📰 RG do futuro

ID digital, carro voador e tiktok

14 de março, Quinta 

Hoje é o dia do Pi e não há outra forma de celebrar a data do que relembrando este tweet icônico que mostra como é possível ter amor por uma sequência de números. 

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Oferecido por

Imagem: Giphy

Consolidando sua e-imagem 

Desde entrar pela primeira vez em um edifício a usar serviços financeiros e hospitalares, comprovar sua identidade é um passo básico para transitar na sociedade. Com o surgimento da WWW, muitos governos, prefeituras e agências governamentais trataram de digitalizar serviços para se adequar aos tempos modernos e facilitar a vida das pessoas. 

Acontece que esses esforços, no geral, aconteceram de forma independente, o que gerou uma colcha de retalhos digital, com cada órgão usando um sistema e processo diferente. À medida em que se aproxima o momento em que os documentos digitais serão emitidos apenas em formato digital, governos ao redor do mundo começaram a pensar como criar um verdadeiro registro digital de identidade.  

Objetivo: facilitar a vida 

E como uma identidade digital seria usada na prática?  A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (mais conhecida pela sigla OECD, ou OCDE no Brasil) criou em julho de 2023 algumas recomendações de como construir um ecossistema em que essa tecnologia seja usada de forma responsável, segura e que empodere cada cidadão sobre o uso dos seus dados.  A matriz sugerida compreende três aspectos: 

  • Desenvolvimento centrado no usuário e criação de sistemas inclusivos de identidade digital; 

  • Reforço na governança, para garantir a privacidade de dados e interoperabilidade; 

  • Permitir o uso [do sistema de identidade digital] em outros países. 

 Primeiros passos 

Já se movimentando para criar uma carteirinha única digital, a União Europeia quer que esse registro esteja disponível com ou sem conexão com a internet e que ele seja usado como confirmação de identidade para tarefas que vão desde o envio do Imposto de Renda a fazer um check-in em um hotel que faça parte dos países membros do grupo 

Atualmente, o projeto de identidade digital única está em fase experimental e sendo usado como método de identificação por 25 países da UE e por mais de 250 empresas e autoridades públicas. 

Um ponto positivo é que, quando lançado de forma oficial, os usuários poderão escolher quais informações desejam compartilhar com cada empresa e órgão público, o que tende a aumentar a consciência pública sobre a importância da privacidade digital e proteção de dados. 

 Organizando a casa 

E como anda o tema da identidade digital na nação BR? O ano passado trouxe uma novidade importante: a nova versão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que agora conta até com blockchain para proteção de dados.  

Além de adotar o CPF como registro nacional, permitindo que o mesmo número seja usado em diferentes estados, a CIN poderá ser compartilhada com órgãos como a Receita Federal e outros Órgãos de Identificação Civil (OICs), permitindo que todas as entidades tenham acesso a um cadastro único dos dados de cada pessoa. E também reduzindo nossa dor de cabeça em não ter que carregar uma pasta com todos os documentos quando for solicitar um serviço público. 

O novo registro, que é emitido tanto física como digitalmente, está em processo de implementação. Atualmente, ele está disponível em 23 estados e no Distrito Federal. Quando finalizado, a ideia é que ele também sirva como identificação para rolês internacionais, começando pelos países do Mercosul. 

Queremos: escolher 

Apesar de o projeto da identidade 100% online ainda não ter data para virar realidade, ele é visto com muita empolgação pelos países, que economizarão na produção de documentos em papel, evitarão informações duplicadas e conseguirão registrar um número maior de pessoas, já que esse registro estará integrado às atividades de rotina.  

Também esperamos que, com a chegada dessa identidade, a gente tenha a mesma flexibilidade da turma europeia e consiga definir quais tipos de informações serão compartilhadas com as firmas. Pensando que esse será um cadastro que unirá todas as infos sobre a nossa vida, é importante que a gente tenha autonomia para decidir o que pode ser compartilhado. E que essa decisão não nos impeça de acessar algum local ou usar algum serviço. Com isso definido, #partiu ID Digital. 

Imagem: Giphy

Carreira

Já quase acabou o Q1 — pensa que o carnaval já passou faz quase um mês — e talvez seja a hora de pensar no seu futuro, especialmente o profissional. Afinal, uma carreira faz parte da perspectiva futura de quem não é herdeiro, então talvez um curso pode te ajudar a ir além. 

É por isso que a Udemy está com uma promoção nos seus cursos para o Dia do Consumidor — que é nesse dia 15 de março. Para quem se interessa por programação, webdesign e dados, por exemplo, é possível escolher dentre mais de 200 mil opções de cursos a partir de R$ 22,90 cada. Acesse e comece a construir seu futuro agora mesmo. 

