📰 Procura-se Caio

cometa, novos cargos e compras

26 de fevereiro Segunda 

Esta redação tinha dias de vida quando descobriu que hoje, mas em 1860, foi registrado o primeiro cometa descoberto em solo brasileiro: o cometa Olinda. E a história por trás disso é 10/10. 

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

Para cada caso, um CAIO 

Chegamos ao momento em que cargos importantes começam a ganhar força por conta da inteligência artificial. Lá nos States, por exemplo, a expectativa é de que mais de 400 profissionais de alto escalão com foco na tecnologia sejam contratados até o final do ano em agências federais.

E qual função eles vão assumir? A de “Chief Artificial Intelligence Officer” (CAIO) (algo como diretor de IA, em PT-BR).  

⚖️ A iniciativa é ligada à AI Executive Order, uma espécie de Medida Provisória (MP) assinada por Biden em novembro, que visa equilibrar os interesses das empresas de tech e a segurança da população. 

Diante dessa demanda, o presidente quer que cada divisão do governo tenha um alto executivo especializado no assunto. E isso inclui um memorando com orientações sobre como a MP deve ser implementada nesse âmbito, além de instruções para contratação dos CAIO. 

Haja responsabilidade 

Mas quais atividades essa galera vai executar? Coordenar, inovar e gerenciar riscos do uso da IA em cada agência. Além disso, será responsável por desenvolver estratégias de forma conectada a líderes internos de RH, TI, dados, segurança cibernética, direitos civis e experiência do cliente. 

Os Chief AI Officer também vão ser contratados em nível sênior, o que exige o título de PhD, com salário na média de USD 212,100 mil/ano (em torno de USD 17,6 mil/mês). O Departamento de Justiça (DOJ) dos EUA recentemente anunciou um CAIO, que se divide entre essa função é a de seu consultor-chefe de ciência e tecnologia. 

Quem assumiu a bronca foi Jonathan Mayer, professor assistente nos departamentos de Ciência da Computação e Relações Públicas e Internacionais da Universidade de Princeton. 

Mas nem em todas as divisões dos EUA o cargo é inédito: na agência de Saúde e Serviços Humanos (HHS), por exemplo, há um CAIO desde 2021 – o que indica uma tendência sobre a profissão. 

Siglas e confusões (de cargo) 

Parece tudo muito organizado, briefer, mas as atividades a serem desempenhadas por um CAIO ainda são confusas. Alguns experts acreditam que essa nem seria a melhor abordagem, de modo que deveria haver diferentes tipos de profissionais ou equipes específicas para cada aspecto ligado à IA.

Por exemplo, time de projetos, comitês de ética e liderança focada em lidar com diferentes organizações.  

💡Já na iniciativa privada, pelo menos nos EUA, observa-se um movimento de contratação para cargos executivos tanto com foco em análise e gestão de dados quanto ligados à gestão de IA, como: “Chief Data and Analytics Officers” (CDAO) e CAIO.

À medida que a análise de dados fica mais complexa (e necessária) e a IA começa a tomar conta das operações, essas funções surgem como forma e desafogar os Chief Technology Officer (CTO) e Chief Information Officer (CIO). 

Busca-se: profissional difícil de achar

Uma nova pesquisa global da Accenture, por exemplo, revela que apenas 24% das empresas de 3,4 mil executivos estavam prontas para crescer com ajuda da tech. 

Enquanto isso, os CDAO e CAIO vão se tornar importantíssimos em uma realidade de complexidades em termos de regulação, segurança, privacidade e outros. Realidade que também exige soft skills, como comunicação, tomada de decisões, trabalho em equipe multidisciplinar e resolução de problemas. 

Exposição de empregos à IA de acordo com categoria economia de países. Fonte: IMF/Reprodução.

Uma matéria do Business Insider revela, porém, que tem sido complicado encontrar profissionais com perfil de CAIO. Isso porque é preciso a pessoa ter conhecimento técnico, regulatório, ético, de segurança e governança, bem como gestão executiva e liderança. 

“A verdade é que o papel de cada CAIO será diferente – a estratégia de IA, por exemplo, em uma empresa de software pode ser muito diferente de uma equipe de esportes ou em uma organização governamental”, avalia Bernard Marr, autor e especialista em negócios impactados por tecnologia, em um artigo.

Será que no BR os CAIO vão receber essa configuração? Como anda essa situação na sua empresa? 

Carreira e mundo corp.

Ânimo, galera: e o engajamento nas firmas? 🧑‍💻

Aspectos como liderança, tempo de casa e modelo de trabalho influenciam no engajamento das empresas. É o que mostra uma pesquisa da Flash, com a FGV EASP e Talenses Group com 1.732 trabalhadores de todas as regiões do país.

O levantamento indica inclusive um abismo entre c-levels e outros cargos: 61% disseram ser mais engajados do que outros níveis (33%).  

A galera que trabalha em regime remoto é também a mais engajada em comparação aos modelos híbrido e presencial. O estudo ainda mostra que quem atua entre 7 e 8 anos na mesma empresa tende a ser mais participativo.

