📰 Câmera escondida

luta, reconhecimento e depoimento

2 de fevereiro, Sexta 

Hoje, mas em 1892, Harry Sharpe e Frank Crosb protagonizaram a mais longa luta de boxe já registrada na história moderna. Foram 77 rounds, quase 6 horas de duração – Sharpe foi o campeão – repletos de momentos incríveis. Reza a lenda que os últimos 12 rounds foram realizados sem supervisão porque o árbitro desmaiou de exaustão. Que dia, briefers! 

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

Sorria, você está sendo filmado 

Não é só a turma de reality que é vigiada o tempo todo, nós, seres humanos da vida comum também estamos sob lentes de câmeras escondidas (não é pegadinha). No caso da tecnologia de reconhecimento facial, que vem se expandindo no Brasil tanto na segurança pública quanto no combate a fraudes. 

🕵️E como funciona? As imagens são convertidas em dados, comparados a outros armazenados em bancos de dados, para localizar pessoas por meio de uma correspondência.  

O Allianz Parque, a.k.a. casa do Palmeiras, por exemplo, adotou essa biometria logo em sua entrada. De início, o sistema foi implantado para coibir cambistas, mas já ajudou na identificação de criminosos. 

Chama o juiz 

Isso rolou com o suspeito pela morte de uma torcedora do Verdão. A polícia de São Paulo ainda prendeu um homem acusado de transportar cocaína. Quase 50 pessoas com pendências jurídicas também foram encontradas, sendo 39 presas. 

A tecnologia no estádio do Verdão é fornecida pela empresa Bepass, cuja base de dados é conectada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Outros clubes testam recursos similares, como Sport Club do Recife, Vasco, Atlético/MG e Athletico/PR. 

Mas não termina aí, ela deve ser implantada até 2025 em estádios brazucas com capacidade para mais de 20 mil torcedores, segundo a Lei Geral do Esporte. Porém, ainda é preciso seguir a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (famosa LGPD). 

Sistema de reconhecimento facial na entrada do estádio do Verdão. Fonte: Palmeiras/Reprodução.

Parado aí! 

Não é aquele Pierrô que te abraçou quem está olhando. Os foliões que forem curtir o carnaval em Pernambuco, seja nos shows pelo Recife ou nas ladeiras de Olinda, também serão observados. O estado anunciou a utilização da tecnologia de reconhecimento facial na folia de Momo. 

📷 O sistema vai identificar cerca de 15 mil pessoas permitindo ainda mandados de prisão em aberto. Contudo, o equipamento ficará sob responsabilidade das prefeituras. 

No Rio de Janeiro, o monitoramento é feito pela Polícia Militar o ano todo por meio de câmeras nas estações e vias de transporte público. 

Selfies feias 

Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, 49% dos brasileiros já utilizaram alguma tecnologia de biometria facial. O método como meio de autenticação é considerado seguro para 29% da população, sendo classificado como mais fácil e confiável para 26% dos usuários de smartphone.  

O estudo, porém, não avaliou a vigilância pública, que já observa diariamente mais de 47 milhões de pessoas, de acordo com dados do Panóptico, um projeto do Centro de Estudo de Segurança e Cidadania (CESeC). E é aqui que especialistas ficam com o pé atrás. 

Tá olhando o quê? 

O principal problema vocês já sabem: racismo e outras discriminações, que causam prisões equivocadas. Afinal de contas, a tecnologia é alimentada por inteligência artificial, com deep ou machine learning.  

👉“Qualquer enviesamento nesse treinamento da máquina vai influenciar na taxa de precisão. E o treinamento não é transparente”, disse Horrara Moreira, advogada e coordenadora da campanha Tire Meu Rosto da Sua Mira, à Agência Brasil. 

“Se eu dou mais informações para a máquina sobre pessoas negras, ela pode indicar que pessoas negras cometem mais crimes do que pessoas brancas”, completou ela. 

As desvantagens do uso da tecnologia de reconhecimento facial ainda são fortes, seja pela possibilidade de erros ou violação da privacidade. Com a adoção em massa pelos órgãos de segurança do país, é preciso colocar na balança os dois lados e não ficar como o Arlequim chorando pelo amor da Colombina.  

Encontro bizarro (miniespecial - big techs no Senado) 🧑‍⚖️

Rolou anteontem no Senado dos EUA uma importante audiência que recebeu os CEOs da Meta, TikTok, Discord, X e Snap para deporem sobre proteção de jovens e crianças nesses ambientes. Os legisladores demonstraram insatisfação diante de políticas de proteção apresentadas pelas empresas e reforçaram a necessidade de aprovação de projetos de lei que estão parados. 

