- The BRIEF
- Posts
- IA consciente é um absurdo
IA consciente é um absurdo
CEO da IA da Microsoft discorda de teorias sobre consciência em robôs.

4 de novembro, terça-feira
Há exatamente 103 anos, o arqueólogo Howard Carter fez a descoberta do século: a entrada da tumba de Tutancâmon! Este achado foi tão importante porque, pela primeira vez, tivemos contato com os artefatos intocados do Antigo Egito. Foi inevitável que a descoberta virasse uma febre e influenciasse até a cultura pop do século 20 e 21, além, é claro, de esclarecer coisas muito importantes sobre a história antiga da humanidade!
⚡ O QUE VOCÊ VAI VER?
IA consciente é um absurdo - matéria principal do dia
De olho no TecMundo - matérias direto do nosso grande irmão
Don’t leave, just read - notícias importantes pra ler rapidinho
OpenAI e Amazon fecham acordo bilionário na nuvem
Nvidia vai construir “fábrica de IA” com Samsung
PMEs usam IA como arma para bater gigantes
Trump diz que o chip mais potente da Nvidia é só dos EUA
Presidente da Coreia brinca sobre espionagem da Xiaomi
A redação recomenda - dicas de conteúdos diferentões para consumir
Frase do dia - para refletir, concordar, discordar e compartilhar
Recebeu a news de um amigo? |
IA & MERCADO
IA CONSCIENTE É UM ABSURDO

Imagem: Giphy
Por Felipe Vidal
Embora já tenhamos atingido um nível de maturidade bem alto com a inteligência artificial em poucos anos, sempre tem alguém querendo mais. Não é incomum ler por aí que tem um grupo de cientistas buscando melhorias para essa tecnologia, e até mesmo pesquisas sobre uma possível consciência nas IAs. Mas uma pessoa discorda disso.
Esse cara é Mustafa Suleyman, CEO da Microsoft AI e cofundador da DeepMind. Para ele, essa coisa de inteligências artificiais com consciência são uma grande besteira, e a comunidade científica deveria parar de procurar por isso, principalmente porque IA nenhuma consegue sentir dor ou ter sentimentos.
🤔 O que é, o que é: só ser vivo tem, e a IA não?
Suleyman tem uma ideia clara em mente: consciência é apenas algo para seres biológicos. Embora as discussões sobre isso sejam amplas e abordem campos diversos sobre biologia e filosofia, as palavras dele têm alguns pontos que a gente deveria prestar atenção antes de sair por aí procurando consciência em robôs.
As falas de Suleyman aconteceram durante uma apresentação na AfroTech Conference, sediada nos Estados Unidos. Lá, o executivo alertou que é um absurdo imaginar ou continuar pesquisas para afirmar que IAs possuem algum tipo de consciência, em uma cena típica de filmes de ficção.
Um dos pontos que mais chama a atenção em sua fala, é quando diz que a experiência física de dor nos causa tristeza, mas IAs não conseguem sentir dores. O que pode acontecer é que essas tecnologias acreditem ser capazes de sentirem dor, e para isso criam toda uma narrativa falsa para demonstrar que essa dor é real.
A parte mais engraçada disso é que Mustafa Suleyman parece bem incomodado com a comunidade científica que vai atrás disso. “Elas [as IAs] não são conscientes... Portanto, seria absurdo realizar pesquisas que investiguem essa questão, porque elas não são e não podem ser”, comentou o executivo do Google.
🧠 Consciência demais faz mal
Mesmo com a negativa de Suleyman, a comunidade científica nem sempre chega a um consenso sobre o que é a consciência humana. Se partirmos do ponto de vista que a consciência é um conjunto de experiências que nos molda, então as IAs não podem ter consciência, afinal de contas elas apenas operam com experiências inicialmente criadas por humanos.
Boa parte das pessoas que acreditam que pode haver uma consciência em IA também podem ter aquele receio de destruição que Hollywood nos ensina. Seja em Exterminador do Futuro ou o Ultron, tecnologias que ganham consciência acabam prejudicando e muito a humanidade.
Claro, esse papo é somente uma invenção puramente pensada no entretenimento, mas o que será que aconteceria se, da noite para o dia, um robô começasse a pensar por conta própria?
É melhor continuar dando bom dia e obrigado para o ChatGPT. Vai que…


