- The BRIEF
- Posts
- 📰 Metafórmula
📰 Metafórmula
risos, metaverso e o balanço mais esperado
22 de fevereiro, Quinta
Queremos só deixar este link sobre como as pessoas “riem” na internet. Deixamos o nosso “kkk” e a observação de que o uso de “rsrs” tenha diminuído — pelo menos em nossa bolha.
Oferecido por
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: Giphy
Chegou primeiro
O metaverso virou um negócio que tentou criar seu hype e múltiplas previsões, mas ainda não é considerado como uma enorme virada de chave na indústria tecnológica.
🎮No entanto, esta redação vê com frequência experts apontarem que a indústria de games está vencendo essa disputa. Talvez o maior reflexo disso seja o recente acordo de USD 1,5 bilhão entre a Disney e a Epic Games para o Fortnite, cujo alvo é projetar um “universo de entretenimento”.
A união integrará a tecnologia da desenvolvedora ao ecossistema de jogos com personagens sob o guarda-chuva da Disney como também Pixar, Marvel, Star Wars, Avatar e outros. Mas não se trata apenas de partidas de jogo e sim de um conjunto de experiências — e é aí que está o pulo do gato.
Disney disse adeus ao seu próprio metaverso
A Disney em 2022 chegou a anunciar o seu projeto nesse sentido, descrevendo-o como “a próxima fronteira narrativa”. Mas esse castelo desabou depois de um ano em meio a uma onda de demissão.
O avanço da IA pode até ter sua carga de ~culpa~ sobre o quase flop da tech na época, mas a maneira com que esta foi “vendida” não despertou interesse genuíno nas pessoas.
Talvez por conta da ideia de que seria necessário comprar um headset para explorá-la e por um rolê de que faríamos nossas atividades do cotidiano em realidade virtual, como fez o Tio Mark.
No entanto, a Epic com o Fortnite foi mais esperta: criou não só um game de sucesso como construiu um verdadeiro mundo virtual de fácil acessibilidade — por meio consoles, smartphone e PC — que atrai cerca de 500 milhões de usuários no mundo.
Fortnite tem passarela e show
Por lá é possível participar de torneios de desfile de moda e, de quebra, ganhar skins e V-Bucks (moedas do jogo). Movimento que rendeu negócios no mundo real, como é o caso do grupo francês de luxo LVMH, dono da Louis Vuitton, que fez uma parceria com a Epic para um desfile digital de uma coleção de moda masculina.
🙅🙅Tudo isso foi possível com a ferramenta Unreal Engine, que permite ainda a criação de gêmeos digitais para visualização de produtos físicos antes mesmo de sua fabricação.
Outro case de sucesso está em eventos ao vivo, além de shows e modos musicais, que continuam firmes e fortes mesmo após a pandemia.
Fortnite também dominou streamings de games “battle royale” em janeiro de 2024. Fonte: Statista/Reprodução.
As duas saem ganhando
Enfim, navegar pelo Fortnite pode ainda não ser como estar em um universo altamente imersivo, porém a lógica básica do metaverso está lá: realizar várias atividades com outras pessoas, por meio de um avatar (cheio de acessórios), em um mundo expandido. Talvez a união com a Disney possa ser um avanço nessa evolução.
Mas essa não é a primeira vez que a dona do Mickey Mouse coloca grana na Epic: em 2017 fez um investimento na desenvolvedora e depois licenciou personagens da Marvel e Star Wars para o Fortnite.
Para a gigante do entretenimento, esse deve ser um bom negócio por duas razões:
se fixar no metaverso com formatos e produtos exclusivos de seus personagens – sem a necessidade de construir uma tecnologia do zero;
ter acesso a uma base altamente engajada e que entende bem o produto.
Metaverso sem headset funciona?
A Epic também tem conhecimento profundo sobre como as pessoas desejam se expressar em um ambiente virtual. Ou seja, Mark pode até ter tentado introduzir o metaverso como um mundo movido por headsets, mas games como Fortnite, Roblox e Minecraft vêm mostrando o contrário.
“Os jogos de multijogador on-line não são redes sociais no sentido tradicional, mas as duas categorias estão se convergindo, com os jogos, tornando-se mais parecidos com redes sociais e as redes sociais cada vez mais cheias de jogos”, avalia um artigo do TechCrunch.
Já um estudo recente do Banco de Compensações Internacionais (BIS) destaca que “jogos no metaverso seriam beneficiados se se tornassem interoperáveis entre diferentes plataformas”. Seria a junção dessas duas coisas a fórmula do sucesso?
O “help” do helpdesk 🤝
Para os gurus da TI autônomos, a Dell Technologies tem um programa que é uma mão na roda: o Dell Expert Network, um programa voltado para consultores e profissionais autônomos de TI. A ideia é dar aquela força no seu trabalho de tech help, oferecendo consultoria especializada e uma plataforma exclusiva para os membros.