Já a confiança na liderança apareceu em terceiro lugar dentre as dimensões que mais influenciam esse comportamento. O primeiro lugar ficou com oportunidades de crescimento e remuneração. Anotado? 

Negócios

Google verde e amarelo 🟢🟡

A Google vai criar seu segundo centro de engenharia no país, que deve ser aberto em 2026 na capital paulista. A outra unidade com esse foco foi inaugurada em Belo Horizonte em 2016 — também se trata da primeira na América Latina.

Mas o que será feito por lá? Soluções de segurança e privacidade, além do desenvolvimento de produtos ligados à IA, Gmail e motor de busca. No pacote, está inclusa a contratação de 400 profissionais brazucas, que vão atuar nas proximidades da Universidade de São Paulo (USP).

A novidade é parte de um investimento de USD 1,2 milhão da big tech na América Latina em iniciativas de empreendedorismo, infraestrutura e formação digital. Já pensou em ser um googler? 

IA

AIssistente de compras 🛒

Fim dos perrengues nas compras? Um estudo recente da IBM Institute for Business Value revelou que 3 em cada 10 consumidores da América Latina utilizaram alguma ferramenta de IA para realizar compras. Porém, aqueles que não o fizeram, manifestaram interesse considerável em usá-la para vários aspectos dessa experiência. São exemplos: 

  • pesquisa de produtos (91%) 

  • atendimento ao cliente (88%) 

  • compra de produtos (87%) 

  • busca de propostas (87%). 

“Em meio aos desafios econômicos na região, o estudo destaca as oportunidades do setor de integrar IA às experiências de compras, tanto digitais quanto presenciais, para atender às demandas e aos desafios do consumidor”, afirma Carlos Capps, líder dos setores de varejo, consumo, saúde e agro da IBM Consulting na América Latina. 

O levantamento foi feito com 20 mil consumidores de 29 países, incluindo a LatAM (claro), e ainda mostrou que 94% dos participantes não estão totalmente satisfeitos com a experiência de compra online. Nas melhorias propostas por eles, estaria facilitar a localização de produtos e acesso a mais informações sobre os itens. 

Mercado e economia

Roxo de alegria 🔝

O Nubank está com motivos de sobra para comemorar: seu quarto trimestre de 2023 exibiu lucro líquido de USD 395,8 milhões (+247,8% no comparativo anual). O lucro anual (e inédito), por sua vez, foi de USD 1 bilhão ante o prejuízo de USD 9,1 milhões de 2022. No Q4, o roxinho ainda ganhou 4,8 milhões de clientes, o que totalizou 93,9 milhões de clientes (+19 milhões no comparativo anual).

Vale lembrar que seu primeiro resultado positivo rolou somente no terceiro trimestre de 2022, o que levou o banco digital a atingir o breakeven – ponto de equilíbrio entre despesas e receitas — graças ao salto no número de usuários.

E em 2024? O Nu quer fixar seu nome em terras internacionais como no México, onde tem 5,2 milhões de clientes, e Colômbia, onde acabou de receber licença para operar.

Além disso, no Brasil deseja ampliar serviços de empréstimo pessoal (sobretudo consignado) e estender suas iniciativas de Money Platform, que inclui ofertas de tecnologia incrementadas com IA.

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

🚀A norte-americana Intuitive Machines foi a primeira empresa comercial a colocar uma nave espacial na superfície da Lua.  

💰Ela não para: após divulgar seu balanço do 4º trimestre de 2023, a Nvidia foi avaliada em USD 2 trilhões. 

🤝O Banco Master comprou o Will Bank, banco digital com mais de 6 milhões de clientes no Brasil. 

💃🕺Uma pesquisa da Pew Research nos EUA revelou que 52% dos usuários adultos do TikTok nunca postaram um vídeo por lá. Queremos a versão BR para já! 

Pensamentos de Segunda

O Linkedin virou uma espécie de chá de revelação profissional 
Alcachofra é a lagosta dos vegetarianos 
Um carrossel e a roda gigante são o mesmo passeio em ângulos diferentes 
Em diversos casos, criminosos sabem mais sobre as leis do que as pessoas em geral 

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

Oferecido por

Já pensou em fazer parte do ambiente de coinovação de um dos maiores bancos do Brasil? (página, no seu tempo, em português)  
Dentro do ecossistema inovabra, sua corporação ou startup poderá colaborar com outras empresas e desenvolver soluções para dentro e fora do Bradesco 

4 passos para resolver conflitos de trabalho (leitura, 4min, em português) 
respeito e diálogo podem ajudar a reduzir os B.O.s

Como retomar a carreira depois de um tempo sem atuar? (leitura, 5min, em inglês) 
bora dar um up no LinkedIn!

Desenvolvimento de produtos e serviços (curso online, 45h, em português) 
mais curso profissional 100% na faixa, briefers! 

As manhãs são para café e contemplação .  

Jim Hopper 

O que você achou da news de hoje

Nos conte o que achou da news para que sempre possamos melhorar nosso conteúdo!

Login or Subscribe to participate in polls.