelidade na região, totalizando 21 milhões de pessoas.
Mas surgiu outro problema: aumento de concorrentes no país asiático — sobretudo a chinesa Luckin Coffee, que cresce em ritmo acelerado, enquanto a Starbucks estagna na região. No ano passado, a cada meia hora uma nova marca de cafeteria foi aberta na terra do Jet Li.
Além da questão com os funcionários, crise econômica, fechamento de lojas no BR e má gestão de crise, rolou uma saturação em relação à marca, que era hit em posts aesthetic do Instagram e Tumblr.
Isso tudo se reflete em seu valor de mercado, que saiu de USD 137, 2 bi em 2021 para USD 87, bi em 2024. Será se café esfriado tem conserto?
🚨Boletim Brifão – Rio Grande do Sul
A Google, TikTok, Meta, Kwai e LinkedIn fecharam um acordo com a Advocacia Geral da União (AGU) para combater fake news relacionadas às tragédias no RS.
O Ministério da Justiça prorrogou a permanência da Força Nacional no estado para até 16 de junho; a ideia é auxiliar em policiamento e resgates.
Apesar da baixa das águas em algumas regiões, 654,1 mil gaúchos ainda estão fora de casa; enquanto 581,6 mil estão desalojados e 72, 5 mil estão em abrigos. O número de óbitos decorrente da calamidade subiu para 161.
Um estudo do Observatório das Metrópoles comprovou o que muitos de nós suspeitávamos: áreas mais pobres foram as mais atingidas pelas águas.
👉 Como fazer doações de suprimentos via Correios.
Cibersegurança
Farpas entre big techs
Treta: a Google lançou um white paper acusando a Microsoft de falhas graves na segurança dos dados dos usuários. O documento se apoia em um relatório do Cyber Safety Review Board (CSRB), publicado pelo governo dos EUA, que criticou a gestão da Microsoft durante a invasão ao Exchange Online, em junho de 2023.
O CSRB destacou que essa big tech não sabia como hackers chineses do grupo Storm-0558 acessaram seus sistemas.
Um detalhe alarmante foi a descoberta de que uma chave de segurança ainda estava em uso sete anos depois de sua criação em 2016 (!). O relatório também elogiou a política de gerenciamento de chaves do Google, o que foi enfatizado no white paper (claro!).
A conclusão da empresa de Mountain View é contundente: “A Microsoft é incapaz de manter os seus sistemas seguros e, portanto, de manter os dados dos consumidores seguros”.
Redes sociais
Essa mensagem vai se destruir
A Meta está copiando concorrentes de novo testando uma nova funcionalidade para o Instagram chamada “Peek” — livremente inspirada no BeReal e Snapchat. A ideia é permitir que os usuários postem fotos autênticas que só podem ser vistas uma vez.
Enquanto o Snapchat popularizou o conteúdo efêmero, o BeReal incentivou o compartilhamento de conteúdo autêntico e sem edições. A Meta confirmou ao TechCrunch que a funcionalidade é um protótipo interno e ainda não está em testes externos.
Caso vingue, o Peek funcionaria como uma versão mais imediata dos Stories, que duram 24 horas. As fotos devem ser tiradas na hora, sem possibilidade de upload da galeria, edição ou filtro.
Mercado e negócios
O valor da diversidade
Um estudo do Boston Consulting Group (BCG) e da Cambridge Associates revelou que firmas de private equity e venture capital com equipes mais diversas crescem mais rápido e acessam negócios exclusivos.
Analisando 84 mil empresas norte-americanas, a pesquisa destacou que essa não é apenas questão de cumprir tabela, mas um fator estrutural que impacta diretamente nos resultados financeiros. Empresas com mais de 50% de líderes diversos apresentam avanço acelerado e retornos competitivos.
Além de raça e gênero, aspectos como orientação sexual e background socioeconômico contribuem para esses resultados positivos.
A diversidade amplia o networking, permitindo acesso a negócios variados e únicos: aproximadamente 30% das transações feitas por empresas diversas são exclusivas.
IA
O gerente ficou maluco!
A guerra de preços no setor de computação em nuvem da China esquentou! Alibaba e Baidu anunciaram cortes drásticos nos preços de seus modelos de linguagem ampla (LLMs), utilizados em produtos de inteligência artificial generativa.
O Alibaba reduziu os preços de seus modelos Tongyi Qwen em até 97%. O modelo Qwen-Long, por exemplo, agora custa apenas 0,0005 iuanes por 1.000 tokens, em comparação aos 0,02 iuanes anteriores.
Horas depois, a Baidu seguiu o movimento, tornando gratuitos seus modelos Ernie Speed e Ernie Lite para todos os usuários corporativos. Essa guerra de preços não é novidade: nos últimos meses, Alibaba e Tencent já haviam reduzido os valores dos serviços.
A Bytedance, dona do TikTok, também entrou na disputa, anunciando um corte de 99,3% no preço de seu modelo Doubao para usuários corporativos. Quer pagar quanto?
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
🤑Ainda em IA: o lançamento do modelo GPT-4o gerou recorde na receita da OpenAI em dispositivos móveis.
💡IA2: a Adobe lançou o Generative Remove no Lightroom, facilitando a edição de fotos com IA em dispositivos móveis, web e desktop.
🔒IA3: empresas líderes do segmento, incluindo Amazon, Google, Meta, Microsoft, OpenAI, xAI e Zhipu AI, assumiram novos compromissos voluntários de segurança.
⚖️IA4: a Lei de IA da União Europeia vai entrar em vigor no próximo mês, após aprovação real-oficial dos países da União Europeia, que rolou na terça.
📱E agora, para algo completamente diferente: a HMD Global planeja reviver a icônica linha Lumia, da Nokia, com uma versão modernizada rodando Android.
📕Cultura nacional: Memórias Póstumas de Brás Cubas se tornou um dos livros mais vendidos na Amazon dos EUA depois de hitar no TikTok.
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
brand growth: como a turma de marketing pode influencer a receita das empresas (report, no seu tempo, em inglês)
material que reúne uma década de dados e expertise
médico afirma que mulher presa por stalking o perseguia (vídeo, 9min30, em português)
história que parece até ficção de tão absurda; a mulher ainda ganhou seguidores nas redes
construindo uma cultura orientada a data-driven (leitura, 9min, em inglês)
e 3 erros a serem evitados
como funciona a memória (leitura, 5min, em inglês)
e por que, às vezes, é bom esquecer algumas coisas e como se lembrar melhor de outras
Quando você tem defeitos, não tenha medo de abandoná-los .
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |