- The BRIEF
- Posts
- 📰 Culpa do estagiário
📰 Culpa do estagiário
segurança, tiktok e blade runner
23 de outubro, Quarta
Foi num dia como hoje, mas lá em 2001, que a Apple colocou no mercado o seu primeiro iPod. Quem não sonhava em ouvir os grandes hits da Dido no aparelho?
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: Giphy
Sempre culpa do estagiário
Rumores de que um estagiário sabotou os modelos de IA da ByteDance, dona do TikTok, causaram um burburinho nas redes sociais chinesas. Para acalmar os ânimos, a empresa veio a público neste fim de semana confirmar que sim, um estagiário foi demitido em agosto por "violação disciplinar grave", mas não, ele não destruiu seus projetos de IA ou causou prejuízos comerciais.
Segundo a ByteDance, a sabotagem envolveu um projeto de pesquisa e não impactou os modelos em grande escala. As fofocas exageradas falavam em 8.000 GPUs e "dezenas de milhões de dólares" perdidos, mas ByteDance negou.
E como cereja no bolo, o estagiário ainda teria inflado seu perfil online para parecer mais importante.
Sonhando com ovelhas elétricas
Elon Musk está recebendo mais um processinho, mas desta vez veio da produtora do filme “Blade Runner 2049”. A Alcon Entertainment entrou com uma ação contra Musk, Tesla e Warner Bros. Discovery, acusando-os de usar imagens do filme para promover o “Cybercab” da Tesla.
Segundo a produtora, após ter negado o uso de cenas do filme, Musk e companhia teriam alimentado imagens de “Blade Runner 2049” em um gerador de IA para criar uma versão estilizada, exibida no evento “We, Robot” por 11 segundos.
A Alcon descreve isso como um golpe de má-fé para tornar o conteúdo do evento mais atraente e associar a marca “Blade Runner” aos carros de Musk. E não para por aí: o processo ainda critica diretamente o comportamento de Musk, chamando-o de “problemático”.
Crianças e seus brinquedos
Proibir celulares nas escolas pode parecer a solução para problemas como bullying e distração, mas a ciência por trás disso é, no mínimo, confusa. Segundo Sonia Livingstone, professora da London School of Economics, há poucas pesquisas de qualidade sobre o impacto real dessas medidas.
Embora haja sinais de que a concentração melhora sem celulares, dizer que isso resolve questões mais complexas, como saúde mental ou sono, é uma jogada arriscada.
Pete Etchells, autor de Unlocked: The Real Science of Screen Time, vai além: em vez de banir smartphones, deveríamos ensinar as crianças a usá-los de maneira saudável e cobrar as big techs. Afinal, soluções simplistas nem sempre funcionam. Como o famoso banimento de jogos na Coreia do Sul, que durou anos e... não mudou nada.
Os AI-quimistas estão chegando
Demis Hassabis e John Jumper, cientistas da Google DeepMind, levaram para casa o Nobel de Química deste ano, dividindo o prêmio com David Bakker, da Universidade de Washington. O motivo? Resolveram um enigma biológico de 50 anos: prever a estrutura das proteínas.
A ferramenta deles, AlphaFold2, consegue prever mais de 200 milhões de estruturas de proteínas, dando um empurrãozinho para pesquisas sobre doenças como Parkinson e a resistência bacteriana. AlphaFold2 já é utilizado por 2 milhões de cientistas ao redor do mundo, acelerando avanços em áreas como vacinas e descobertas de medicamentos.
Para Hassabis, o prêmio mostra o poder da IA em melhorar a vida de bilhões, mas ele faz um alerta: precisamos garantir que a IA seja usada para o bem—e não o contrário.
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
🧱🧱 A startup Paebbl levantou US$ 25 milhões para expandir sua tecnologia de captura de carbono, transformando CO2 em materiais de construção sustentáveis.
😀 Meta está testando novamente o reconhecimento facial no Facebook para combater golpes usando imagens de celebridades.
🚩 O Google está implementando login biométrico no app "Encontre meu dispositivo", permitindo autenticação via biometria ou PIN, com lançamento previsto para breve.
🖥️ A Anthropic anunciou que seu modelo de IA, Claude, agora pode realizar tarefas em computadores, como abrir aplicativos e navegar na web, com o objetivo de automatizar rotinas e aumentar a produtividade.
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
Dica de “investimento” (artigo, no seu tempo, em inglês)
uma casa de USD 108 milhões
Verdades secretas (vídeo, 9 minutos, em português)
não é a novela, mas algo sobre aviões
Cuidado com o algoritmo (artigo, 4 minutos, em português)
é possível um mundo com bolhas mais saudáveis
“Para o bem ou para o mal, a vida sempre encontra um meio”
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Somos o The BRIEF, uma newsletter diária e gratuita dedicada à tecnologia, mercado, comportamento e carreira. Estamos aqui desde 2017, ou quando isso tudo era mato, trazendo uma visão analítica e cheia de personalidade à sua caixa de entrada.