- The BRIEF
- Posts
- 📰 O mundo quase normal
📰 O mundo quase normal
crowd, treta na entrega e privacidade
23 de julho, Terça
Durante o ano a gente comemora — talvez mais de uma vez — o Dia do Amigo. Mas hoje é o dia do Amiga, aquele PC da Commodore que foi introduzido no mercado em 1985 e ajudou a construir a história da tecnologia pessoal.
Ou ouça a versão em áudio da news 👇
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: Giphy
O Retorno das Máquinas (Quase)
Depois do apagão cibernético da última sexta-feira (19), que afetou 8,5 milhões de dispositivos Windows, a CrowdStrike anunciou que um "número significativo" desses aparelhos voltou à vida. Mas não divulgou números específicos — a transparência parece ter caído junto com os sistemas.
A Microsoft lançou uma ferramenta de recuperação que pode ser baixada no site de suporte da empresa, junto com um tutorial. Basta um pendrive e um pouco de fé para ressuscitar seu computador. O CEO da CrowdStrike expressou gratidão aos times de TI, enquanto todos se perguntavam se ele estava comendo pipoca assistindo ao caos.
Aeroportos, bancos e outros serviços essenciais foram os principais afetados, com destaque para companhias aéreas que voltaram a usar métodos quase paleolíticos de registro. Enquanto isso, a infame tela azul da morte continua seu reinado de terror cibernético.
Agora cabe todo mundo
Finalmente chegou uma versão do BYD Dolphin Mini homologada para cinco passageiros. A mudança? Nenhuma no visual ou no desempenho. Com preço de R$119.800, só R$4 mil a mais que a versão de quatro lugares, ele mantém o motor de 75cv e a bateria de 38,8kWh, garantindo até 280km de autonomia.
Ainda se pergunta o que mudou? Além do espaço extra, o modelo ganhou câmeras 360º. No mais, são os mesmos faróis Full LED, seis airbags, central multimídia giratória de 10,1 polegadas e carregador por indução.
O Dolphin Mini é sucesso no Brasil: em abril, vendeu mais que o Toyota Corolla e forçou o Kwid E-Tech a baixar de preço. A BYD planeja fabricá-lo em Camaçari, junto ao SUV híbrido Song Pro.
Lar-gato
Quem nunca fez uma compra online e recebeu o produto errado por engano? Mas e se esse “produto” for uma lagartixa enorme? Foi o que rolou com a Sofia Serrano, uma jovem de Medellín, teve uma surpresa pra lá de exótica ao comprar uma air fryer na Amazon.
Junto com o eletrodoméstico, ela recebeu nada menos que um lagarto. Segundo Sofia, o pedido foi feito na Amazon dos EUA. “Minha empregada abriu a sacola e, depois de guardar tudo, percebeu o réptil dentro”, contou ela. Sem coragem para lidar com o visitante inesperado, chamaram profissionais para ajudar.
O lagarto, agora batizado de “Yepeta”, ganhou até água para se recuperar da viagem. “Desbloqueei um novo medo”, brincou Sofia no TikTok. Apesar da zoeira, a Amazon não deu soluções além de um reembolso e devolução, o que não ajudou muito, considerando os custos de envio dos EUA. Até agora, a Amazon não se manifestou sobre o caso, deixando Sofia sem saber o que fazer com seu amigo escamoso.
Privacidade x liberdade
A rede social X (antes conhecida como Twitter), está testando uma função de privacidade inovadora: os usuários poderão decidir se outras pessoas podem postar links nas respostas às suas publicações. Uma simples caixa de seleção permitirá essa escolha, assim como já se define quem pode comentar nas postagens.
A ideia é clara: combater spams e reduzir a quantidade de robôs na rede social. Além disso, a função pode frear aqueles que aproveitam postagens de alto engajamento para promover seus próprios conteúdos ou vaquinhas virtuais.
Porém, a função já enfrenta críticas. Alguns usuários temem a limitação no compartilhamento de links úteis e na capacidade de desmentir postagens falsas. Com isso, a única ferramenta restante para combater desinformação seria as Notas da Comunidade, que dependem da participação ativa dos usuários.
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
O Banco Central adiou para junho de 2025 o lançamento do "PIX Automático", que permitirá agendamento de pagamentos recorrentes, mantendo o lançamento do "PIX Agendado Recorrente" para outubro deste ano.
A China se livrou muito do apagão cibernético da semana passada. Como? Uso mínimo do CrowdStrike, e dependência de gigantes tecnológicos domésticos como Alibaba e Tencent.
O Pentágono quer gastar USD 141 bilhões para deixar-nos mais perto de uma extinção global, ao modernizar silos de mísseis intercontinentais, apesar de críticas sobre seus altos custos, inutilidade e riscos catastróficos.
A União Europeia notificou a Meta que seu modelo de "pay or consent" para Facebook e Instagram pode violar leis de proteção ao consumidor e deu até setembro para propor mudanças ou enfrentar multas.
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
brought to you by
Faculdade total flex! (site, no seu tempo, em português)
conheça os cursos de graduação que se encaixam em qualquer rotina.
O último Plano (podcast, no seu tempo, em português)
os bastidores da criação do Plano Real entre 1993 e 1994
Criativos por 4 dias (artigo, 9 minutos, em inglês)
argumentos pró e contra a redução das jornadas
Cachorros e solidão (artigo, 5 minutos, em português)
saiba quanto tempo seu doguinho pode ficar sozinho em casa
“Ou você embarca na inovação ou você não sobrevive”
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Já diziam os sábios: informação deve ser compartilhada, assim como esta newsletter e um bom cafezinho.
Pensando nisso, e atendendo a pedidos da nação briefer, lançamos o 🥁🥁… Programa de Recomendação 🎉
☕Como funciona? Basta indicar o The BRIEF para 10 pessoas reais, que deverão se inscrever na news (claro). Feito isso, você ganhará a nossa caneca exclusiva.
“Ah! Mas o que eu digo para convencer a galera?”.
🗣️É só dizer que falamos todos os dias sobre tech-business-comportamento com uma visão analítica e cheia de humor. Tudo isso de graça.
Obs.: enviamos somente para endereços no Brasil e apenas quem fizer a indicação receberá o prêmio.
A contagem da indicação só começa a valer após clicar no botão abaixo. Bora começar?
Somos o The BRIEF, uma newsletter diária e gratuita dedicada à tecnologia, mercado, comportamento e carreira. Estamos aqui desde 2017, ou quando isso tudo era mato, trazendo uma visão analítica e cheia de personalidade à sua caixa de entrada.