📰 Mercúrio retrógrado

excel, apple e truth

25 de março, Segunda 

Foi hoje, mas em 1992, que a Microsoft colocou pra jogo a versão 4.0 do Excel, que ainda hoje é referência quando pensamos em planilhas. Além de ter chegado com a querida função de autocompletar células (que em geral é útil), ele tem um easter egg que hoje podemos dizer que era fofo.

Na época, as pobres pessoas usuárias devem ter achado que tinham quebrado o software. Sentimentos possíveis apenas na WWW dos anos de 1990. 

Oferecido por

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

Inferno astral da Apple 

Prestes a completar 48 anos de fundação, no dia 1º de abril, a Apple começou 2024 em um inferno astral. Os problemas estão se acumulado, desde situações de mercado chatas a questões regulatórias.

Não é o fim do mundo, como nenhum inferno astral é, mas a empresa de Cupertino precisa correr atrás e resolver as broncas antes que se torne ainda mais vulnerável. 

🍏O principal B.O. da Maçã agora está nas vendas: em 2023, de acordo com analistas, a foram vendidos 220 milhões de iPhones. Apenas 3 milhões acima do alcançado em 2017.

Esse movimento deve persistir em 2024, em especial, por causa da queda de vendas na China, fonte de 17% de sua receita total. 

Mercúrio retrógrado: mercado chinês 

Segundo um relatório da Bloomberg, agências governamentais chinesas e empresas apoiadas pelo Estado passaram a proibir funcionários de levarem dispositivos estrangeiros para o trabalho. A ideia lá do outro lado do mundo é parte da estratégia de Pequim de reduzir a dependência externa em tecnologia.  

Outro risco se deve à cadeia de abastecimento, pois 90% da produção do iPhones vem de lá. Além disso, qualquer desenvolvedor que queira colocar seu aplicativo na App Store tem que pagar uma taxa de cerca de 0,50 euro por download. Algo que acaba puxando problemas judiciais. 

Sol em regulação 

Quem se lembra da batalha judicial entre Apple e Epic Games? Tim Cook e companhia logo acharam alternativas para as mudanças, induzidas pela briga na política da loja de apps, mantendo as taxas. Isso mostra que a empresa não está indefesa agora que volta aos tribunais. 

O Departamento de Justiça dos EUA abriu um processo antitruste no dia 21 de março, argumentando que a Apple viola leis ao impedir que outras empresas ofereçam apps que concorram com seus próprios produtos.

A investigação já dura alguns anos e aponta controle da Maçã na experiência do usuário em dispositivos da marca. Um exemplo é a tecnologia NFC, para pagamentos por aproximação, negada ao PayPal e à Garmin, por exemplo. 

No começo de março, a Comissão Europeia ainda multou a Maçã em 1,8 bilhão de euros por impedir que rivais de streaming de música ofereçam promoções e atualizações aos assinantes. 

Ranking de empresas mais valiosas do mundo mostra desempenho em queda dos papéis da Apple nos últimos 30 dias. Fonte: MarketCap/reprodução.

Ascendente em receita 

Com tudo isso acontecendo, a Apple registrou lucro de USD 97 bilhões no ano passado, sendo USD 386 bilhões em vendas. Atrelado à concentração de firmas voltadas à IA, o número fez com que a firma fundada por Jobs perdesse o posto de mais valiosa do mundo — e abaixo dos USD 3 trilhões previamente alcançados. 

Dados de 19 de março, indicam que a Apple ficou em segundo lugar no valor de mercado, com USD 2,68 trilhões, atrás da Microsoft, que somou USD 3,1 trilhões. Resultado que tem deixado investidores cada vez mais nervosos, com o preço das ações caindo 8,5% desde o pico em dezembro de 2023. 

Revolução Solução solar: mais IA? 

O momento ruim da big tech, porém, pode ir embora, assim como o inferno astral em alguns casos. Essa inclusive não é a primeira vez que a empresa “sofre” com problemas nos negócios. No passado, ela foi salva por grandes inovações, como iMac, em 1998, e o iPod, em 2001. 

A última grande aposta foi o Apple Vision Pro, que ainda divide opiniões e tem a Meta com rival mais acessível. 

Uma das saídas seria o investimento em inteligência artificial – embora talvez caminhemos para um cenário de saturação. Mesmo relativamente quieta sobre o assunto, a companhia deve apresentar novos recursos alimentados pela tech na Siri ainda este ano com o iOS 18.

Além disso, ela adquiriu a startup canadense DarwinAI, que trabalha com qualidade visual de IA. Assim, algo novo pode chegar no ano novo solar da Apple. 

Negócios e mercado 

O preço da verdade de Trump 💵

Lá em 2021, esta redação contou tudo sobre a Truth Social, rede social de Donald Trump similar ao Twitter, mas com uma proposta “antiliberal”. A ideia era buscar investimento SPAC (Companhia com Propósito Especial de Aquisição) ou oferta pública (IPO) de cheque em branco para levantar fundos para o negócio, inserido dentro da Trump Media & Company. 

