- The BRIEF
- Posts
- 📰 O quinto beatle é robô
📰 O quinto beatle é robô
IA na música, óculos e chatbots
12 de novembro, Terça
É hoje o aniversário de um grande amigo nosso: o USB 3.0, que foi lançado oficialmente em 2008. Também é o dia em que percebemos que nessa semana tem feriado.
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: Giphy
With a little help from AI
Os Beatles estão oficialmente de volta... aos Grammys! A icônica banda britânica, que se separou quase 50 anos atrás, foi indicada em duas categorias da premiação de 2025 com sua “nova” música “Now and Then”.
Restaurada em 2023 com ajuda de IA, a canção concorre a Gravação do Ano ao lado de nomes como Beyoncé e Taylor Swift. E não para por aí: eles também disputam Melhor Performance de Rock, enfrentando bandas (não tão) modernas como Green Day e Pearl Jam.
A história de “Now and Then” é digna de filme: a demo foi gravada por John Lennon nos anos 70 e deixada para Paul e Ringo finalizarem, mas na época a tecnologia não conseguia isolar os vocais de Lennon com qualidade. Em 2021, o cineasta Peter Jackson conseguiu usar IA para separar os sons, dando a Paul e Ringo a chance de finalmente completar a faixa.
Ticket to ride
Amazon quer levar a tecnologia dos Echo Frames para o próximo nível — e os entregadores da empresa podem ser os primeiros a experimentar. Segundo fontes da Reuters, a gigante do e-commerce está desenvolvendo óculos inteligentes com display integrado para ajudar motoristas a encontrar endereços e até fotografar pacotes como prova de entrega.
A ideia é economizar aqueles preciosos segundos finais da entrega, aumentando a eficiência nos “últimos 100 metros”. Batizado de “Amelia”, o projeto enfrenta alguns desafios técnicos: a bateria precisaria durar um turno inteiro e os óculos ainda teriam que ser leves o suficiente para serem usados o dia todo. Sem contar que muita gente usa lentes corretivas, e a adaptação nem sempre é fácil.
Outro ponto? Boa parte da frota é composta por motoristas terceirizados, então a adesão ao gadget não é garantida. A aposta da Amazon no setor empresarial não é tão surpreendente, visto que as Echo Frames atuais tiveram vendas abaixo do esperado.
Let it be (free)
A rede social X (eterno Twitter) parece estar preparando uma “amostra grátis” do chatbot Grok, da xAI (que também é do Elon Musk). Após meses disponível apenas para assinantes Premium, o Grok agora pode ser testado por usuários gratuitos em algumas regiões, como Nova Zelândia, segundo o TechCrunch.
Por enquanto, a versão gratuita do Grok vem com algumas limitações: são 10 consultas a cada duas horas para o modelo Grok-2, e três análises de imagem diárias. Além disso, para usar o chatbot, o perfil precisa ter ao menos sete dias de existência e um telefone vinculado.
Lançado em agosto, o Grok já tem habilidades como geração e interpretação de imagens, tentando competir com nomes como ChatGPT e Gemini. A abertura para usuários gratuitos parece ser uma jogada da xAI para ampliar a base de testes e atrair novos investimentos – e talvez uma tentativa de alcançar a meta de valuation de US$ 40 bilhões.
HELP
A Anthropic, famosa por seu discurso de “ética e segurança em IA”, está causando um burburinho após firmar uma parceria com o setor de defesa dos EUA – movimento que soa como trocar o distintivo de “mocinho” por um colete militar.
Além disso, a parceria inclui a Palantir, empresa famosa (ou infame) por seu envolvimento com vigilância e desenvolvimento de sistemas militares de IA, como o Project Maven, criticado pela aplicação de IA no reconhecimento de alvos. A Anthropic até estabelece regras para o uso governamental, vetando, por exemplo, censura e desenvolvimento de armas. Ainda assim, o acordo levanta preocupações sobre a mistura de IA e defesa, especialmente quando se trata de modelos que, como todos os LLMs, podem confabular e gerar informações erradas.
A empresa, fundada em 2021 e criadora do sistema Claude, sempre se vendeu como a alternativa ética da IA, com sua abordagem “AI Constitucional”. Porém, com esse novo contrato, até os fãs de IA nas redes sociais estão surpresos.
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
🗺️ O Google Maps está testando novos ícones de veículos, oferecendo mais opções e até 8 cores para personalização, com lançamento inicial no iOS e previsão de chegada ao Android em breve.
🤖 Ainda no Google, a empresa está testando o app “Google Gemini” para iOS, oferecendo acesso direto ao Gemini Live, mas ainda disponível apenas em alguns países.
🚨 O criminoso online conhecido como “Rabid” foi condenado a 30 anos por explorar crianças em uma rede chamada “Sewer” no Discord, onde coagiu menores a se automutilarem e gravarem vídeos abusivos.
🗒️ O Bloco de Notas do Windows 11 recebeu nova função de IA chamada "Rewrite", que reformula textos selecionados em tom, estilo e comprimento.
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
Posso ser preso? (artigo, 6 minutos, em português)
o que acontece com quem sacou “dinheiro grátis” do nubank
Só os proibidões (vídeo, 8 minutos, em português)
brinquedos dos anos 90 que foram banidos do mercado, mas não da sua memória
Telas vs sono (vídeo, 7 minutos, em inglês)
tem como vencermos a batalha?
“It’s getting hard to be someone but it all works out“
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Somos o The BRIEF, uma newsletter diária e gratuita dedicada à tecnologia, mercado, comportamento e carreira. Estamos aqui desde 2017, ou quando isso tudo era mato, trazendo uma visão analítica e cheia de personalidade à sua caixa de entrada.