[Voz de locutor/on] Mas não é só isso! [Voz de locutor/off] Recomende soluções de TI da Dell e ganhe pontos para trocar por notebooks, desktops e outros acessórios. E para ficar por dentro das últimas tendências, tem cursos e certificações gratuitos. Tudo online, para você estudar quando e onde quiser.
Se interessou? É só se inscrever online. Se você se encaixar no perfil, um gerente Dell entra em contato e, pronto, é só aproveitar os benefícios e turbinar sua carreira!
Negócios e economia
Balanço mais aguardado: Nvidia 💰🦾
Ontem não se falava em outra coisa sem ser o balanço do 4º trimestre da Nvidia. Será que o hype de sucesso se confirmou? Sem enrolação, aqui estão os números:
Receita: USD 22,20 bilhões, superando a previsão de USD 20,62 bilhões de analistas e +265% em relação ao mesmo período de 2022
Lucro líquido: USD 12,29 bilhões, +769% em comparação ao Q4 de 2022.
O resultado mais do que positivo se deve às vendas de chips de IA para servidores, especialmente a linha “Hopper”, que alimenta as principais iniciativas globais nesse âmbito.
“A forte demanda foi impulsionada por software empresarial e aplicativos de internet para consumidores, e por vários setores, incluindo automotivo, serviços financeiros e saúde”, complementou a empresa. Eita como brilha!
IA
Gemas da Google 💎
O Google lançou a família Gemma de modelos de IA, inspirados no Gemini, disponível para uso comercial e de pesquisa. As versões iniciais, Gemma 2B e Gemma 7B, destacam-se por sua arquitetura de decodificador denso e prometem avanços significativos na geração de conteúdo.
Embora rotulados como “modelos abertos”, eles não são open-source, só permitem que desenvolvedores os usem para inferência e ajustes personalizados.
A Google também trouxe um kit de ferramentas para o uso responsável de IA generativa com a Gemma, além de uma ferramenta de depuração, abrindo novas possibilidades para aplicações de IA, inclusive em dispositivos pessoais e na nuvem.
Sem mostrar qualquer comparação objetiva com rivais no setor, a empresa garante que os modelos estão alinhados com o estado da arte da tecnologia.
Carreira
Preconceito algorítmico (no RH) 👎
Não é de hoje que a gente tem alertado sobre o perigo que é essa modinha de usar IA para selecionar candidatos a empregos. E para a surpresa de ninguém, há indícios de que essas ferramentas podem estar excluindo candidatos altamente qualificados.
A BBC reporta casos em que alterações mínimas em currículos, como a idade, resultaram em diferentes respostas dos sistemas de IA, evidenciando possível discriminação etária. Em outro exemplo, uma maquiadora altamente competente foi mal avaliada por sua linguagem corporal.
Especialistas destacam a falta de evidências de que essas ferramentas selecionem os candidatos mais qualificados sem algum tipo de viés. Com 42% das empresas já utilizando IA em RH, conforme uma pesquisa da IBM de 2023, vem rolando preocupações sobre o impacto da tech sobre milhares de candidatos.
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
🍫🎢Chocolate e parque de diversões têm tudo a ver, né? Tanto que a Cacau Show anunciou a compra do grupo Playcenter - uma união inesperada que ainda aguarda a aprovação do Cade.
🔝Mais uma que a gente antecipou: nanoinfluenciadores, com mil a 10 mil seguidores, representam 79,1% dos criadores de conteúdo no Instagram no Brasil, possuindo a maior taxa de engajamento da plataforma.
💔Não era amor, era cilada: um estudo da Mozilla avaliou 11 principais chatbots de relacionamento romântico e constatou riscos significativos à privacidade dos usuários.
🤯Falando em segurança, a Apple está implementando um novo padrão de criptografia para o iMessage, chamado PQ3, que oferece proteção robusta até contra computadores quânticos.
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
Oferecido por
Mega-acervo gratuito de palestras e vídeos sobre inovação e tecnologia (site, no seu tempo, em português)
Sem desculpa para não se aprimorar: eventos e conteúdos gratuitos do inovabra quando e onde quiser
Queda em 2022, voo alto em 2023: ainda vale investir nas big techs em 2024? (leitura, 10min, em português)
para a turma que está com grana sobrando
Um guia completão sobre busca pelo trabalho que você deseja (leitura, 15min, em inglês)
o material é gringo, mas dá para extrair algumas ideias para a nossa realidade
5 tipos de liderança no ambiente de trabalho (post carrossel, no seu tempo, em português)
qual o seu?
Nada na vida deve ser temido, apenas compreendido. Agora é a hora de entender mais, para que possamos temer menos.
O que você achou da news de hojeNos conte o que achou da news para que sempre possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |