- The BRIEF
- Posts
- O ChatGPT não rouba empregos
O ChatGPT não rouba empregos
Problemas financeiros dos EUA mascaram a falsa ideia de que a IA é um bicho-papão.

3 de novembro, segunda-feira
Esta segunda-feira, 3 de novembro, é o dia de celebrar o poder de escolha, o Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher no Brasil! A data marca a luta que fez as mulheres saírem do papel de coadjuvante na política para se tornarem protagonistas. O direito foi garantido pelo Código Eleitoral, promulgado em fevereiro de 1930, e posteriormente pela nova Constituição de 1934. Muuuuitas mulheres brasileiras lutaram pelo direito de voto e aqui nessa matéria do nosso parça Mega Curioso você conhece quatro delas!
⚡ O QUE VOCÊ VAI VER?
O ChatGPT não rouba empregos - matéria principal do dia
De olho no TecMundo - matérias direto do nosso grande irmão
Don’t leave, just read - notícias importantes pra ler rapidinho
O chefão da Nvidia implora pelos chips Blackwell
Espionagem chinesa no Wi-Fi doméstico?
A Netflix quer as joias da coroa da Warner
O chefão da Samsung flagrou a concorrência!
Pensamentos de segunda - insights questionáveis, porém mind blowing!
Frase do dia - para refletir, concordar, discordar e compartilhar
Recebeu a news de um amigo? |
IA & MERCADO
O CHATGPT NÃO ROUBA EMPREGOS

Imagem: Giphy
Por Felipe Vidal
Desde a ascensão da IA generativa a partir de 2022 e a expansão desses recursos nos últimos meses, o medo de todo trabalhador é se ele vai ou não ser substituído por um robô. Embora inúmeros especialistas e empresas tenham opiniões bem divergentes sobre isso, um economista pode ter desmistificado que o ChatGPT virou um ladrão de empregos.
Tudo começou quando um gráfico começou a circular na internet, sugerindo que desde o lançamento do ChatGPT em novembro de 2022, o número de vagas de emprego caiu dramaticamente. Em contrapartida, o índice de ações S&P 500 subiu exponencialmente a partir desse período.
A relação entre ambos, embora possa parecer muito bem embasada, não reflete necessariamente a realidade. Pelo menos, isso é o que diz o economista Derek Thompson em seu Substack, onde publicou uma análise detalhada do gráfico e spoilers: a culpa não é da inteligência artificial.
👃🏼 FEDeu
A medida que o ChatGPT se tornou uma febre, o gráfico explica que as vagas de emprego caíram 30%. Nesse mesmo recorte, o S&P 500 teria subido em torno de 70%. Em um olhar raso, é muito simples interpretar que a IA bombou, as empresas começaram a ganhar dinheiro, e foram gradualmente reduzindo ofertas de emprego. Mas não é bem assim.
Para Thompson, o grande problema foi a política monetária do Federal Reserve (FED), o banco central dos EUA. Acontece que em março de 2022 o país atingiu um pico de 11,5 milhões de vagas de emprego, então o FED começou a aumentar as taxas de juros para combater a inflação e resfriar a economia.
O resultado dessa brincadeira é que o mercado ficou mais instável, porque os juros nas linhas de crédito e empréstimo aumentaram. Isso fez com que o investimento e atividade econômica de milhares de empresas diminuíssem, e paralelamente a isso as contratações de emprego caíram.
Esse economista também aponta que as políticas tarifárias e de imigração da nova administração Trump contribuem para esse resultado. Por mais que essas sejam ações bem mais recentes, é possível que isso esteja reduzindo o crescimento da força de trabalho, limitando a criação de empregos no país norte-americano.
🫵🏼 Apontaram o dedo na cara da IA
Como se a análise de Thompson já não fosse interessante, a cereja do bolo está nos setores mais afetados por essa movimentação. Tecnologia, você pode pensar, mas não. Os setores mais afetados são os de manufatura, construção e extração de energia, que acabam sendo mais sensíveis aos juros altos.
A categoria de informação e tecnologia, a famosa TI dos programadores etc., foi a que teve o menor declínio no número de vagas. Isso é uma resposta direta para quem pensava que a IA estava justamente substituindo trabalhadores desses segmentos.
A IA eventualmente vai substituir algumas profissões? Vai. Mas não dá para interpretar qualquer dado como quiser e achar que está tudo certo.


