📰 Mais vigiado que o BBB

lisa, óculos e IPO

19 de janeiro, Sexta 

E bora falar da Apple: foi neste dia, mas em 1983, que a fabricante de PCs lançou a Lisa, máquina que ficou famosa por dois motivos: 1) ter o nome da filha mais velha de Steve Jobs; 2) ser uma das primeiras máquinas a ter uma interface gráfica e mouse – antes, todos os comandos eram feitos por teclado. Olhando para o equipamento, dá para se ter uma ideia do quão rápido a indústria evoluiu. Ainda bem. 

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

Lente que tudo vê 

Enxergar bem em 2024 vai além de ter olhos perfeitos ou colocar o grau certo. E essa promessa está nos óculos inteligentes, como Ray-Ban da Meta e Spectacles, do Snapchat, que devem se tornar mais populares neste ano. 

Para quem ainda não sacou, não estamos falando sobre os ̶t̶r̶a̶m̶b̶o̶l̶h̶o̶s̶ headsets de realidade mista ou virtual. Mas, sim, de modelos similares a óculos convencionais. A integração de inteligência artificial nesse caso faz parte da visão computacional para que essas máquinas “enxerguem” tudo ao seu redor.  

Tecnologia que vai convergir com a computação espacial, permitindo que os usuários tenham integrações entre robôs, drones, assistentes virtuais e outros dispositivos. 

Trabalho em grupo 

Com 51% de participação no mercado, a chinesa Xreal vem apostando na parceria com várias empresas para desenvolver o seu próprio óculos de realidade aumentada.

Dentre elas está a BMW, que busca alcançar motoristas, auxiliando-os por meio de lentes inteligentes. A Qualcomm também faz parte da iniciativa, estudando modos de adicionar chipsets e aproveitar a capacidade da rede 5G nos gadgets. 

Seu modelo mais avançado, o Xreal Air 2 Ultra foi recentemente exibido na CES, em Las Vegas. Porém, a empresa já comercializava outras versões da mesma linha, com preços que variam entre USD 299 e USD 449.  

Eles prometem alta integração com qualquer equipamento, além de imersão em vídeos, streaming e games. 

Óculos Xreal Air 2 Ultra tem computação espacial e permite experiência imersiva 3D. Fonte: Xreal/reprodução.

Entregando ibagens e métricas 

Mas nem só de conteúdo e jogos esse universo é feito: outros modelos de wearables apresentados na CES incluíam o canadense MindLink Air, que funciona com controle de voz e como um “rastreador fitness para o cérebro”. 

Já o Spacetop promete ampliar o conceito de estação de trabalho: conta com um teclado e óculos que, juntos, criam um computador com multitelas gigantes. 

Uma pesquisa da consultoria PwC enviada ao Brifão prevê que até 2030 o metaverso gere USD 800 bilhões em receitas globais. O avanço virá do “5G e inovações em óculos de realidade virtual, somados a mudanças no comportamento dos consumidores, que têm estado mais familiarizados e curiosos sobre esse tipo de ambiente virtual”, estima a empresa. 

Li e aceito 

Os modelos indicados nesta edição também resolvem problemões enfrentados pelos headsets de VR/AR, como tamanho, peso e formato. Por outro lado, a questão da privacidade segue como um alerta. O Ray-Ban da Meta é o exemplo mais gritante nessa história: seu design é idêntico ao de óculos convencionais; o que mudam são câmeras instaladas nas laterais.  

Tio Mark defende que isso é resolvido com uma luz de LED embutida, que pisca durante o registro de fotos e se mantém acessa durante gravação de vídeos. No entanto, nem todo mundo consegue prestar atenção nesse detalhe, né?  

Claro, isso não é um problema exclusivo dos óculos: embora, não sejamos participantes do BBB, convivemos com câmeras nos vigiando o tempo todo. 

Mas não vamos negar que esse é um indicativo de um futuro ainda mais bizarro. E aí, vai aderir à tech? 

⬆️⬇️Up or down? 

O Reddit, um dos últimos bastiões da ~internet das antigas~, está planejando estrear na bolsa em março, após adiar o movimento por três anos. Caso o boato se concretize, esse deve ser o primeiro grande IPO de uma rede social desde o Pinterest, em 2019, em meio à atual e feroz competição por dólares publicitários com TikTok e Facebook.  

A empresa gera sua receita principalmente por meio desse recurso e do acesso premium à plataforma, conhecida por seus fóruns de discussão.

Com avaliação estimada em USD 10 bilhões em 2021, o Reddit deve ainda passar por um teste de fogo em relação ao apoio de seus usuários no mercado de ações. Afinal de contas, a alta das ações-memes (GameStop e AMC) foi impulsionada por comunidades da plataforma. 

🏃Dando o famoso perdido

O governo federal está encontrando resistência na hora de tentar dialogar sobre política digital com as big techs no Vale do Silício. Fontes de uma reportagem da turma do Núcleo Jornalismo revelaram que as empresas têm até recebido bem a galera do Itamaraty, mas o B.O. acontece no avanço para obtenção de resultados. 

E o que a diplomacia brasileira busca? Uma voz mais ativa em debates globais sobre governança digital, regulação e IA – hoje liderados pela Europa. Mas, pelo visto, ainda tem um caminho árduo pela frente para alinhar interesses entre a política e o poder das tech giants.  

💀Life in plastic, it’s not fantastic

Uma garrafinha de água pode ser mais “plástica” do que você pensa! Este estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences revelou que uma garrafa de um litro de água pode conter cerca de 240 mil fragmentos de plástico, incluindo os nanoplásticos, que são ainda mais preocupantes para a saúde humana.  

Esses pequenos invasores conseguem penetrar nas células e até mesmo atravessar a placenta e alcançar bebês ainda no útero.

Os pesquisadores utilizaram uma nova técnica de microscopia para analisar águas de marcas populares nos EUA e encontraram uma quantidade de plástico até 100 vezes maior do que estimativas anteriores. Detalhe: por ano, são produzidas mais de 450 milhões de toneladas do material. 

🥘A gente não quer só comida

Uma pesquisa da Betterfly em parceria com a Swile, firma de benefícios corporativos, revelou que 67% dos profissionais latinos acham que os pacotes de benefícios das empresas não atendem às suas necessidades. Um volume similar de pessoas (62%) ainda disse que esses produtos não atendem suas demandas familiares. 

Outro empasse enfrentado no setor se concentra na aderência a todos os benefícios: só um em cada cinco colaboradores os utiliza de fato. E onde estaria o problema? As empresas ainda estão na era dos benefícios tradicionais, sem ouvir o que a equipe realmente quer. 

A pesquisa, que ouviu 3 mil pessoas em 6 países da América Latina, incluindo o Brasil, mostra que flexibilidade é a chave para a felicidade nesse rolê. Concordam? 

Thumbs Up 👍

Para a Netflix, que foi coroada pelo Bank of America (BofA) como uma espécie de “Rainha dos Streamings” após a instituição observar potencial de suas ações saltarem 22%. Explicando melhor, o BofA reforçou sua classificação de compras da Tudum, aumentando o preço-alvo dos papéis de USD 525 para USD 585 – hoje negociados por cerca de USD 480. 

Com foco renovado em lucratividade a investidores, a empresa se destacou por sua abrangência global e escalabilidade.  

Aproveitando o sucesso do seu plano com anúncios e corte no compartilhamento de senhas, a Netflix deve se focar em conteúdos terceirizados de qualidade, em vez de arriscar tanto em um volume maior de novas produções.  

Thumbs Down 👎

Para o Kwai, que está sob investigação do Ministério Público Federal por suspeita de clonar perfis, incluindo institucionais, e produzir fake news sobre eleições.

Uma matéria da Piauí, que teve acesso ao inquérito, aponta que a plataforma, para além de dancinhas e memes de gosto duvidoso, pode ter um esquema de conteúdo viral feito sob encomenda, incluindo boatos sobre urnas eletrônicas e vacinas.  

O assunto é preocupante não só por conta dos efeitos dessas ~estratégias~, mas também por seu alcance: só no Brasil, o app acumula 48 milhões de usuários ativos. 

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

Nomofobia: como lidar com o medo irracional de ficar longe do celular  (leitura, 5min, em português) 
é mais sério do que parece
 
5 riscos globais para os próximos 2 anos (vídeo, 1min57, em inglês) 
análise importante do Fórum Mundial Econômico 

Neossurrealismo e o futuro da comunicação (leitura, 9min, em português) 
artigo do Box 1824 que avalia se o boom de infos ao qual temos acesso, está nos tornando mais bem-informados (ou não)

Por que começar sua estratégia com a pergunta: “por que”? (leitura, 9min, em inglês) 
conteúdo antigo, mas que ainda tem seu valor

Se você quer algo novo, tem que parar de fazer o antigo.  

Peter Drucker

O que achou da News de hoje?

😒  |  😶  |  😐  |  😊  |  😁

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.