👀 DE OLHO NO TECMUNDO (o grande irmão)
Redmagic 11 Pro – 1º celular com resfriamento líquido chegará ao Brasil
Segurança digital em viagens – O que ninguém te conta sobre segurança digital de seus dispositivos móveis
Vai mudar! – Modo IA não vai matar o Google Ads, mas deve “transformá-lo”
Novo modelo da Samsung – Galaxy Book 6 com chips Intel Panther Lake vaza em site de testes
Diferentões – iPhone 18 Pro e 18 Pro Max podem ganhar 3 cores novas
Gratuitos temporariamente – App Store oferece 3 apps grátis para baixar no iPhone; confira
🏃♀️ ️ DON'T LEAVE, JUST READ (pra ler rapidinho)
☁️ OpenAI e Amazon fecham acordo bilionário na nuvem
A OpenAI, criadora do ChatGPT, fechou um contrato de US$ 38 bilhões com a Amazon Web Services (AWS) para ter acesso a centenas de milhares de GPUs Nvidia e à infraestrutura de nuvem da Amazon. O acordo, com validade de sete anos, permite que a OpenAI expanda rapidamente sua capacidade computacional para treinar seus modelos de IA.
O movimento marca o fim da exclusividade da Microsoft como parceira principal e demonstra a intenção da OpenAI, agora uma empresa com fins lucrativos, de operar com independência no acirrado mercado de cloud computing. Leia mais.
🤝 Nvidia vai construir “fábrica de IA” com Samsung
A Nvidia fechou um mega-acordo para fornecer 260 mil chips avançados para a Coreia do Sul, fortalecendo a infraestrutura de Inteligência Artificial do país. Como parte da parceria, a Nvidia e a Samsung construirão juntas uma "fábrica de IA" de última geração.
A Samsung usará cerca de 50 mil GPUs da fornecedora para produzir componentes que servirão de base para seus novos dispositivos, acelerando o desenvolvimento de hardware e softwares de IA no país. Leia mais.
🚀 PMEs usam IA como arma para bater gigantes
Uma pesquisa global da ASUS revelou que as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) estão usando a Inteligência Artificial como arma secreta para competir com grandes corporações. O estudo aponta que 64% dessas empresas já se consideram prontas para a IA, buscando principalmente aumentar a produtividade (68%) e melhorar a análise de dados (64%).
Para competir, as PMEs precisam investir em AI PCs (computadores com IA local) e em cibersegurança, já que a tecnologia é vista por 46% delas como crucial para igualar o jogo com as empresas maiores. Leia mais.
💪🏼 Trump diz que o chip mais potente da Nvidia é só dos EUA
O Presidente Donald Trump declarou que os chips de Inteligência Artificial mais avançados da Nvidia serão restritos apenas aos Estados Unidos. A decisão visa preservar a segurança nacional e freia os planos do CEO Jensen Huang de retomar a negociação de modelos premium, como o Blackwell, com o mercado da China, que já vinha tentando comprar chips menos potentes.
A medida, que prioriza empresas americanas, pode afetar parcerias internacionais da Nvidia, como o recente acordo de fornecimento com a Samsung e a Coreia do Sul. Leia mais.
📱 Presidente da Coreia brinca sobre espionagem da Xiaomi
Durante um encontro com o Presidente da China, Xi Jinping, o líder sul-coreano Lee Jae Myung recebeu dois celulares Xiaomi 15 Ultra de presente e fez uma piada: ele questionou a segurança dos aparelhos, insinuando a possibilidade de ferramentas de espionagem. Xi Jinping reagiu rindo e o desafiou a procurar por um "backdoor" nos telefones.
A brincadeira faz referência às tensões de cibersegurança e às acusações dos Estados Unidos contra a tecnologia chinesa. A escolha da Xiaomi para o presente foi estratégica, já que o modelo usa componentes da própria Coreia do Sul. Leia mais.
✍️ A REDAÇÃO RECOMENDA
Sociedade do cansaço (livro, 136 páginas, em português)
O filósofo Byung-Chul Han detona a sociedade do "eu consigo", mostrando que a cobrança por resultados é uma violência neuronal moderna que causa burnout e depressão.
Ford v Ferrari (filme, 154 min, dublado e legendado)
Dois gênios automotivos, Carroll Shelby (Matt Damon) e Ken Miles (Christian Bale), se unem para criar um carro de corrida épico e desafiar a imbatível Ferrari nas 24 Horas de Le Mans de 1966.
Your Big Idea Is Worth Protecting (artigo, 2 minutos, em inglês)
Obter uma patente é vital para proteger sua invenção legalmente contra cópias. Ela garante direitos exclusivos, aumenta a credibilidade com investidores e permite gerar receita por licenciamento.
Cada parte do mundo 2000 anos atrás (vídeo, 17 minutos, em português)
Se você acha que o mundo girava só em torno de Jesus na Roma Antiga, este vídeo te leva em um tour insano para descobrir o que estava rolando na mesma época na China, no Japão, e nas Américas!
Com a crescente presença da inteligência artificial no mundo, a inteligência emocional precisa cada vez mais ser incorporada à liderança.
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Somos o The BRIEF, o briefing diário de inovação, tecnologia e negócios com inteligência e personalidade pra quem precisa estar por dentro de tudo sem perder tempo e o bom humor. Uma criação original do TecMundo.