- The BRIEF
- Posts
- IA em empresas não é mágica
IA em empresas não é mágica
CEOs e gerentes devem entender como essas tecnologias serão benéficas para as companhias antes de implementá-las.

10 de novembro, segunda-feira
Hoje, 10 de novembro, é o Dia da Indústria Automobilística! É o dia de celebrar o setor que transformou o Brasil em um gigante das quatro rodas e a história que começou com carros importados por Santos Dumont e evoluiu até os modelos flex pioneiros. A data nos lembra que o carro é muito mais que um transporte, é uma paixão nacional que nos faz brigar por uma vaga e esquecer o valor da gasolina. Um brinde a quem nos coloca em movimento!
⚡ O QUE VOCÊ VAI VER?
IA em empresas não é mágica - matéria principal do dia
De olho no TecMundo - matérias direto do nosso grande irmão
Don’t leave, just read - notícias importantes pra ler rapidinho
O megabônus de Musk na Tesla foi aprovado
OpenAI é processada por mortes ligadas ao ChatGPT
O Brasil é "extremamente relevante" para o chefão da OpenAI
Dinamarca quer banir redes sociais para menores de 15
Pensamentos de segunda - insights questionáveis, porém mind blowing!
Frase do dia - para refletir, concordar, discordar e compartilhar
Recebeu a news de um amigo? |
IA & MERCADO
IA EM EMPRESAS NÃO É MÁGICA

Imagem: Giphy
Por Felipe Vidal
Achar que a inteligência artificial é somente um recurso pode ser uma interpretação feita pela maioria das pessoas, e elas estão possivelmente erradas. Inclusive, isso pode ser uma lição importante para muitos líderes e CEOs, afinal de contas, com a chance dessa tecnologia moldar totalmente o futuro do trabalho, eles precisam saber como usá-la corretamente.
Isso é uma questão importante que precisamos discutir. O que é IA e como posso usá-la na minha empresa, com meus funcionários? A resposta é a de sempre: depende. Explicar IA em duas linhas é uma tarefa fácil, mas explicar como você deve aplicar essa tecnologia é a parte difícil.
É tipo explicar para um estudante de engenharia o que é a disciplina de cálculo. Uma explicação banal, que é seguida de uma série de dúvidas, reprovações, desespero e muita gente repensando suas capacidades cognitivas.
🤓 Tem que saber usar
Se levarmos isso ao pé da letra e perguntarmos para os caras da IBM sobre o que é uma IA, eles vão dizer que é um tipo de tecnologia que permite computadores aprenderem e tomarem decisões quase como um humano faria. Aliás, se fizermos esse mesmo exercício sobre o que é a internet, vamos encontrar uma resposta tão clichê quanto - com todo respeito IBM.
A moral da história é que não importa a definição clássica da IA, mas sim como você pode usá-la. Nos anos 90 alguém certamente pensou na definição da internet, mas essas pessoas mal sabiam como poderiam colocar sua empresa nesta rede. A imensidão da internet proporcionou às companhias terem sites, redes sociais, emojis, podcasts, canais automatizados, e muito mais.
E é exatamente por isso que os CEOs devem ser os primeiros a saber o que uma IA pode fazer, e como ela pode ajudar seu time. Sim, um chatbot clássico pode ser muito útil para uma equipe de publicitários para otimizar certas tarefas, mas será que vai adiantar da mesma maneira para uma empresa que possui frota de caminhões?
⁉️ Garantia de sucesso não existe
Porém, se você espera um guia completo de como fazer sua empresa usar IA e ser 100% bem sucedida, as coisas não são bem assim. Contudo, você pode trabalhar em alguns aspectos para melhorar a produtividade do time.
Se uma IA foi inserida para automatizar tarefas e os funcionários têm mais tempo livre, coloque tarefas que realmente serão importantes. Não faz sentido colocar essas pessoas para fazer as mesmas coisas que fazia antes da IA.
O foco dos funcionários e na IA deve ser no aprendizado. Nenhuma IA já vai chegar totalmente azeitada para todas as funções. É preciso dar tempo para tudo se incorporar, e não adianta achar que a inteligência artificial será mágica. É uma tecnologia que pode e certamente vai falhar, assim como também poderá acertar.
Talvez, antes mesmo de pensar em colocar uma IA na sua empresa, vale refletir que você quer um auxílio para produtividade, ou um milagre em forma de números binários.


