- The BRIEF
- Posts
- 📰 O que é padrão?
📰 O que é padrão?
cama, pressão estética e novo gemini
15 de maio, Quarta
Tínhamos agora dias de vida quando descobrimos que o sonho da cama de casal própria é um hábito recente na história moderna. Antes, o padrão era dividir o móvel em todas as situações da vida. Admiramos o desapego.
Perdeu a news de ontem? Ouça aqui
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: Giphy
Dieta rica?
O boom dos remédios para emagrecer não é novidade para ninguém. Em um mundo com 1 bilhão de pessoas obesas, cerca de 12,5% da população global, é até esperada a busca pelos medicamentos.
A onda mais recente vem dos nomes comerciais Ozempic — fabricado originalmente para tratamento de diabetes — e Wegovy.
💊Esses remédios imitam hormônios intestinais naturais, afetando o metabolismo e a sensação de saciedade. Mesmo com preços altos, causados pela fabricação cara e demorada, eles estão se esgotando nas prateleiras.
Um usuário explicou ao Wall Street Journal, por exemplo, que não há esforço para perder peso com esse tipo de remédio.
As farmacêuticas, por sua vez, deitam e rolam no crescimento do mercado, que pode ultrapassar os USD 150 bilhões dentro da próxima década, de acordo com o Goldman Sachs.
Dinamáquina
O principal beneficiado dessa história é um pequeno país europeu: a Dinamarca, lar da Novo Nordisk, fabricante do Ozempic. A empresa se tornou a mais valiosa do continente e chegou ao valor de mercado de USD 570 bilhões.
Ozempic também tem sido chamado de “canetinha” devido ao seu formato. Fonte: Getty
No ano passado, os impostos da farmacêutica renderam USD 2,3 bilhões aos cofres públicos, aumentando a economia nacional em 2% e criando milhares de empregos. E há mais vagas no horizonte.
Esse interesse todo não vem do nada: experts associam o crescimento a publicações de uma galera rica e famosa nas redes sociais, que reforça um padrão ainda mais magro, moda da década de 1990 e metade dos anos 2000.
“A atividade nas redes sociais que documenta a perda de peso transformadora, juntamente com o estabelecimento de uma cobertura segura e acessível mais rápida do que o previsto, ajudou a impulsionar a procura de medicamentos para a obesidade para além das nossas expectativas.”
Hits do passado
A corrida pelos remédios, porém, pode afetar pacientes de diabetes, seja pelo preço, que pode chegar a USD 1 mil por mês, ou pela falta dos remédios nas farmácias.
Ainda nessa onda, medicamentos antigos e de nomes estranhos - com resultados similares e efeitos colaterais diferentes -, tiveram seu comeback.
Semaglutida e tirzepatida são os princípios ativos mais usados entre os remédios novos. Bupropiona e fentermina estão entre os antigos mais procurados.
📈Segundo a Epic Research, as taxas de prescrições duplicaram de 2017 para cá, só nos EUA. Entre 2022 e 2023, o número aumentou 25%.
Mesmo que seja um desejo de saúde (quando necessário de verdade) ou visual, é preciso se atentar aos efeitos colaterais. Alguns experts veem a tendência pela medicalização excessiva de algo que deve ser feito com tratamento estrutural.
Moda cíclica e estética Ozempic
Essa pressão estética, em específico, está em alta após alguns anos de busca pela aceitação do corpo e enfrentamento a certos padrões de beleza. O retorno da temida calça de cintura baixa (hit nos anos 2000) é um reflexo do boom pela magreza.
Outro indício dessa tendência foi a presença de Kim Kardashian no Met Gala 2024, em que ela apareceu com uma cintura absurdamente fina (e com aparente dificuldade de respirar), moldada por um corpete.
Kim Kardashian with blue lips, barely able to breathe due to extreme corseting at #MetGala. Extreme corseting is an S/M practice, but is KK consenting? And should she be? This extreme look sends all kinds of wrong messaging.
— Victoria Brownworth (@VABVOX)
10:17 AM • May 7, 2024
Enquanto isso, o mercado vive uma espécie de triagem entre marcas que fizeram campanhas inclusivas apenas pelo natural money e aquelas comprometidas com a causa.
O que é padrão?
Mesmo servindo para mostrar os efeitos negativos da pressão estética, as redes estimulam padrões inalcançáveis. Nessa salada nada saudável, encontra-se a inteligência artificial.
O impacto da tech na concepção de beleza faz parte de uma nova campanha da Dove, que se destaca entre as marcas que não voltaram ao culto ao magro. A peça remete a outra campanha de cerca de 20 anos, que mostrava o excesso de manipulação de imagens em anúncios de beleza.
Hype tech
Agora, ela escancara o que os robôs generativos entendem como belo e reforça a promessa de não usar tais imagens.
A campanha surgiu após um estudo global, encomendado pela marca da Unilever. A pesquisa descobriu que 39% das mulheres sentem pressão para modificar a aparência por causa do que veem na internet, mesmo sabendo que se trata de fotos falsas ou geradas por IA.
E qual a relação disso com o hype de uso de remédios para emagrecer? Absolutamente tudo.