👀 DE OLHO NO TECMUNDO (o grande irmão)
Clube de Membros – TecMundo lança Clube de Membros no YouTube com benefícios especiais.
Infinix Note 50S PUBG Mobile – Conheça o novo smartphone gamer da marca.
Neo – Robô humanoide para uso doméstico é lançado por US$ 20 mil.
Enviar e receber mensagens – WhatsApp finalmente deve ganhar app próprio para Apple Watch.
Mensagens interceptadas – Comando Vermelho queria drone com câmera térmica para monitorar policiais.
Instâncias redundantes – Bug bizarro do Windows 11 faz Gerenciador de Tarefas duplicar.
🏃♀️ ️ DON'T LEAVE, JUST READ (pra ler rapidinho)
🙏🏼 O chefão da Nvidia implora pelos chips Blackwell
O CEO da Nvidia, Jensen Huang, afirmou que ainda tem esperanças de que o presidente Donald Trump autorize a venda dos chips de IA Blackwell para a China. A Nvidia já criou uma versão menos potente, mas aguarda a decisão de Trump, que tem usado a tecnologia como peça central na tensão comercial entre os dois países.
Huang defende que a exportação dos chips para o mercado chinês é o melhor para ambos, mas a China tem desincentivado a compra de produtos Nvidia, focando em produtores locais como a Huawei. Leia mais.
⚠️ Espionagem chinesa no Wi-Fi doméstico?
A TP-Link, líder em roteadores domésticos, está na mira do governo americano: cinco agências federais dos EUA — incluindo as de Defesa e Segurança Nacional — estão apoiando a proposta de banir a venda dos seus produtos no país. A acusação é que a empresa, de origem chinesa, representa um risco à segurança nacional por supostamente ter laços com o governo de Pequim e poder usar os aparelhos para coletar dados sensíveis.
A TP-Link, no entanto, nega as acusações, alegando ser uma empresa americana e que o banimento prejudicaria o próprio mercado dos EUA. Leia mais.
🎬 A Netflix quer as joias da coroa da Warner
A Netflix deu o start na disputa pela Warner Bros. Discovery ao contratar o banco Moelis & Co. para avaliar os valores de uma possível oferta. A empresa de streaming está ativamente de olho em adquirir, pelo menos, partes do conglomerado, como o estúdio de cinema, a DC Comics e a HBO Max.
Embora o CEO da Netflix diga que prefere "construir a comprar", a chance de abocanhar conteúdo premium é grande, acirrando a briga com outros interessados, como a Paramount Skydance e a Comcast. Leia mais.
😅 O chefão da Samsung flagrou a concorrência!
O presidente da Samsung, Jay Y. Lee, não perdeu a oportunidade de fazer uma piada durante o evento GeForce Gamer Festival da Nvidia, em Seul. Ao notar a plateia gravando o momento com seus celulares, ele brincou: "Por que há tantos iPhones aqui?".
A provocação, feita em tom descontraído, ocorreu justamente enquanto a Samsung e a Nvidia se reaproximavam, após farpas anteriores, com planos da sul-coreana de usar mais de 50 mil GPUs da Nvidia em sua nova fábrica de IA. Leia mais.
🤔 PENSAMENTOS DE SEGUNDA (voltamos para sua alegria!)
💔 Tudo que eu gosto é caro, engorda ou visualiza e não responde.
🎞️ Nunca julgue um livro pelo filme.
🏦 O banco é um lugar que vai te emprestar dinheiro se você provar que não precisa.
😮 Toda regra tem uma exceção. Esta regra não é exceção.
😡 Você não odeia pessoas que respondem às próprias perguntas? Eu odeio!

Imagem: Giphy
A IA não substituirá os humanos, mas aqueles que usam IA substituirão aqueles que não a usam.
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Somos o The BRIEF, o briefing diário de inovação, tecnologia e negócios com inteligência e personalidade pra quem precisa estar por dentro de tudo sem perder tempo e o bom humor. Uma criação original do TecMundo.