Tudo em todo lugar

A vez dos haters 🧔

No SXSW, uma pitada de ceticismo quanto à IA recebeu sonoros aplausos. Os premiados cineastas Daniel Kwan e Daniel Scheinert, diretores de “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, debateram sobre narrativas futuras, tecendo elogios e temores sobre a IA

Kwan destacou a transformação do valor humano no capitalismo moderno: “somos avaliados pelo que fazemos, não pelo que somos”. Isso, segundo ele, dificulta a realização pessoal. A IA, apesar de promissora em resolver câncer e crises climáticas, também ameaça perpetuar essa desvalorização. 

Kwan e Scheinert enfatizam a necessidade de repensar nosso uso da IA, questionando se ela serve para enriquecer bilionários ou melhorar vidas. Eles concluíram desafiando a plateia a refletir sobre o impacto profundo da IA na sociedade e no valor humano.

Automotivo ou aviação?

Asas brasileiras 🛫

A Embraer está prestes a realizar o sonho do "carro voador" com seu EVE-100, já em fase de regulamentação pela ANAC. O projeto, que se afasta dos tradicionais carros para se aproximar de um eVTOL — veículos elétricos de decolagem e aterrissagem vertical — promete revolucionar o transporte urbano. 

Com quase 3 mil encomendas, o EVE-100 planeja decolar em 2026, oferecendo voos curtos, silenciosos e ecológicos, uma alternativa aos barulhentos helicópteros. Enquanto isso, a ANAC convida o público a contribuir com diretrizes para o novo veículo, evidenciando a importância de um avanço regulatório para essa inovação aérea. 

Os primeiros a desfrutar? São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Um táxi aéreo que mais parece ficção científica, mas está batendo à porta da realidade.

Sociedade

Pós-covid complicado 😷

Um relatório da ONU revela uma realidade dura no cenário pós-pandêmico: enquanto países ricos retomaram seus níveis de bem-estar, metade das nações mais pobres ainda não alcançaram os patamares pré-pandemia. Este desequilíbrio reflete um aprofundamento das desigualdades globais.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU, que mescla expectativa de vida, educação e renda per capita, aponta para um progresso mundial irregular. A polarização política e o suporte a líderes antidemocráticos ameaçam ainda mais o desenvolvimento humano, de acordo com o relatório. 

Agravando o cenário, conflitos armados deslocaram mais de 108 milhões de pessoas em 2022, um número superior à população da Alemanha. O relatório da ONU destaca a necessidade de uma globalização reformulada, focada em questões ambientais e na resiliência das cadeias de suprimentos.

Investimentos

Recalculando rota 💸

Segundo uma pesquisa da TopInvest, 70% dos aspirantes ao mercado financeiro estão em transição de carreira, atraídos pela possibilidade de maior satisfação e crescimento profissional. Com 180 mil inscritos nas provas de certificação da Anbima em 2022, a pesquisa entrevistou 595 candidatos, revelando que a “meritocracia” e a possibilidade de altas remunerações a médio e longo prazos são os principais atrativos. 

A pesquisa mostra também que profissionais do setor buscam certificações adicionais para ganhos e qualidade de vida superiores. O relatório aponta que a alta exigência do mercado pode levar à saída de profissionais menos preparados, reforçando a importância da capacitação contínua e habilidades em comunicação e vendas para o sucesso nessa carreira dinâmica e competitiva.

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

🤳 A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou um projeto de lei que pode bloquear o TikTok no país - falta ainda aprovação no Senado.

🗳️ Google está restringindo as perguntas relacionadas a eleições que podem ser feitas ao seu chatbot de IA, Gemini, para evitar controvérsias e desinformação.

👟 A Adidas registrou seu primeiro prejuízo em 30 anos devido à queda de vendas nos EUA e desafios na relação com o rapper Kanye West.

🎤 Elon Musk terminou abruptamente um acordo para hospedar exclusivamente o novo talk show de Don Lemon na X, logo após a gravação de uma entrevista que faria parte do episódio de estreia.

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

The clean architecture: guia para iniciantes (leitura, 6min, em inglês) 
alô, galera do software! Tem ilustrações supimpas para te ajudar na compreensão do conceito 
 
5 hábitos de conversa para melhorar as relações (podcast, 14min17, em português) 
e se livrar daqueles papos chatos 

Prompts para te ajudar a desenrolar aquele copy que está te dando trabalho (carrossel, no seu tempo, em português) 
essa é para favoritar também 

Liderança introvertida: é possível liderar mesmo sendo introvertido? (post, no seu tempo, em português) 
a resposta é: sim :) 

Ou você controla sua mente ou ela controla você

Napoleon Hill 

O que você achou da news de hoje

Nos conte o que achou da news para que sempre possamos melhorar nosso conteúdo!

Login or Subscribe to participate in polls.