📰 É robô ou marionete?

robótica, humanos e vazamentos

18 de outubro

39 anos atrás a Nintendo levou o NES para a América. Foi no Nintendinho que a empresa lançou Mario 3, que é até hoje uma das melhores coisas dos videogames.

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

Nem tão autônomo

Tal qual acontece em ‘O Mágico de Oz’, o robô humanoide Optimus, estrela do recente evento da Tesla, era só uma ilusão. 

Embora tenha impressionado ao interagir com o público, há suspeitas de que parte dos movimentos contou com ajuda humana. Reportagens, como da Bloomberg, e vídeos em redes sociais sugerem que funcionários da Tesla controlaram algumas ações do robô remotamente, levantando dúvidas sobre sua autonomia.

Durante a demonstração, Optimus caminhou, conversou e até serviu bebidas, mas diferentes vozes e dicções nos robôs aumentaram a desconfiança. Além disso, o site Electrek identificou um possível dispositivo de controle manual. A Tesla não explicou o quanto das interações foi realmente autônomo, o que levanta questões sobre a transparência da empresa, especialmente para investidores.  

Tã-dã

Na tarde desta quinta-feira (também conhecida como “ontem”), a campanha #TUDUMNaLata, da Netflix, enfrentou problemas técnicos, frustrando os fãs que esperavam receber brindes exclusivos. Marcada para às 15h, a ação prometia distribuir latinhas com itens colecionáveis das produções originais do streaming. Porém, minutos antes do início, o site saiu do ar, gerando revolta entre os usuários.

Após a instabilidade, o site voltou com uma contagem regressiva de 30 minutos, adiando o início da corrida pelos brindes para 15h30. Enquanto isso, os usuários foram ao X (antigo Twitter) expressar sua insatisfação, com memes e críticas ao evento.

A hashtag #TUDUMNaLata rapidamente se espalhou, com comentários divertidos como "um tudum pra nenhum", refletindo a frustração de geral. Até o fechamento desta edição, a Netflix ainda não tinha se pronunciado oficialmente.

Hacked for life

Ahmed Salah, um dos líderes do grupo Anonymous Sudan, pode ser condenado à prisão perpétua nos EUA por liderar mais de 35 mil ataques cibernéticos. A informação foi divulgada pelo Departamento de Justiça dos EUA. 

Junto com seu irmão, Alaa Salah, ele é acusado de ataques DDoS contra alvos como OpenAI, FBI, e até hospitais, como o Cedars-Sinai Medical Center, que teve seu pronto-socorro paralisado por oito horas.

Os ataques causaram milhões de dólares em prejuízos e até desativaram o sistema de alerta de mísseis de Israel durante conflitos. A prisão dos irmãos aconteceu em março, quando seus equipamentos foram apreendidos. Ahmed pode pegar prisão perpétua, enquanto Alaa pode ser condenado a até cinco anos.

Falando nisso…

A Polícia Federal prendeu o hacker conhecido como USDoD, responsável por uma série de invasões de alto perfil, incluindo ataques ao FBI e à própria “duas letras”.

Detido em Belo Horizonte (MG), ele é suspeito de vazar informações de 80 mil membros da InfraGard, parceria entre o FBI e entidades privadas de infraestrutura crítica, além de ter roubado 2,7 bilhões de dados do National Public Data (NPD), afetando milhões de cidadãos norte-americanos.

O hacker também invadiu sistemas da Agência de Proteção Ambiental dos EUA e da Airbus. Monitorado pela empresa de segurança CrowdStrike desde 2022, USDoD utilizava outros apelidos e foi identificado após extensa investigação. Ele responderá por invasão de dispositivo informático, com pena agravada pela comercialização dos dados roubados.

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

✈️ O Google Flights lançou uma nova aba "Cheapest", que mostra opções de passagens mais baratas, mesmo com possíveis trocas de conveniência, como escalas mais longas ou aeroportos diferentes.

🖼️ O Instagram está testando uma "Social Library", onde usuários poderão acessar facilmente posts, Reels e conteúdos compartilhados ou curtidos em conversas e coleções, com opção de busca integrada.

🔨 O X evitou ser classificado como “gatekeeper" sob a Lei de Mercados Digitais da UE, após a Comissão Europeia concluir que a plataforma não tem impacto significativo no acesso de empresas aos usuários finais.

🤖 Os pais de um estudante em Massachusetts processaram o distrito escolar após seu filho ser punido por usar uma IA para completar um dever de casa, alegando que o uso de IA não era proibido no manual da escola.

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

AI sem AI AI AI (ebook, no seu tempo, em português) 
um relatório rápido e fácil de entender sobre o panorama da IA Generativa no Brasil 

Inovações na logística (vídeo, 3 minutos, em português)
sobre técnicas de segurança

As cidades seguras dos EUA (artigo, 5 minutos, em inglês)
como escolher uma cidade e os fatores para isso

“A genialidade é a capacidade de realizar aquilo que existe no pensamento.”

F. Scott Fitzgerald

O que achou da news de hoje? 🕵️

Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Somos o The BRIEF, uma newsletter diária e gratuita dedicada à tecnologia, mercado, comportamento e carreira. Estamos aqui desde 2017, ou quando isso tudo era mato, trazendo uma visão analítica e cheia de personalidade à sua caixa de entrada.