📰 Os pops em HD

instagram, modelos de linguagem e celular

29 de outubro, Terça

Hoje é um dia de aniversário de alguns itens que fizeram a história recente da tecnologia. São os 36 anos do Mega Drive, 21 anos da franquia Call of Duty e 15 anos da chegada do Android 2.0.

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

Só para os mais populares

Todo mundo que trabalha com redes sociais já deve ter notado isso: nem todo vídeo publicado no Instagram tem a mesma qualidade, ainda que tenha sido capturado por bons aparelhos. Acontece que a qualidade dos vídeos na plataforma depende da popularidade deles, segundo Adam Mosseri, chefe da plataforma. 

Em um AMA, ele explicou que vídeos com menos visualizações iniciais recebem um processamento mais básico, enquanto conteúdos populares passam por um “upgrade” gradual de qualidade. A lógica, diz Mosseri, é “mostrar o conteúdo da mais alta qualidade possível”, priorizando vídeos que geram mais interações.

Essa prática, no entanto, levanta dúvidas entre pequenos criadores. Embora Mosseri afirme que “o conteúdo importa mais que a qualidade”, na prática, vídeos populares acabam ganhando mais atenção e nitidez — um incentivo natural para quem já tem uma base de seguidores. Meta já havia sugerido esse modelo em 2021, ao admitir que o volume de uploads torna o processamento avançado inviável para todo o conteúdo.

Não é tão legal assim

Na semana passada, a Apple revelou seu mais novo trunfo: o “Apple Intelligence”, ou simplesmente, inteligência artificial nos iPhones. A expectativa era alta, mas a reação do público foi bem menos empolgante do que Cupertino esperava. 

O resultado? Um tombo bilionário nas ações da empresa. E o que realmente chamou a atenção não foi a IA, mas um simples botão físico para a câmera! 

Por que tanta indiferença? Especialistas apontam que o deslumbramento com a IA já ficou para trás — agora a expectativa é que ela realmente entregue algo produtivo. Apesar de ferramentas promissoras, como o modo Visual Intelligence (que reconhece ambientes e traz informações sem precisar de busca), muitos dos recursos apresentados, como emojis personalizados ou transcrições de chamadas, já existem em apps de terceiros e não parecem justificar o upgrade.

Prazo apertando

O Gemini 2.0, do Google, só deve chegar em dezembro. No entanto, parece que o desempenho do modelo novo modelo de linguagem não alcançou o nível esperado pela equipe liderada por Demis Hassabis, um problema que, ao que tudo indica, está afetando várias empresas no desenvolvimento de modelos avançados. 

A primeira versão do Gemini foi lançada em 2023, e a versão 1.5 estreou em fevereiro de 2024 com mais funcionalidades, incluindo janela de contexto expandida.

A ideia é que o Gemini 2.0 siga um modelo de liberação ampla, abrangendo desenvolvedores e usuários finais, talvez pelo aplicativo Bard e para assinantes da gemini.google.com. Este lançamento também pode coincidir com o lançamento do Projeto Astra, que adicionaria funcionalidades de câmera e visão ao Gemini Live.

A Nova Fronteira?

Os “modelos de mundo” são a última aposta no setor de IA, sendo desenvolvidos para aproximar o entendimento de máquinas ao nosso. A ideia? Criar sistemas capazes de “aprender” o funcionamento do mundo, formando representações complexas como nossos próprios cérebros fazem, mas a partir de dados. 

A inspiração vem de exemplos como um jogador de beisebol que prevê o trajeto da bola e reage antes mesmo que o estímulo alcance o cérebro – uma previsão quase intuitiva. Esse conceito, agora explorado por empresas como Google DeepMind e World Labs, promete impulsionar IA em áreas como previsão de eventos e controle autônomo de robôs. 

No entretenimento, modelos como o Sora, da OpenAI, já simulam interações e mundos virtuais, apontando para uma nova era de ambientes 3D gerados por IA para jogos e visualizações imersivas.

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

💉 O CFM lançará a plataforma Atesta CFM para combater fraudes em atestados médicos, tornando seu uso obrigatório em março de 2025 e garantindo autenticidade por meio de QRCode e segurança digital.

🤖 A Open Source Initiative (OSI) lançou o OSAID 1.0, uma definição oficial de IA open source para facilitar a transparência em projetos no setor, exigindo acesso aos dados e códigos de treinamento.

🚜 Enquanto cada vez mais empresas estão apostando em automação na agricultura, pequenos agricultores e trabalhadores temem a substituição de empregos e desafios com a adaptação às máquinas.

🛫 A American Airlines realizou seu voo mais longo, de Dallas a Brisbane, Austrália, percorrendo 13.000 km em 15 horas e 44 minutos.

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

O que mudou? (artigo, 5 minutos, em português)
as novidades do iOS 18.1

Guia de reciclagem (post, no seu tempo, em português)
um post antigo, mas que nunca sai de moda

Linguagem e cultura (artigo, 10 minutos, em inglês)
a história de gêmeos e sua comunicação particular

“Acredito que os seres humanos nascem primeiro e recebem passaportes depois.”

Alfonso Cuarón

O que achou da news de hoje? 🕵️

Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Somos o The BRIEF, uma newsletter diária e gratuita dedicada à tecnologia, mercado, comportamento e carreira. Estamos aqui desde 2017, ou quando isso tudo era mato, trazendo uma visão analítica e cheia de personalidade à sua caixa de entrada.