- The BRIEF
- Posts
- 📰 Nem o captcha segura eles
📰 Nem o captcha segura eles
25 de setembro, Quarta
Num dia como hoje, mas em 1928, a empresa Galvin Manufacturing Corporation abria suas portas nos EUA para fabricar seus rádios. Em 1946 a empresa mudou de nome para refletir seu investimento em rádios automotivos, unindo Motor e Ola (de vitrola)... Sim, estamos falando da Motorola.
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: Giphy
Você é um robô?
Pesquisadores da ETH Zurich desenvolveram um modelo de IA capaz de resolver CAPTCHAs de forma eficaz, colocando em xeque a segurança desse sistema amplamente usado para evitar fraudes online.
Utilizando a tecnologia YOLO (You Only Look Once), a IA identificou objetos em testes de reCAPTCHA, como bicicletas e semáforos, com precisão comparável à de humanos. Isso representa um alerta para a cibersegurança, já que CAPTCHAs são cruciais para barrar bots em atividades como criação de contas falsas e envio de spam.
Com a crescente capacidade de IA, especialistas alertam que novas soluções, como verificação biométrica e análise comportamental, serão necessárias para proteger os usuários de fraudes online.
Voa coruja!
A Duolingo aproveitou a Duocon 2024 para anunciar novas funcionalidades na plataforma, focadas em inteligência artificial para aprimorar o aprendizado de idiomas.
A primeira é a possibilidade de realizar chamadas em vídeo com a personagem Lily, que avalia sua conversação em inglês, espanhol ou francês, oferecendo feedback e pontos de experiência. Por enquanto, o recurso está disponível apenas para usuários do Duolingo Max no iOS, com expansão prevista para português, italiano e alemão.
A segunda novidade são os mini-games "Adventures", que simulam situações do cotidiano, como pedir um café ou encontrar um objeto perdido, tornando o aprendizado mais dinâmico. Disponíveis apenas no app para Android e iOS, esses desafios estão em fase inicial para falantes de inglês e espanhol, com mais idiomas a caminho.
Chamou para a briga
Durante a abertura da 79ª Assembleia Geral da ONU, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a atuação das big techs e defendeu a soberania digital das nações.
Sem mencionar diretamente a rede X (vulgo Twitter) ou Elon Musk, Lula ressaltou que plataformas digitais não devem estar acima da lei e que países têm o direito de legislar sobre o ambiente digital.
Ele também pediu uma governança internacional da inteligência artificial, alertando sobre a concentração tecnológica nas mãos de poucas empresas e países. Lula defendeu uma IA que promova a paz, respeite direitos humanos e inclua mais nações em seu desenvolvimento, especialmente as regiões em desenvolvimento, como a América Latina.
Como era verde meu vale
A NASA e a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) divulgaram as primeiras imagens capturadas pelos satélites meteorológicos GOES, lançados em junho. As imagens revelam o impacto ambiental dos incêndios florestais no Brasil, especialmente na Amazônia e no Centro-Oeste.
O Brasil, visto do espaço, já não é tão verde, e a fumaça dos incêndios se espalhou por diferentes regiões do país. Em agosto, o INPE registrou quase o dobro de focos de incêndio na Amazônia em comparação a 2023, atingindo o maior número em duas décadas.
As fotos da NASA mostram densas colunas de fumaça nos estados do Pará e Amazonas, destacando a degradação ambiental em áreas de desmatamento recente, utilizadas para pecuária e agricultura.
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
🚗 Google está atualizando o Street View em cerca de 80 países, incluindo Brasil, Japão e África do Sul, e expandindo para novos territórios, como Bósnia e Namíbia.
🎼 O TikTok Music será descontinuado em 28 de novembro, com usuários podendo transferir playlists até 28 de outubro e solicitar reembolsos pela assinatura.
🔎 O recurso Circle to Search do Google será compatível com mensagens em uma futura atualização do Android 15, permitindo buscas sem sair da tela do chat.
💸 Uma conta oficial da OpenAI no X foi hackeada para divulgar um falso token "$OPENAI" em um esquema de roubo de criptomoedas.
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
Direção de arte (artigo, 10 minutos, em inglês)
problemas e soluções em alta na carreira
Você também percebeu (vídeo, 22 minutos, em inglês)
quase um tratado contra o autotune dos cantores de TikTok
Promoções aterrorizantes (artigo, 5 minutos, em português)
uma bela seleção de livros da Darkside
Em tempo de guerra se vive no presente. O ontem já se foi e o amanhã talvez não venha.
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Somos o The BRIEF, uma newsletter diária e gratuita dedicada à tecnologia, mercado, comportamento e carreira. Estamos aqui desde 2017, ou quando isso tudo era mato, trazendo uma visão analítica e cheia de personalidade à sua caixa de entrada.