O assunto ficou adormecido nos últimos anos, contudo voltou à tona na semana passada por motivos de: investidores terem aprovado um plano para abertura de capital da firma na Nasdaq. A operação avaliou o negócio em USD 5,5 bilhões e deve render ao ex-presidente a fatia de USD 3 bilhões 

Dois anos e meio atrás, a TMC planejava se fundir com a Digital World Acquisiton Corp., empresa de aquisições de cheque em branco. A expectativa era de que a fusão fizesse com sua avaliação chegasse a USD 875 milhões — portanto, bem inferior ao atual. 

Esse avanço deve favorecer ainda mais a candidatura de Trump não só pela questão midiática como também de caixa ($). 

Rede social e regulação 

TikTok vs US: parte 2 💸

Na semana passada falamos a respeito da aprovação de uma legislação na Câmara dos Representantes dos EUA, que se avançar no Senado, pode banir o TikTok no país. E mesmo que a ByteDance esteja tentando não se desfazer do negócio, já tem gente de olho em comprá-lo.  

Esse é o caso do empresário canadense Kevin O’Leary, que tem com um plano ousado: por meio de um consórcio, pagar entre USD 20 bilhões e USD 30 bilhões pela plataforma. Isso representa nada menos que um corte de 90% (!) em relação à sua última avaliação, de cerca de USD 220 bilhões. 

A negociação é complexa, como explicamos, e pode envolver a venda do algoritmo do TikTok, cuja aprovação depende do governo da China. A autoridade, porém, tem dado a entender que não liberaria a transação. 

Mas O’ Leary não estaria sozinho nessa, pois boatos dizem que a desenvolvedora de games Activision também teria interesse no app. 

Mobilidade 

Daqui pra frente, só pra trás 🚗

O presidente Biden anunciou dias atrás uma regulamentação climática, cujo objetivo é que dois terços de novos automóveis vendidos nos EUA sejam 100% elétricos ou híbridos até 2032. A ideia é, com isso, reduzir 50% das emissões de CO2. 

Só que há alguns buracos nessa pista, sendo o principal dele convencer a população a sair dos modelos convencionais para os elétricos. Em 2023, foi vendida a marca recorde de 1,3 milhão de EVs nos States.

No entanto, esse volume representa somente 7,6% do total de compras e beeem longe dos 56% desejados por Biden. 

Uma das razões por trás desse baixo desempenho é que um EV pode custar 28% a mais do que um veículo movido a gasolina. Além disso, a previsão de algumas empresas do setor, como a Tesla e LG Energy, é de que role desaceleração no setor neste ano. 

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

🎶Em seu report anual relacionado à economia musical, o Spotify revelou que pagou mais de USD 9 bilhões para a indústria em 2023  — o triplo distribuído em relação a 6 anos. E quem mais faturou? O segmento indie, que gerou cerca de USD 4,5 bilhões. 

📝Um em cada cinco jovens brasileiros na faixa de 15 a 29 anos não trabalhava nem estudava em 2023, de acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada na sexta (22). Os números são altos, mas recuaram em relação a 2022. 

👨‍💻A Microsoft revelou novos recursos do Copilot, que inclui a geração de resumo de reuniões que você não pôde participar. Outra novidade são os notebooks Surface 10 Pro e Surface Laptop 6, os primeiros a trazerem “tecnologia de IA para as empresas. 

🔎Uma legislação bipartidária dos EUA, apresentada na quinta (21), quer que redes sociais e outras plataformas exibam rótulos sobre imagens, vídeos e áudio gerados por IA. Um projeto de lei similar também surgiu (na surdina) no Brasil na semana passada. 

📦O DoorDash, uma espécie de iFood lá na gringa, fechou uma parceria com a Google para realizar entregas com seus drones Wings. 

Pensamentos de Segunda

📆Novembro é a quinta-feira do ano 

🗺️O Google Maps não está apenas mostrando lugares ao redor do mundo, mas também registrando o passado desses lugares 

👨‍💻A frase “não acredite em tudo que você vê na internet” é um paradoxo. 

🧛É curioso que os vampiros estejam sempre arrumados nos filmes, considerando que eles não refletem no espelho. 

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

Seu artista favorito de jazz provavelmente não existe (leitura, 7min, em português) 
E o motivo você já sabe: a IA atacando de compositora 

5 lições que aprendi após mentorar 100 startups (leitura, 7min, em inglês) 
para alegrar a turma empreendedora  

Americanos mais velhos estão trabalhando por mais tempo. Alguns porque desejam, outros porque precisam (leitura, 8min, em inglês) 
realidade que não está tão diferente da nossa no BR 

Como enxergar as coisas mais claramente através das emoções (vídeo, 16min, em inglês) 
ou separar razões das emoções 

Tudo é teoricamente impossível, até que seja feito.  

Robert A. Heinlein. 

O que você achou da news de hoje

Nos conte o que achou da news para que sempre possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.