Mario de tapa-olho

nintendo, hackers e americanas

3 de julho, Quarta

Você não vai acreditar, mas hoje é o Dia dos Incrédulos! Mas agora que você está vendo, talvez acredite — porque esse também é o Dia de Tomé, o Apóstolo.

Ou ouça a versão em áudio da news 👇

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Lorem Ipsum Dolor

Yo ho ho, e uma garrafa de ROM

Maior inimiga do Jack Sparrow, a Nintendo está mais uma vez em ação contra a pirataria. Desta vez, a gigante japonesa entrou com novos processos em um tribunal federal de Washington, EUA. O primeiro processo mira Ryan Daly, do Modded Hardware, que continuou vendendo Switches modificados, mesmo após receber um pedido da Nintendo para cessar a atividade.

Enquanto isso, James "Archbox" Williams enfrenta o segundo processo. Conhecido por promover a pirataria, Williams é acusado de ser a mente por trás de várias lojas piratas e não esconde seu desprezo pelas regras da Nintendo, gabando-se publicamente de sua conduta ilegal.

Essa não é a primeira vez que a Nintendo enfrenta piratas. Em maio, processaram a Tropic Haze, criadora do emulador Yuzu, que facilitou a pirataria de “Zelda: Tears of the Kingdom” antes do lançamento oficial. 

Portas abertas

Novas vulnerabilidades no gerenciador CocoaPods, descobertas pela EVA Information Security, colocaram um ponto de interrogação gigante sobre a segurança de aplicativos utilizados por big techs como Apple, Microsoft e Meta. 

As falhas, três no total, foram desenterradas no dia 1º de julho e permitem que cibercriminosos ganhem privilégios de acesso no gerenciador de dependências iOS. Empresas como Amazon, TikTok e LinkedIn também estão na lista dos afetados. Segundo os pesquisadores, cerca de 70% a 80% das bibliotecas e pacotes open-source revisados contêm falhas. 

No caso, estamos falando de 100 mil bibliotecas em mais de 3 milhões de aplicativos móveis. As empresas já corrigiram as falhas, mas o recado está dado: quem usa CocoaPods deve revisar suas dependências com urgência. 

IA aqui, não!

A Meta, dona do Facebook e Instagram, levou um puxão de orelha da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). A empresa não pode usar dados de brasileiros para treinar suas IAs, conforme anúncio feito ontem (2) pelo órgão. 

A nova política de privacidade da Meta, em vigor desde junho, é considerada irregular pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A ANPD destacou os "riscos de dano grave e de difícil reparação aos usuários". A Meta faltou com transparência ao explicar como trataria os dados e dificultando o processo para usuários proibirem o uso de suas informações.

Um ponto crítico? A possível coleta de dados de crianças e adolescentes no Facebook e Instagram. A empresa pode ser multada em R$ 50 mil por dia se não cumprir a ordem. Em resposta, a Meta alega que cumpre as leis de privacidade e que outros players do mercado também usam dados públicos para treinar IAs.  

Só Americanas

Em meio à maior crise de sua história, a Americanas decidiu jogar todas as fichas em um único nome. A partir de hoje, Shoptime e Submarino, duas gigantes do e-commerce, serão unificadas sob a marca Americanas

A Shoptime, pioneira em vendas pela TV na América Latina, fazia parte do grupo desde 2005. Já a Submarino, fundada em 1999, havia se fundido com a Americanas em 2006.

A unificação, uma resposta ao rombo contábil bilionário revelado no ano passado, foi parcialmente comunicada às equipes em maio, que agora estão no processo de "desligar" as marcas Shoptime e Submarino e migrar tudo para a plataforma da Americanas.

Em nota, a Americanas afirmou que a integração visa fortalecer o digital da companhia, alinhando-se com a nova estratégia de negócios para uma operação mais ágil, rentável e eficiente.

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

🚙 A montadora chinesa GAC investirá USD 1 bilhão no Brasil nos próximos cinco anos para expandir sua presença com fábricas, centros de P&D e depósitos.

🎨 O CEO da Figma, Dylan Field, anunciou que a empresa desativará temporariamente a função de IA "Make Design" após acusações de que a ferramenta estava copiando o design do app Weather da Apple.

🦜 Falando nisso, a Perplexity AI vem enfrentando acusações de práticas antiéticas, incluindo plágio e scraping ilícito de sites, embora afirme estar em conformidade com as leis de uso justo e direitos autorais.

🐈 A Roblox e a BBC se uniram para um jogo relacionado às eleições no Reino Unido, no qual jogadores podem encontrar urnas e adotar Larry, o gato do Primeiro-Ministro do Reino Unido.

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

Ser agressivo é ser violento? (site, 4 minutos, em português)
às vezes é interessante repensar as análises

Por que as mulheres trabalham tanto? (site, no seu tempo, em português)
relatos sobre a luta pela equidade

50 fotos de cachorros resgatados (site, no seu tempo, em inglês)
os antes e depois para marejar seus olhos

Carros elétricos e temperaturas extremas (site, 3 minutos, em inglês)
calor e frio atrapalham a autonomia

Quem possui a faculdade de ver a beleza, não envelhece. 

Franz Kafka

O que achou da news de hoje? 🕵️

Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Já diziam os sábios: informação deve ser compartilhada, assim como esta newsletter e um bom cafezinho.

Pensando nisso, e atendendo a pedidos da nação briefer, lançamos o 🥁🥁… Programa de Recomendação 🎉

☕Como funciona? Basta indicar o The BRIEF para 10 pessoas reais, que deverão se inscrever na news (claro). Feito isso, você ganhará a nossa caneca exclusiva.

“Ah! Mas o que eu digo para convencer a galera?”.

🗣️É só dizer que falamos todos os dias sobre tech-business-comportamento com uma visão analítica e cheia de humor. Tudo isso de graça.

Obs.: enviamos somente para endereços no Brasil e apenas quem fizer a indicação receberá o prêmio.

A contagem da indicação só começa a valer após clicar no botão abaixo. Bora começar?

Somos o The BRIEF, uma newsletter diária e gratuita dedicada à tecnologia, mercado, comportamento e carreira. Estamos aqui desde 2017, ou quando isso tudo era mato, trazendo uma visão analítica e cheia de personalidade à sua caixa de entrada.