- The BRIEF
- Posts
- 📰 Na caça de espiões
📰 Na caça de espiões
segurança, finança e IA
7 de outubro, Segunda
70 anos atrás a IBM revolucionou ao colocar no mercado uma calculadora que usava transistores em vez de tubos de vácuo. O resto é história!
Ou ouça a versão em áudio da news👇
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: Giphy
Contraespionagem
A Data Privacy Brasil lançou o edital “Malhas Digitais”, com foco no desenvolvimento de projetos que detectem spywares. Em parceria com o Spyware Accountability Initiative, o programa oferecerá apoio financeiro e técnico para protótipos com orçamento de até R$ 50 mil.
A ideia é selecionar três iniciativas que combatam spyware de forma prática ou educativa, como o desenvolvimento de cartilhas. Podem participar organizações sem fins lucrativos, microempresas e MEIs, desde que apresentem justificativa de finalidade social. As inscrições vão até 31 de outubro de 2024.
Segundo a organização, spywares são uma ameaça crescente à soberania digital no Brasil, afetando desde cidadãos comuns até ativistas e jornalistas. O edital busca fomentar um debate sobre o tema e incentivar a criação de soluções inovadoras para proteger a sociedade civil. O Brasil, inclusive, é um dos países mais afetados por malwares no mundo.
Poder atômico
O Google está considerando a energia nuclear como alternativa para atender à demanda energética crescente dos seus data centers focados em inteligência artificial. Sundar Pichai, CEO da empresa, mencionou a possibilidade de investir em pequenos reatores nucleares modulares para reduzir as emissões de carbono e diminuir a dependência de fontes tradicionais.
A iniciativa visa ajudar o Google a alcançar a meta de zero emissões em todas as operações até 2030, o que se tornou mais desafiador com o aumento do uso de IA. Segundo um estudo recente, a IA generativa pode consumir até 33 vezes mais energia que aplicações comuns.
O Google também avalia outras energias limpas, como geotérmica e hidrogênio. Vale lembrar que outras gigantes, como Microsoft e Amazon, já estão investindo em energia nuclear nos EUA, reforçando a tendência de buscar soluções sustentáveis para operações de grande escala.
O dono do Iphone
A Apple conseguiu mais uma vitória na longa disputa judicial com a Gradiente pelo uso da marca "iPhone" no Brasil. A Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) negou o pedido da brasileira de anular o registro do nome pela gigante americana, afirmando que ambas as marcas podem coexistir.
O desembargador Wanderley Sanan Dantas considerou que, apesar de atuarem no mesmo segmento, as marcas possuem elementos visuais e nominativos distintos, o que evita confusão para o consumidor.
Em outro processo, a Apple tentou declarar a marca "G Gradiente Iphone" como caduca, mas o pedido foi invalidado por questões processuais. A disputa, iniciada em 2013, ainda deve ser decidida pelo STF, que atualmente tende a favorecer a empresa norte-americana. Enquanto isso, a briga pelo nome segue sem um vencedor definitivo.
Complicações na Terra dos Games
A Ubisoft passa por um momento delicado após o fracasso de “Star Wars Outlaws” e o adiamento de “Assassin’s Creed Shadows” para 2025. O impacto foi sentido no mercado, com a queda nas ações e a perda de mais de 50% do valor da empresa.
Isso levou a Tencent e a família Guillemot, principais acionistas, a considerarem tornar a Ubisoft uma empresa privada. Em paralelo, a AJ Investments, que possui menos de 1% de participação, sugeriu que a Ubisoft substitua o atual CEO, Yves Guillemot, e implemente cortes de custos para focar em suas franquias mais rentáveis.
Além disso, o fiasco de “Skull and Bones”, que teria custado até US$ 850 milhões, aumentou a pressão.
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
📽️ A Meta anunciou o Movie Gen, um modelo de IA generativa capaz de criar vídeos mais longos e personalizados, mas ainda distante de ser lançado ao público.
🔏 Grupos neonazistas estão migrando do Telegram para o aplicativo de mensagens criptografadas SimpleX Chat, parcialmente financiado pelo fundador do Twitter, Jack Dorsey.
📺 O YouTube acidentalmente baniu canais e contas por "práticas enganosas" devido a um bug, mas já começou a restaurar o acesso e conteúdos afetados.
✍️ A OpenAI lançou o “canvas”, uma interface para ChatGPT focada em projetos de escrita e codificação, permitindo edições diretas no conteúdo gerado e disponível inicialmente para usuários Plus e Teams.
Pensamentos de Segunda
♟️ Um computador pode vencer você no xadrez, mas não no jiu-jitsu… Por enquanto!
🧝 Qualquer coisa que você não saiba como funciona pode ser considerada mágica!
👶 Depois que você percebe que adultos bêbados se movimentam igual a bebês fica muito difícil ignorar esse fato!
🧻 Quanto mais o mundo fica digital, menos a humanidade sofre com uma de suas grandes ameaças: os cortes com papel sulfite.
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
O animal do cocô quadrado (quadrinhos, no seu tempo, em inglês)
uma história incrível e divertida
A Filosofia de Miyamoto (vídeo, 6 minutos, em inglês)
como trabalha um dos maiores gênios dos games
Agora tem Copilot no Zap (artigo, no seu tempo, em português)
e usar é bem fácil
“Quem sonha de dia tem consciência de muitas coisas que escapam a quem sonha só de noite”
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Somos o The BRIEF, uma newsletter diária e gratuita dedicada à tecnologia, mercado, comportamento e carreira. Estamos aqui desde 2017, ou quando isso tudo era mato, trazendo uma visão analítica e cheia de personalidade à sua caixa de entrada.