- The BRIEF
- Posts
- 📰 Lá vem o Drex (duas laje é triplex)
📰 Lá vem o Drex (duas laje é triplex)
26 de setembro, Quinta
Num dia assim, mas em 1969, uma banda de quatro rapazes britânicos lançou o que seria o último disco do grupo: Abbey Road.
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: Giphy
Drex, o destruidor
O Banco Central anunciou a segunda fase do projeto piloto do Drex, o “real digital”, com foco em testar serviços financeiros usando contratos inteligentes. A nova etapa, que vai até o primeiro semestre de 2025, inclui testes de privacidade e parcerias com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para avaliar ativos não regulados.
Com 13 temas selecionados, os testes envolvem grandes bancos como Bradesco, Itaú, Santander, Nubank e Inter. Entre os temas estão financiamento de operações de comércio internacional e transações com títulos públicos. O objetivo é avaliar a implementação e governança desses serviços.
O Drex, cuja versão final está prevista para 2025, permitirá transações instantâneas tokenizadas, como no Pix, com cada unidade valendo R$ 1.
Quem já aceitou o RSVP
Anaterra Oliveira, CTO da rede de saúdes Dasa, é a confirmada externa do Innovators Hive. Falando da Big G, Alex Freire, Elisa Kobayashi e Giovani Basan são alguns dos colaboradores que participarão do evento, compartilhando dados sobre a importância da nuvem neste mundão de bytes e bits e mostrar como já é possível utilizar ferramentas de inteligência artificial para melhorar o trabalho, reduzir custos e trazer insights cada vez mais relevantes. Você pode conferir mais detalhes aqui.
Ministra de assuntos de IA
A França nomeou Clara Chappaz como Ministra de Inteligência Artificial, cargo inédito no país, vinculado ao Ministério do Ensino Superior e Pesquisa.
A ex-CEO da Le French Tech anunciou sua nomeação no LinkedIn, destacando o compromisso da França em liderar a pesquisa em IA e posicionar Paris como um hub tecnológico global. Chappaz afirmou que sua missão será democratizar o acesso à IA, evitando exclusões digitais, além de promover a segurança cibernética contra fraudes e abusos online, como golpes e deepfakes.
A nomeação reflete a ambição do governo de Emmanuel Macron de transformar o país em referência na área, com investimentos de € 500 milhões em clusters de IA até 2030. Chappaz representará a França na Cúpula Internacional de IA, em fevereiro de 2025.
Defensor da liberdade?
O X (finado Twitter) divulgou seu primeiro relatório de transparência desde a compra por Elon Musk em 2022. O documento revela que, no primeiro semestre de 2024, a plataforma suspendeu 5,3 milhões de contas, mais que o triplo do mesmo período em 2022.
Além disso, mais de 10,6 milhões de postagens foram removidas ou sinalizadas por violar regras da rede, com destaque para discursos de ódio, abuso e conteúdos violentos.
Apesar de Musk defender a liberdade de expressão, a fuga de anunciantes preocupa. Empresas evitam se associar a conteúdos problemáticos, e o relatório parece ser uma tentativa de reconquistar anunciantes ao mostrar o esforço em combater publicações ofensivas. O X segue bloqueado no Brasil, aguardando liberação judicial.
TV Pirata
Um tribunal argentino determinou que o Google deve "desinstalar imediatamente" aplicativos relacionados ao IPTV Magis TV em todos os dispositivos Android no país. A ordem afeta smartphones, televisores e TV boxes.
Para quem não conhece, o Magis TV, popular na Argentina, é acusado de pirataria audiovisual e já estava fora da Google Play Store, sendo instalado de forma paralela pelos usuários. A decisão judicial também envolve o bloqueio de quase 70 domínios ligados ao serviço.
O caso foi movido pela Alianza, entidade que representa estúdios de TV paga na América Latina. No Brasil, medidas similares estão em andamento, como a recente Operação 404, que removeu 675 sites e 14 apps de streaming ilegais.
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
📸 O Google Fotos pode usar a IA Gemini para criar "memórias" narradas e personalizadas, com previsão de lançamento em dezembro, segundo código encontrado na versão 7.1 do aplicativo.
🎼 O Winamp lançou seu código-fonte completo no GitHub, permitindo que desenvolvedores colaborem no icônico player de mídia, quase 30 anos após seu lançamento.
🪢 A Meta adquiriu o domínio “Threads.com”, anteriormente de uma startup apoiada pela Sequoia, embora ainda não tenha esclarecido seus planos para a URL.
♾️ A Social Web Foundation, cofundada por Evan Prodromou, busca expandir o fediverso e melhorar o protocolo ActivityPub, com apoio da Meta e outras empresas.
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
Fotos premiadas de pássaros (artigo, no seu tempo, em inglês)
é só isso mesmo!
Operação Prato (podcast, 1 hora, em português)
chegou o primeiro episódio
Fazer amigos é difícil (artigo, 9 minutos, em inglês)
não é só pra você
A verdade é que a gente não faz filhos. Só faz o layout. Eles mesmos fazem a arte-final.
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Somos o The BRIEF, uma newsletter diária e gratuita dedicada à tecnologia, mercado, comportamento e carreira. Estamos aqui desde 2017, ou quando isso tudo era mato, trazendo uma visão analítica e cheia de personalidade à sua caixa de entrada.