Mark Zuckerberg pedindo desculpas a famílias que afirmam ter sido afetadas por redes sociais. Fonte: BBC/Reprodução

A audiência inclusive chamou a atenção pela presença em peso de familiares de supostas vítimas das redes e ativistas – que demonstravam reações em alto e bom tom durante depoimentos dos executivos. 

Outro ponto alto foi uma fala específica do senador Lindsey Graham em seu discurso de abertura. “Sr. Zuckerberg, você e as empresas diante de nós — eu sei que não é sua intenção —, mas você tem sangue nas mãos”, disse ele. 

Embora importante, esse tipo de sessão não rendeu qualquer aprovação de PL até agora. No entanto, vem crescendo um apoio bipartidário para regulações de uso e segurança da criançada nas redes – algo que a galera das techs não aprova. 

Também rolou um surpreendente pedido de desculpas de Mark Zuckerberg às famílias presentes na audiência, apesar de isso não resolver o B.O. que suas redes causam nos menores. Aliás, dias atrás o Instagram lançou vários recursos com foco nos jovens usuários. Coincidência? 

Mercado e economia

Desculpa de um lado, dinheiro do outro 💵💵

Por falar no Mark, ontem foi a vez de a Meta apresentar seu balanço financeiro do quarto trimestre de 2023. Spoiler: os números foram tão positivos, que as ações da empresa saltaram 14% nas negociações estendidas.

Uma das razões é que a receita superou as expectativas de analistas: USD 40,1 bilhões contra USD 39,18 bilhões. O salto foi de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior e sua melhor taxa de crescimento desde meados de 2021.

E o que causou esse sucesso todo? A recuperação veio, em parte, dos gastos em anúncios no Insta e Face por vendedores chineses, sobretudo da Shein e Temu. Ainda vale lembrar que Zuckerberg colocou em prática o seu “ano da eficiência”, que gerou ondas de demissão na Meta.

A empresa ainda vem registrando crescimento em seu negócio de publicidade online, inclusive mais rápido que a Google. Zuckerberg atribui essa mudança a suas soluções de IA.

O momento “meh” ficou com a soma de USD 1 bilhão de vendas da Reality Lab, sua unidade de realidade virtual. O motivo? Perdas avaliadas em USD 4,65 bilhões. Mas Mark espera melhoras nessa divisão ao longo de 2024.

Inteligência Artificial

IA com nome de doguinho 🐶

A Amazon lançou ontem o Rufus, chatbot de compras para seu e-commerce. Ele foi treinado com o catálogo de produtos da empresa e informações da web “para responder perguntas dos clientes sobre necessidades de compras, produtos e comparações, fazer recomendações com base nesse contexto”, explicou a firma. 

Na prática, bastará fazer perguntas específicas, como: “qual o melhor tênis para corrida?”; “esse calçado é durável?”. Mas, por enquanto, somente alguns clientes dos States estão com acesso liberado à IA dos shoppings. Também não há previsão para sua chegada ao Brasil.

De cá, achamos que a solução deve servir como mais um rival do Google durante a busca de produtos na internet.

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

💰Ele é o momento: o Pix bateu (outro) recorde de movimentações em 2023, que somaram R$ 17,2 trilhões. 

✍️Uma petição que apoia o parcelamento sem juros no cartão ganhou mais de 1 milhão de assinaturas. O motivo? Bancos e firmas de maquininhas querem limitar essa forma de pagamento no BR. 

🚨O Grupo 123 Milhas virou alvo de uma operação do Ministério Público de Minas Gerais, que investiga se houve lavagem de dinheiro e possível estelionato por meio de associação criminosa. 

📱Os bancos digitais brasileiros registraram 1 bilhão de downloads em 2023, de acordo com um levantamento do Bank of America. O número de usuários também triplicou nos últimos 5 anos, chegando a 180 milhões (cerca de 80% da população). 

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

Por que as pessoas não aprendem com falhas? (leitura, 7min, em inglês) 
é o que um estudo mostra 

A arte de fazer reuniões em 15 minutos (post, no seu tempo, em português) 
quanto menos enrolação, melhor 

Deixei de usar redes sociais por 365 dias veja o que aconteceu (leitura, 12min, em inglês) 
fariam, briefers? 

Público é esquecido no cinema durante filme Os Rejeitados (leitura, 2min, em português) 
rimos da ironia, mas com respeito 

Nem tudo o que se enfrenta pode ser mudado, mas nada pode ser mudado até que seja enfrentado.  

James Baldwin 

O que você achou da news de hoje

Nos conte o que achou da news para que sempre possamos melhorar nosso conteúdo!

Login or Subscribe to participate in polls.