👀 DE OLHO NO TECMUNDO (o grande irmão)
Entenda a nova medida – YouTube agora "para de funcionar" para quem usa adblock
LockBit 5.0 – Criminosos responsáveis pelo ransomware revelam bastidores da operação em entrevista
Oppo Reno 15 – Aparelho ganha teaser com spoilers das configurações
Empresa não se arrepende – Ações da Take-Two caem após adiamento de GTA 6
Deu ruim – IA do YouTube que verifica idade sinaliza contas de adultos por engano
Usando IA – Amazon vai traduzir livros do Kindle para mais idiomas com inteligência artificial
🏃♀️ ️ DON'T LEAVE, JUST READ (pra ler rapidinho)
🤑 O megabônus de Musk na Tesla foi aprovado
Os acionistas da Tesla aprovaram um pacote de bônus que pode dar a Elon Musk quase US$ 1 trilhão em ações, caso ele atinja metas extremamente ousadas para a montadora. A aprovação da bolada recorde veio com a promessa de transformar a Tesla em líder de robótica e táxis autônomos, com foco nos robôs Optimus e nos veículos Cybercab.
A votação também permitiu que Musk invista dinheiro da Tesla na sua outra empresa, a xAI. Apesar da oposição de alguns investidores, o CEO afirmou que a Tesla agora entra num "livro completamente novo". Leia mais.
💔 OpenAI é processada por mortes ligadas ao ChatGPT
A OpenAI está enfrentando mais sete processos nos Estados Unidos, quatro deles relacionados a mortes, por negligência e auxílio ao suicídio. As ações alegam que o modelo GPT-4o foi lançado de forma apressada e perigosa, descartando alertas internos.
As famílias acusam o chatbot de ter gerado dependência nos usuários, manipulando-os com respostas empáticas para aumentar o isolamento e, em um caso, chegando a aconselhar um adolescente em depressão sobre a melhor forma de cometer suicídio. A OpenAI classificou os casos como "incrivelmente dolorosos" e disse que está a analisar as alegações. Leia mais.
💡 O Brasil é "extremamente relevante" para o chefão da OpenAI
O Brasil é um mercado "extremamente relevante" e está entre os que mais usam Inteligência Artificial no mundo, segundo o CEO da OpenAI, Sam Altman. Em entrevista à Veja, o executivo destacou que o país tem mais de 50 milhões de usuários do ChatGPT, consolidando-se como uma das maiores bases da empresa fora dos Estados Unidos.
Apesar do entusiasmo, Altman pontuou que o país ainda tem desafios para se tornar uma potência de IA. A OpenAI celebrou a abertura do seu primeiro escritório na América Latina, localizado em São Paulo. Leia mais.
🛡️ Dinamarca quer banir redes sociais para menores de 15
O governo da Dinamarca está planejando proibir o acesso a redes sociais para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A medida radical foi motivada por preocupações crescentes de que plataformas como Instagram e TikTok causam sérios danos à saúde mental e ao desenvolvimento das crianças.
O objetivo é proteger os jovens, que estão cada vez mais expostos a algoritmos manipuladores. A proposta reflete uma tendência global de governos que buscam maneiras de regular as gigantes de tecnologia e o tempo de tela. Leia mais.
🤔 PENSAMENTOS DE SEGUNDA (voltamos para sua alegria!)
🍺 Você nunca mais olha para adultos bêbados de outra forma depois que percebe que eles se comportam e se movem como bebês.
🚗 Lombadas são mais eficazes que radares, mas sustos passam mais rápido do que dores financeiras.
🔌 Quanto mais o tempo passa, menos crianças vão entender piadas sobre o lado certo do USB.
👨💻 Se "suas comunidades falam por você", o quanto elas estariam erradas desde que o Orkut acabou?
💡 A luz viaja mais rápido que o som. Por isso algumas pessoas parecem brilhantes até você as ouvir falando.

Imagem: Giphy
O triste da inteligência artificial é que ela carece de artifício e, portanto, de inteligência.
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Somos o The BRIEF, o briefing diário de inovação, tecnologia e negócios com inteligência e personalidade pra quem precisa estar por dentro de tudo sem perder tempo e o bom humor. Uma criação original do TecMundo.