- The BRIEF
- Posts
- Mercado de trabalho mal-assombrado
Mercado de trabalho mal-assombrado
Os Estados Unidos somam milhões do que parecem ser “ghost jobs” (“vagas fantasmas”, em bom português).

17 de novembro, segunda-feira
Segundou e é Dia da Criatividade! É a data de celebrar aquele seu cérebro que, com certeza, escolhe a hora do banho ou as 3h da manhã para ter a melhor ideia da sua vida. A criatividade brasileira é movida a café forte e a uma dose de procrastinação calculada. Ser criativo é viver em um caos organizado e a melhor solução pra qualquer problema sempre vem de uma inspiração inesperada!
⚡ O QUE VOCÊ VAI VER?
Mercado de trabalho mal-assombrado - matéria principal do dia
De olho no TecMundo - matérias direto do nosso grande irmão
Don’t leave, just read - notícias importantes pra ler rapidinho
Falência da Oi suspensa
OpenAI: ou muda, ou nada
ChatGPT em grupo
Conheça o Amazon Leo
Samsung mete a faca nos chips
Pensamentos de segunda - insights questionáveis, porém mind blowing!
Frase do dia - para refletir, concordar, discordar e compartilhar
Recebeu a news de um amigo? |
CARREIRA & MERCADO
MERCADO DE TRABALHO MAL-ASSOMBRADO

Imagem: Giphy
Por Igor Almenara
Uma análise recente do site MyPerfectResume sobre dados públicos do Bureau of Labor Statistics Job Openings and Labor Turnover Survey (JOLTS), mostra um cenário pouco comentado: há milhões de vagas que, na prática, nunca são preenchidas — os chamados ghost jobs.
De acordo com o levantamento, cerca de um terço das oportunidades simplesmente não vai a lugar nenhum. Só em junho de 2025, foram anunciadas 7,4 milhões de vagas, mas apenas 5,2 milhões resultaram em contratação. Essa diferença existe há mais de uma década, mas tornou-se crítica entre 2021 e 2022, quando o número de vagas abertas bateu 11 milhões, enquanto as contratações ficaram estagnadas entre 6 e 7 milhões — 38% dos cargos ficaram vazios. De lá para cá, a lacuna persiste.
🔢 Números variam conforme a área
E vale dizer: nem todas as áreas sentem esse impacto da mesma forma. Em junho, a maior concentração de vagas fantasmas apareceu em setores como governo, educação, saúde, serviços financeiros e indústrias de informação.
Segundo o levantamento, a única área que fugiu do padrão foi a de edificações, que registrou um número de contratações maior do que o total de vagas anunciadas — tá difícil encontrar pedreiro, né?
👻 Vagas fantasmas são ruins para todo mundo
O fenômeno gera três efeitos colaterais claros:
Candidatos perdem tempo em vagas que não existem;
Dados oficiais sobre o mercado de trabalho são distorcidos;
Empregadores passam a ser vistos com mais desconfiança.
É verdade que nem toda vaga não preenchida é, automaticamente, uma ghost job. Há processos que travam por motivos reais — e há recrutadores que mantêm vagas abertas apenas para formar banco de talentos. Mas o aumento consistente entre vagas anunciadas e contratações levanta um alerta: a discrepância cresceu, e muito.
Além disso, o gap entre vagas de emprego e o número de contratações pode significar uma infinidade de questões. Outra coisa que vale ressaltar, é: são dados dos Estados Unidos, então não refletem necessariamente o mercado de trabalho brasileiro — e há empresários brasileiro que preferem pagar robô do que revisar a folha salarial.
Pelo menos, isso ajuda a explicar por que tantas candidaturas no Gupy parecem cair num buraco negro. Talvez o buraco seja real.


👀 DE OLHO NO TECMUNDO (o grande irmão)
Por hackers chineses – IA Claude pode ter sido usada em ciberataque
Conexo – O jogo de palavras gratuito que desafia o seu cérebro
Não é azar – Por que o ping dos games no Brasil é tão alto?
Ryzen 5 7500X3D – Mais cache e desempenho para games
Acabou o travessão? – Atualização vai tornar mais difícil identificar textos gerados pelo ChatGPT
Cães-robôs armados – Exército chinês usa robôs com fuzis em treinamento
🏃♀️ ️ DON'T LEAVE, JUST READ (pra ler rapidinho)
⚖️ Falência da Oi suspensa
A Justiça do Rio de Janeiro suspendeu o decreto de falência da Oi, restaurando o regime de recuperação judicial da operadora. A decisão da desembargadora Mônica Maria Costa acolheu o recurso de credores, como Bradesco e Itaú Unibanco, que argumentaram que a falência imediata poderia causar grandes prejuízos e comprometer serviços essenciais.
Com a suspensão, a Oi volta ao processo de reestruturação de dívidas, que somam R$ 15 bilhões, enquanto o agravo de instrumento aguarda julgamento definitivo. Leia mais.
💵 OpenAI: ou muda, ou nada
A OpenAI congelou planos de investir cerca de US$ 5 bilhões no Brasil e condicionou sua expansão à mudança na lei de direitos autorais do país. Segundo a ata de uma reunião, a empresa alega que as regras atuais atrapalham o uso de dados locais para treinar seus modelos de IA, como o ChatGPT.
O projeto de lei em discussão exige que a OpenAI remunere artistas e empresas pelo uso de seus conteúdos. A postura da empresa foi duramente criticada pelo Ministério da Cultura, que classificou a atitude como "chantagem sobre a soberania" brasileira. Leia mais.
💬 ChatGPT em grupo
A OpenAI lançou o ChatGPT Group Chat, uma nova função colaborativa para até 20 pessoas usarem a IA juntas no mesmo ambiente. O objetivo é facilitar o planejamento de viagens, a tomada de decisões e projetos de trabalho ou escola em tempo real.
A ferramenta permite que o ChatGPT interaja, gere conteúdo e faça pesquisas, funcionando como um bate-papo tradicional, mas com inteligência artificial. Por enquanto, o recurso está em fase de testes em países como Japão e Coreia do Sul, sem previsão de chegada ao Brasil. Leia mais.
🛰️ Conheça o Amazon Leo
A Amazon rebatizou seu futuro serviço de internet via satélite, rival do Starlink, abandonando o codinome "Project Kuiper" para se tornar "Amazon Leo". A mudança marca a proximidade da operação comercial da plataforma. "Leo" é uma homenagem à tecnologia Low Earth Orbit (Órbita Terrestre Baixa), onde seus satélites estão.
A promessa é oferecer internet de alta velocidade (planos vão até 1 Gbps) em áreas remotas, com lançamento no Brasil previsto em parceria com a Sky. Leia mais.
💲 Samsung mete a faca nos chips
A Samsung aumentou o preço dos chips de memória em até 60%, segundo a Reuters. Essa alta nos preços de componentes como o DDR5 é causada pela enorme demanda de centros de dados focados em Inteligência Artificial, que consomem a oferta do mercado.
O movimento visa aumentar o lucro da Samsung, mas deve encarecer o valor final de produtos como computadores e smartphones para o consumidor, afetando o mercado global. Leia mais.
🤔 PENSAMENTOS DE SEGUNDA (voltamos para sua alegria!)
🛌🏻 Dormir é grátis, o que custa é levantar.
🪓 Se sou bom partido, imagina inteiro?!
🤔 Esperar pelo inesperado torna o inesperado esperado?
🛜 A internet é a única que cai e ninguém acha graça.
🫗 Enquanto os outros discutem se o copo está meio cheio ou meio vazio, eu prefiro beber a água.

Imagem: Giphy
Quando te perguntarem se você consegue fazer um trabalho, diga: "Claro que consigo!". Depois, ocupe-se em descobrir como o fazer.
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Somos o The BRIEF, o briefing diário de inovação, tecnologia e negócios com inteligência e personalidade pra quem precisa estar por dentro de tudo sem perder tempo e o bom humor. Uma criação original do TecMundo.
