Quem quer selinho?

IA, eleições e celulares

5 de julho, Sexta

Foi num dia como hoje, mas em 1937, que a carne enlatada Spam começou a ser vendida nos EUA. 25 anos depois o grupo Monty Python gravou um quadro satirizando a quantidade absurda de Spam que era importada no Reino Unido. Foi daí que surgiu o termo "Spam" para se referir a qualquer comunicação indesejada. Esperamos que a palavra "Spam" repetida aqui não leve o nosso email para a sua caixa de indesejados.

Ou ouça a versão em áudio da news 👇

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy (sim, é o Zuckerberg e não é IA)

This is not real

O Google está facilitando a vida dos anunciantes políticos que precisam divulgar se seus anúncios contêm conteúdo gerado por IA, o famoso selinho do robô! Em uma atualização recente, a empresa irá gerar automaticamente esses avisos sempre que os anunciantes marcarem a opção de “conteúdo sintético ou alterado digitalmente” nas configurações de suas campanhas.

No ano passado, o Google começou a exigir que os anunciantes políticos inserissem seus próprios avisos claros em anúncios com conteúdo de IA. Agora, o Google simplificou o processo: a divulgação será incluída automaticamente em anúncios selecionados - bem a tempo da eleição presidencial dos EUA. 

Em maio, o Comitê de Regras do Senado norte-americano avançou com um projeto de lei que exigiria essas divulgações, e a FCC propôs uma política semelhante à adotada pelo Google. 

Bombril na antena

A Claro atingiu a impressionante velocidade de 10,4 Gbps em um teste com a conexão 5.5G. O experimento aconteceu em Brasília, ao ar livre, em parceria com a HUAWEI. Um passo à frente entre o 5G e o futuro 6G, a tecnologia 5.5G promete ser 10 vezes mais rápida que as conexões atuais, segundo a operadora.

Utilizando faixas de frequência de 800 MHz de ondas milimétricas e mais alguns truques tecnológicos, a Claro conseguiu gerar 1.070 MHz de banda agregada. No entanto, não se anime muito: foram necessários dois modems de internet móvel, já que os smartphones atuais não são compatíveis com o 5.5G, também chamado de 5G Advanced.

Quando chegar ao mercado, a expectativa é que o 5.5G da Claro ofereça velocidades entre 6 e 9 Gbps, um salto gigantesco em relação à média de 389 Mbps do 5G convencional - que já é um mega salto em comparação com o 4G. Além da Claro, Vivo e TIM estão na corrida pelo 5G Advanced, com velocidades variando entre 6,7 e 11,6 Gbps. 

Fogo contra fogo

Amazon e Mercado Livre entraram na Justiça contra a medida da Anatel que proíbe a venda de celulares não homologados. A determinação, anunciada em 21 de junho, impõe multas de até R$ 6 milhões para quem descumprir as regras. 

As gigantes do e-commerce argumentam que a Anatel não tem poder legal para regular o comércio varejista e questionam as multas que começam em R$ 200 mil por dia e podem até tirar as lojas do ar. A Amazon já conseguiu uma liminar favorável em São Paulo, enquanto o Mercado Livre aguarda decisão da Justiça em Brasília.

Segundo a Anatel, a medida é necessária para combater o mercado cinza, já que 25% dos celulares vendidos no Brasil são contrabandeados, de acordo com a Abinee. A agência afirma ter competência para homologar e fiscalizar aparelhos de telecomunicações, citando a Lei Geral de Telecomunicações.

Ultimato

Cinco dias. Esse é o tempo que o governo brasileiro deu para que a Meta explique sua política de privacidade envolvendo dados de usuários brasileiros. 

A dona do Facebook, Instagram e WhatsApp precisa detalhar como utiliza os conteúdos publicados em suas redes para treinar modelos de IA. A solicitação veio da Senacon, ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, após uma medida preventiva publicada em 02 de julho que proíbe a nova forma de coleta de dados.

A Meta terá que suar a camisa para convencer as autoridades de que sua política não viola o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Caso contrário, pode enfrentar multas pesadas. A empresa, em nota ao Telesíntese, se disse "desapontada" com a decisão e afirmou cumprir as leis de privacidade no Brasil. Ainda alertou que a medida pode atrasar a chegada de recursos de IA para os usuários brasileiros.

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

🎨 A ferramenta Glaze, que protege artistas contra a cópia de estilos por IA, está enfrentando alta demanda e ataques que questionam sua eficácia, gerando longas filas de espera para acesso.

👟 Nike está descontinuando a criação de novos modelos de tênis Adapt, e o aplicativo que controla os tênis autoamarráveis desaparecerá das lojas de aplicativos em agosto, deixando usuários com funções limitadas.

🤳 O WhatsApp está desenvolvendo uma nova função de IA generativa que permitirá aos usuários criar avatares personalizados, usando o modelo Llama da Meta.

🕴️A comissão do Senado Federal realizou a última audiência pública sobre o marco legal de IA, ouvindo reivindicações de artistas e empresas, incluindo o Google. 

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

Por que é tão difícil fazer amigos? (podcast, 55 minutos, em português)
se você também acha difícil esse episódio é pra você

O mundo dos corredores está ficando hi-tech (artigo, no seu tempo, em inglês)
todo mundo que corre — até os iniciantes — está sendo bombardeado de informações sobre a evolução dos tênis

Torto Arado (livro, no seu tempo, em português)
se você é um dos 10 brasileiros que ainda não leram, aproveita o nosso link!

Geração alfa e o uso de celulares (post, 3 minutos, em português)
como lidar com um mundo de estímulos constantes?

“É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade.”

Nise da Silveira

O que achou da news de hoje? 🕵️

Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Já diziam os sábios: informação deve ser compartilhada, assim como esta newsletter e um bom cafezinho.

Pensando nisso, e atendendo a pedidos da nação briefer, lançamos o 🥁🥁… Programa de Recomendação 🎉

☕Como funciona? Basta indicar o The BRIEF para 10 pessoas reais, que deverão se inscrever na news (claro). Feito isso, você ganhará a nossa caneca exclusiva.

“Ah! Mas o que eu digo para convencer a galera?”.

🗣️É só dizer que falamos todos os dias sobre tech-business-comportamento com uma visão analítica e cheia de humor. Tudo isso de graça.

Obs.: enviamos somente para endereços no Brasil e apenas quem fizer a indicação receberá o prêmio.

A contagem da indicação só começa a valer após clicar no botão abaixo. Bora começar?

Somos o The BRIEF, uma newsletter diária e gratuita dedicada à tecnologia, mercado, comportamento e carreira. Estamos aqui desde 2017, ou quando isso tudo era mato, trazendo uma visão analítica e cheia de personalidade à sua caixa de entrada.