📰 Cadê o beijo?

tinder, pragas e foguetes

6 de novembro, Quarta

Num dia assim, mas em 2013, o Silk Road voltou ao ar depois de ter sido desmantelado pelo FBI. Um ano depois ele voltou para o limbo!

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

Direito do consumidor

Em Porto Alegre, a busca por um amor virou caso de Procon. Depois de quatro anos de investimentos no “Tinder Boost” – ferramenta paga que promete aumentar a visibilidade e, teoricamente, os matches – um usuário decidiu levar a situação ao Procon local ao perceber que seu perfil seguia sem sucesso no quesito dates. 

A reclamação foi levada a sério, e o Procon notificou o Tinder, exigindo explicações até 7 de novembro. Segundo o próprio Tinder, o Boost só aumenta a visibilidade, mas não garante que o match aconteça – quem dirá o romance. A empresa justificou que seu sistema prioriza engajamento em tempo real e afinidade, além de promover uma “Escola do Swipe™” para ajudar nas melhores práticas do encontro. 

Enquanto isso, o Procon pondera se realmente há uma relação de consumo no caso e aguarda informações da empresa para decidir se o sonho do amor perdido merece reparação.

Décadas de glória

A Philco está celebrando 90 anos no Brasil em 2024, tendo gravado sua marca com produtos icônicos que acompanharam gerações. De rádios e televisores — incluindo a primeira TV a cores do Brasil — a um dos primeiros video games do país, a marca deixou um legado na tecnologia.

Lá em 1934, o primeiro rádio da marca chegada às lojas com design de madeira e um apelido que você deve se lembrar: "capelinha". Ao longo das décadas muita inovação foi trazida pra cá, acompanhando todos os momentos da tecnologia mundial. Crianças dos anos 90 certamente sabem bem quem são as formiguinhas de capacete!

O que nem todo mundo sabe é que a Philco também é responsável pelo primeiro videogame do Brasil: o Telejogo lá de 1977. Lá pra cá veio TV Dueto — aquela com videocassete embutido e chamada de "canguru", Air Fryer, forno, rádio, caixas de som e muito mais.

Panda do mal

O malware ‘ToxicPanda’ está em ação, e a Cleafy já identificou cerca de 1,5 mil dispositivos Android infectados pelo mundo – e a América Latina entrou no radar, com 3,4% das infecções localizadas no Peru. 

A praga cibernética, atribuída a hackers chineses, usa a técnica ‘on-device fraud’ (ODF), que realiza transações fraudulentas diretamente pelo dispositivo infectado, dificultando a detecção por equipes de segurança bancária. Basicamente, é um golpe de roubo de contas disfarçado de aplicativos como Google Chrome e Visa, que, com acessos especiais, permite aos criminosos manipular entradas, interceptar OTPs e tomar o controle total do aparelho.

Os especialistas também encontraram semelhanças com o malware TgToxic, outro vilão conhecido por roubar credenciais de carteiras cripto. O ToxicPanda ainda está em fase inicial, mas a Cleafy já teve acesso ao painel de controle (C2) dos criminosos, revelando o alcance e os dispositivos afetados. Alerta ligado para os usuários Android da região.

Come with me if you want to live

James Cameron, o diretor de “Avatar”, “Titanic” e “O Exterminador do Futuro”, parece ter mudado de lado na sua saga contra a IA: agora ele integra o conselho da Stability.AI, famosa pelo Stable Diffusion. 

O criador da Skynet agora aposta que a inteligência artificial é a “próxima onda” em efeitos visuais (VFX) e pode revolucionar o cinema. Sua ideia é que, com IA, VFX ganhe infinitas possibilidades na pós-produção, permitindo ajustar cenários, ângulos e até expressões dos atores depois das gravações – e tudo isso com um custo muito menor.

A Stability.AI, no entanto, já está no centro de polêmicas sobre o uso de material com direitos autorais para “treinar” suas IAs, sem compensação aos autores originais. Com processos movidos pela Getty Images, Cameron pode estar apostando que a Stability.AI sairá vitoriosa, enquanto transforma o cinema com CGI ainda mais avançado.

Foguete da Shopee

A corrida espacial ganhou uma nova reviravolta estilo "copia, mas não faz igual": a China revelou o design atualizado de seu foguete Longa Marcha 9, que agora parece uma verdadeira homenagem ao Starship da SpaceX

Antes concebido como um foguete descartável, o Longa Marcha 9 passou por uma atualização importante e agora ostenta um primeiro estágio reutilizável com 30 motores YF-215, que, como os Raptor da SpaceX, também são movidos a metano e oxigênio líquido. E as semelhanças não param por aí — o segundo estágio do Longa Marcha 9 traz flaps no mesmo estilo do Starship, reforçando a inspiração. 

A estreia está prevista para 2033, mas a "inspiração" espacial não para aí. Recentemente, a startup chinesa Cosmoleap anunciou um foguete reutilizável, prometendo usar o mesmo sistema de captura "com hashis" que o Starship implementou com sucesso.

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

🔍 O WhatsApp está testando um recurso que permite pesquisar imagens compartilhadas no chat diretamente no Google, mas a novidade está disponível apenas para alguns usuários beta.

🎞️ Já o Prime Video lançou o X-Ray Recaps, um recurso de IA que cria resumos de séries e episódios, disponível em beta para Fire TV.

👶 A Meta revelou mais detalhes sobre seu novo classificador de adultos por IA para restringir perfis falsos de menores no Instagram, visando maior proteção de adolescentes.

🤑 Um juiz da Filadélfia permitiu que o America PAC de Elon Musk continue com seu sorteio de US$ 1 milhão para eleitores que , na verdade, escolhe apenas apoiadores de Trump como vencedores.

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

Apure, cara! (site, no seu tempo, em português)
como anda a apuração das eleições nos EUA

Hora do game (vídeo, 5 minutos, em português)
grátis, ainda por cima

A importância dos pequenos hábitos (post, 4 minutos, em português)
pare de menosprezar o possívell

“Se o ar não se movimenta, não tem vento; se a gente não se movimenta, não tem vida”  

Itamar Vieira Junior

O que achou da news de hoje? 🕵️

Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Somos o The BRIEF, uma newsletter diária e gratuita dedicada à tecnologia, mercado, comportamento e carreira. Estamos aqui desde 2017, ou quando isso tudo era mato, trazendo uma visão analítica e cheia de personalidade à sua caixa de entrada.