- The BRIEF
- Posts
- O hype do vibe coding
O hype do vibe coding
Criar apps com IA ficou fácil. Difícil é transformar os MVPs em negócios reais


30 de julho, quarta-feira. De novo.
Em 30 de julho de 1971, os astronautas da missão Apollo 15 se tornaram os primeiros a usar um Lunar Rover (o jipinho lunar) para explorar a superfície da Lua! Pense na emoção de dirigir um veículo em outro planeta, coletando amostras e descobrindo paisagens nunca antes vistas pelo homem!
⚡ O QUE VOCÊ VAI VER?
O hype do vibe coding - matéria principal do dia
Frase do dia - para refletir, concordar, discordar e compartilhar
Recebeu a news de um amigo? |
TECNOLOGIA & CARREIRA
O HYPE DO VIBE CODING

Imagem: Giphy
Nos últimos 12 meses, vimos surgir uma leva de criadores que, com a ajuda de ferramentas como n8n, Cursor, v0.dev e Claude Code, passaram a construir apps inteiros usando inteligência artificial, mesmo sem ter uma formação na área. O movimento foi tão forte que ganhou até nome próprio: Vibe Coding.
O problema? Muita gente aprendeu a montar o quebra-cabeça já pronto, mas não aprendeu a desenhar cada uma das peças.
💡 A lacuna entre montar e sustentar
E como diz o ditado: um dia a conta chega. Segundo algumas pesquisas, cerca de 90% das startups falham antes de completarem cinco anos, e 42% dos SaaS nem chegam a decolar por falta de demandas reais, e alguns até mesmo estacionam na etapa de encontrar o fit entre o produto e o mercado a ser trabalhado.
O fato é que as ideias até que são boas, mas a execução promete tudo e acaba não entregando nada. Conectar APIs sem pensar em escalabilidade, criar agentes sem lógica de fallback, usar banco sem entender de estrutura... No fim das contas, quando a base treme, não tem low-code que segure.
⛪️ A gente conta o santo que faz o milagre, sim
As comunidades de ticket baixo são ótimas pra dar os primeiros passos, e existem vários bons exemplos no Brasil.
Mas a questão é que, quem já utiliza o Vibe Coding, seja com produto ou com serviço, precisa de um nível de suporte especializado, com mentoria técnica, direcionamento de arquitetura e visão de negócio.
Nesse sentido, a gente tem refrescos pra compartilhar: a Curling já desenvolveu produtos como Skip e DBExpert, que sustentam sistemas de IA com uso real em empresas. Agora, a marca está formando uma comunidade high ticket, focada em quem já tá um nível acima nesse jogo.
Com o Expert, você tem acesso a mentoria semanal técnica, grupos de estratégia e tech (aqueles de nível alto mesmo), acesso a Skip + DBExpert + Codando Sem Codar, conteúdos avançados de integração com n8n, Cursor, entre outras, escalabilidade e IA aplicada e o melhor: só entra quem realmente tem fit.
O primeiro passo pra começar a desfrutar de tudo isso é preencher o formulário neste link. De nada.
Qualquer um consegue escrever códigos que um computador entende. Bons programadores criam códigos que humanos conseguem compreender.

O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Somos o The BRIEF, o briefing diário de inovação, tecnologia e negócios com inteligência e personalidade pra quem precisa estar por dentro de tudo sem perder tempo e o bom humor. Uma criação original do TecMundo.