- The BRIEF
- Posts
- R.I.P SaaS?
R.I.P SaaS?
O mercado decretou a próxima vítima da IA: os softwares as a service. Mas será mesmo?

10 de fevereiro, segunda-feira
Há 32 anos, o Brasil decidia que o céu não era o limite e fundava a Agência Espacial Brasileira (AEB). De lá pra cá, eles coordenaram desde o desenvolvimento de satélites que vigiam a nossa Amazônia, até a missão que levou o primeiro brasileiro para dar uma voltinha na Estação Espacial Internacional. Quem lembra?
⚡ O QUE VOCÊ VAI VER?
ANTHROPIC APAVORA O MERCADO DE SOFTWARE - matéria principal do dia
De olho no TecMundo - matérias direto do nosso grande irmão
Don’t leave, just read - notícias importantes pra ler rapidinho
🚓 Parado!
📱 Conectados até fora da Terra
🤑 Em todos os lugares, ao mesmo tempo
🤳Feed para tudo que é lado
Coluna - nossos especialistas dão pitacos sobre assuntos relevantes
A redação recomenda - dicas de conteúdos diferentões para consumir
Frase do dia - para refletir, concordar, discordar e compartilhar
Recebeu a news de um amigo? |
MERCADO
ANTHROPIC APAVORA O MERCADO DE SOFTWARE

Gif by ZurichInsurance on Giphy
Por Felipe Vidal
Tudo que envolve inteligência artificial costuma significar muito dinheiro para algumas pessoas e pânico para outras. Semana passada, as gigantes Salesforce, Oracle e até a Microsoft foram dormir com medo do monstro dentro do armário: a Anthropic.
Isso porque ganhou espaço um receio muito forte de que modelos de IA possam substituir o riquíssimo mercado de SaaS. Imagina se uma inteligência artificial puder entregar tudo que o ecossistema da Microsoft entrega e ainda bem mais barato? É de arrepiar.
🧐 O perigo mora ao lado
Na última quinta-feira (06), a Anthropic lançou o modelo Opus 4.6, que se tornou o mais poderoso da companhia. Essa tecnologia permite que agentes autônomos consigam trabalhar de forma mais independente em projetos bem complexos, como se fossem realmente uma pequena equipe de pessoas.
Esses agentes chamaram tanta atenção que fizeram o mercado de software tremer na base. Se uma IA pode realizar tarefas complexas sozinhas, ela começa a ameaçar softwares que as empresas usam hoje para gerir e demandar essas mesmas tarefas.
E o pesadelo não ficou só na teoria. Oracle e Salesforce, duas gigantes do setor de software, tiveram quedas expressivas de 28% no mercado de ações. A Adobe, líder no segmento de apps para profissionais do audiovisual, viu uma queda de 23% nos papéis, enquanto a grande Microsoft teve um recuo de 17%.
A tônica do fim de semana foi de medo generalizado para essa galera.
😮💨O fim do SaaS não está próximo
Embora possa até ser factível, a substituição dos pacotes de software por IA não é totalmente verdade - não em um futuro próximo, pelo menos. O CEO da Box, Aaron Levie, defende que as IAs ainda vão errar bastante e os Claudes da vida precisam ainda de muitos ajustes para substituir os tradicionais softwares. Em um mundo em que geral tá precisando de reinventar, faz sentido o foco das empresas permanecer em atender seus clientes e não em personalizar uma IA.
O fato é: os softwares ainda vão continuar existindo. As empresas vão precisar desses aplicativos para organizar, auditar e garantir que esses agentes não cometam erros. No fim, o cenário mais provável é de uma fusão entre SaaS e IAs para auxílio da produtividade.
Nessa história da IA roubar o lugar dos softwares, se ela começar pelo Teams, ninguém aqui vai chamar a polícia. 🤫


👀 DE OLHO NO TECMUNDO (o grande irmão)
O nome da vez – Encontradas mais de 500 falhas graves em
bibliotecas de código aberto na Claude Opus 4.6
Pechincha – Iphone 17e será um dos primeiros produtos da
Apple em 2026God of War – Conheça o elenco completo da série live-action do
Prime VideoAgora sim: R.I.P. – confira os celulares da Samsung que não receberão a
atualização
🏃♀️ ️ DON'T LEAVE, JUST READ (pra ler rapidinho)
🚓 Parado!
Um piloto foi preso no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), por suspeita de liderar um grupo de exploração sexual de menores de idade. Coordenados, metódicos e silenciosos, os predadores sexuais possuem uma cartilha para aliciar e conseguir conteúdos impróprios de menores de idade na internet. O TecMundo conta detalhadamente sobre esses criminosos no documentário Realidade Violada 3: Predadores Sexuais. Leia mais
📱 Conectados até fora da Terra
A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, mudou um dos seus protocolos para as próximas missões tripuladas. A partir de agora, astronautas estão autorizados a levar smartphones para a cabine e até utilizá-los enquanto estiverem no espaço. Leia mais
🤑 Em todos os lugares, ao mesmo tempo
O ChatGPT passará a exibir anúncios ainda nesta semana. Uma pessoa familiarizada com o assunto confirmou a data de início da implementação da publicidade no chatbot da OpenAI. Leia mais
🤳Feed para tudo que é lado
Confirmando rumores que ganharam força ao longo de 2025, o Google Chrome começou a liberar as abas verticais em janeiro, na versão beta. Dias depois, a funcionalidade foi removida, mas ainda é possível ativá-la manualmente, como destacou o Android Police na quarta-feira (04).Leia mais
📄 ️COLUNA (por Julia De Luca)
O mercado não fala de outra coisa e a gente também não. Mas chamamos quem sabe pra opinar. Então fiquem com a visão de Julia De Luca sobre o verdadeiro futuro da indústria de Software.
![]() | Julia De Luca |
✍️ A REDAÇÃO RECOMENDA
Duas viagens ao Brasil (livro, Hans Staden)
O guia de sobrevivência original pra quem acha que o dia foi ruim: imagina ser o convidado de honra de um churrasco onde você é, literalmente, o prato principal.
Hamnet (filme, 2025)
Um mergulho poético no luto que deu origem a Shakespeare, provando que até os maiores gênios da história tiveram que lidar com "boletos emocionais" pesadíssimos.
The Wire (série, 5 temporadas, HBO)
O curso de sociologia urbana mais realista da TV, onde você aprende que o "sistema" é um jogador muito mais implacável do que qualquer vilão de filme de ação.
Bad Bunny no Super Bowl (vídeo, performance ao vivo)
Uma aula de carisma e orgulho latino pra te lembrar que dominar o mundo é uma questão de atitude (e de ter o molho).
O mundo pode me criticar, mas eu sempre posso criticá-lo de volta
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Somos o The BRIEF, o briefing diário de inovação, tecnologia e negócios com inteligência e personalidade pra quem precisa estar por dentro de tudo sem perder tempo e o bom humor. Uma criação original do TecMundo.