🚨Boletim Brifão - Rio Grande do Sul
Em entrevista à Globo News, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, informou ontem (14) que o governo federal vai instalar uma autoridade federal no RS até o fim da catástrofe. O plano é ter um coordenador para reconstrução do estado, avaliada em R$ 19 bilhões pelo governador Eduardo Leite.
Deve também ser votado com urgência um projeto de lei complementar que suspende por 3 anos o pagamento da dívida do estado com a União — embora Leite não tenha considerado a medida suficiente para resolver os problemas.
A Receita Federal também estendeu o prazo para os MEIs gaúchos entregarem a declaração anual. Agora, eles têm até 31 de julho, enquanto o restante do país mantém o limite de 31 de maio.
Além disso, aqueles em áreas de calamidade pública têm até 31 de agosto para enviar a declaração do Imposto de Renda.
Outros links
Arroz: RS é o maior produtor nacional (70%). Porém, não há necessidade de preocupação, pois 84% das lavouras foram colhidas.
Deixamos no sábado um guia de para doações, pois ajudas são essenciais.
IA
Gemini x omini
Um dia depois de a OpenAI mostrar as novidades do GPT-4o (omini), a Google prometeu revolucionar (ou quem sabe até “salvar”) sua plataforma de busca com a integração do Gemini.
Durante o evento Google I/O, realizado ontem (13), a big tech revelou que o novo sistema agora permite consultas mais complexas, incluindo vídeos e imagens, em uma interação mais “humana”.
A IA personalizada do Gemini não apenas deve agilizar o processo de busca como também organizar resultados de maneira mais eficiente, oferecendo aos usuários respostas e resumos automatizados. O resultado? Uma experiência mais direta e intuitiva.
Além disso, a Google está expandindo os horizontes do Gemini com a versão “Live”, que interage em tempo real e até mesmo interpreta imagens.
No rolê ainda teve uma ferramenta de busca de fotos, como mostrado pelo chefão Sundar Pichai:
Mercado e negócios
Dança das cadeiras
A AWS, gigante do setor de computação em nuvem, anunciou uma mudança significativa em sua liderança: Adam Selipsky, atual CEO da divisão, deixará o cargo no dia 3 de junho, sendo substituído por Matt Garman, conforme um e-mail vazado do CEO da Amazon, Andy Jassy.
Com quase 18 anos de casa, Garman é um veterano na AWS, em que gerenciou setores de vendas, marketing e serviços globais.
Sob a gestão de Selipsky, a firma não apenas cresceu em receita — salto de 17% no último trimestre, alcançando USD 25,04 bilhões —, mas também se destacou na rentabilidade, representando 62% do lucro operacional da Amazon.
Produto
You’re fired!
A Meta anunciou o fim do Workplace, sua versão empresarial do Facebook, que competia com ferramentas como Slack e Teams. O serviço será encerrado aos poucos até agosto de 2025, mas continuará operacional até lá para facilitar a transição dos clientes. Os dados ficarão acessíveis até o final de maio de 2026.
Em seu auge, em maio de 2021, o Workplace contava com 7 milhões de assinantes pagos. A ideia da big tech é se concentrar no desenvolvimento de tecnologias de… Adivinha só? IA e metaverso, áreas que considera cruciais para o futuro do trabalho.
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
🎮Hermen Hulst e Hideaki Nishino foram nomeados CEOs da divisão de jogos da Sony PlayStation. Hulst deve se focar em software e Nishino em hardware, após a aposentadoria de Jim Ryan.
🚫Guerra tech: Biden aumentou os impostos sobre veículos elétricos chineses em 100% e impôs novas tarifas sobre chips de computador, células solares e baterias de íon-lítio.
🧴A Natura&Co registrou prejuízo líquido de quase R$ 1 bilhão no primeiro trimestre.
👋Elon Musk voltou atrás e está recontratando alguns membros do time de Superchargers da Tesla que tinham sido demitidos.
🧙♂️Semana agitada para os fãs do J.R.R. Tolkien: saiu o trailer da segunda temporada de Os Anéis do Poder e uma versão LEGO da torre de Barad-dûr.
Resultado da nossa enquete: Você já considerou trabalhar pra uma firma gringa sem sair do BR?
93,3% briefers afirmaram que sim - o que reforça essa tendência no mundo do trabalho.
Vocês são demais e deixaram altos comentários sobre o assunto (adoramos). Algumas pessoas inclusive informaram que já trabalharam dessa forma, estão atuando para firmas gringas e até sairiam do país por algo melhor.
Destacamos estas duas observações de pessoas diferentes:
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
como empresas que não lucram continuam na ativa (vídeo, 10min, em inglês)
essas firmas são chamadas de ‘zombies’ na terra do hambúrguer
como elogiar sem parecer um puxa-saco (leitura, 5min22, em português)
até porque uma carga de positividade faz bem para qualquer pessoa
uma catástrofe aconteceu e agora? (guia, no seu tempo, em português)
doc que ajuda as empresas a organizarem demandas e se posicionarem em momentos difíceis, como o que está rolando no RS
25 dicas de como fazer pesquisa no google como expert (leitura, min, em português)
material útil não só para suas estratégias como também para outras pesquisas
A verdade não muda de acordo com nossa capacidade de suportá-la.
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |