- The BRIEF
- Posts
- 📰 Quebrando a lei
📰 Quebrando a lei
chips, treinamentos e canais
11 de outubro, Sexta
Há 279 anos, o cientista holandês Pieter van Musschenbroek criava a Garrafa de Leyden, um dispositivo capaz de acumular uma grande quantidade de carga elétrica por meio do processo de indução. Na época, a galera usava a garrafa para dar choques em multidões de pessoas de mãos dadas, mas hoje sabemos que a invenção foi a responsável por conseguirmos criar os atuais circuitos elétricos.
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: Giphy
Lei de Moore não, de “more”
A Nvidia, que tem protagonizado o boom da inteligência artificial, quer acelerar ainda mais esse crescimento.
Durante o podcast Tech Unheard, Jensen Huang, CEO da empresa, afirmou que a produção de novos chips agora segue um ciclo de apenas um ano para acompanhar o ritmo frenético da tecnologia. Segundo Huang, a Nvidia está projetando até sete chips por sistema e “reinventando” arquiteturas para dobrar ou triplicar a performance com o mesmo consumo de energia e custo anual.
O objetivo é reduzir o preço da IA “mais rápido que a Lei de Moore”, enquanto modelos complexos, como os recém-lançados pela OpenAI, demandam cada vez mais processamento. “O custo vale a pena, porque a qualidade das respostas melhora muito”, defendeu Huang.
Treinamento em dia
A OpenAI, dona do ChatGPT, revelou que seus funcionários têm sido alvo de uma campanha de phishing, supostamente realizada por hackers chineses.
Os ataques envolvem emails falsos de “clientes” que contêm links maliciosos e o malware SweetSpecter, capaz de tirar capturas de tela e roubar dados. Apesar das tentativas, a OpenAI afirmou que nenhum colaborador caiu nos golpes e que os sistemas de segurança impediram que as mensagens sequer chegassem às caixas de entrada.
A ofensiva ocorre enquanto a empresa se expande agressivamente no mercado, levantando US$ 6,6 bilhões em uma recente rodada de investimentos. Até agora, nenhum grupo assumiu a autoria dos ataques, mas o episódio lembra escândalos anteriores envolvendo espionagem industrial.
Zeloso demais
O Threads está enfrentando críticas por sua moderação “superprotetora”. Usuários têm suas contas excluídas ou restritas por motivos absurdos, como postar palavras como “cracker” ou até por mencionar calor excessivo.
Em um caso bizarro, um jornalista teve o perfil banido por ser “menor de idade” (ele não é), e mesmo após enviar documentos oficiais, o sistema insistiu no erro. Até figuras como Matt Navarra, especialista em redes sociais, tiveram postagens limitadas por compartilhar notícias inofensivas.
O próprio chefe do Threads, Adam Mosseri, está respondendo pessoalmente a algumas reclamações e prometeu “investigar” a situação. Enquanto isso, a experiência dos usuários segue em suspense — literalmente.
Apple no Prime
A partir deste mês, assinantes do Prime Video nos States poderão adicionar o Apple TV+ como um canal extra na plataforma da Amazon.
O serviço vai custar os mesmos US$ 9,99 mensais, mas permite que o usuário gerencie tudo em uma única cobrança e app. Eddy Cue, VP sênior de serviços da Apple, explicou a novidade: “Queremos que o Apple TV+ e sua biblioteca premiada de séries e filmes estejam acessíveis para o maior número de espectadores possível”.
A parceria pode facilitar a vida de quem ainda não entendeu como acessar o TV+ fora dos dispositivos Apple, mas não altera a distribuição global do serviço — e nem expande seu alcance para além dos territórios onde o Prime Video já opera.
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
🎥 O YouTube é o site de vídeos mais acessado no Brasil, superando as principais emissoras de TV aberta e alcançando mais de 75 milhões de usuários em 2023.
🖼️ O Google está lançando um novo design simplificado para o app Gemini no Android, removendo carrosséis e seções antigas, e deixando a interface mais próxima da página inicial de busca.
🤑 O X agora pagará criadores com base no engajamento de usuários Premium em vez de visualizações de anúncios, incentivando mais interações entre assinantes pagos.
🪪 Hackers exploraram uma falha “dia zero” em chipsets da Qualcomm, já corrigida pela fabricante, mas ainda aguardando distribuição pelas marcas para os usuários finais.
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
Segredos da longevidade (texto, 2 min, em português)
o conceito de "Meiwaku" e outras coisas mais óbvias
O novo tio Mark (texto, 3 min, em inglês)
e a tentativa de se tornar o amigo cool da galera
Adeus do Nadal (texto, 10 min, em inglês)
as vitórias e a fortuna do GOAT do tênis
“A inteligência artificial não é o futuro; é a ferramenta com a qual construiremos o futuro, para o bem ou para o mal, dependendo das escolhas que fizermos hoje.”
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Somos o The BRIEF, uma newsletter diária e gratuita dedicada à tecnologia, mercado, comportamento e carreira. Estamos aqui desde 2017, ou quando isso tudo era mato, trazendo uma visão analítica e cheia de personalidade à sua caixa de entrada.