📰TOPS dos TOPs

pcs, nova computação e áudios

10 de junho, Segunda 

Como recordar é viver, hoje completam-se 47 anos do lançamento do Apple II. Criado por Steve (Jobs) e Steve (Wozniak), o equipamento se destacava por ter uma aparência mais parecida com os PCs atuais, que, para a alegria de nossas costas, estão bem mais leves. 

Ou ouça a versão em áudio da news👇

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

Inteligência portátil 

Como vocês já viram aqui na news, estamos entrando em uma era dos PCs equipados com inteligência artificial. Segundo uma projeção da consultoria Boston Consulting Group (BCG), o combo PC+IA deve representar 80% das máquinas produzidas já em 2028.  

👨‍💻O mercado global de computadores passou por uma crise no pós-pandemia: no primeiro trimestre de 2023, por exemplo, as vendas caíram 28,7% globalmente em relação ao período anterior, segundo levantamento da International Data Corporation (IDC). 

Mas no T1-2024 rolou recuperação no setor: foram vendidos 59,8 milhões de unidades no mundo, +1,5% em relação ao T1-2023.

Esse pode até ser um pequeno salto em relação ao ano anterior, só que de modo geral o setor voltou ao nível pré-pandêmico — no T1-2019 foram vendidos 60,5 milhões de PCs. 

Três letras, múltiplas mudanças 

Mas daqui para frente a tendência é de que o interesse por renovar as máquinas cresça ainda mais no meio corporativo, e os PCs com IA vão impulsioná-lo. Mas o que eles têm de diferente? 

A unidade de processamento neural (NPU): uma espécie de microprocessador que acelera atividades de IA. Sua promessa é trazer para computadores de uso diário mais capacidade para processar tarefas complexas e criativas. Aliás, o NPU não só amplia a eficiência, mas também otimiza o consumo de energia. 

O componente chega para complementar o trabalho da unidade central de processamento (CPU) — o processador central do computador —, e da unidade de processamento gráfico (GPU), muito prezada pelos gamers no processamento de imagens.  

Apesar das funções parecidas, a NPU ainda não realiza todas as tarefas da CPU e GPU. Por isso, todos esses componentes deverão conviver por alguns anos até que role substituição em massa. 

Novo fluxo de trabalho 

Além de ajudar na parte técnica, a NPU também será uma amiga do peito, uma irmã camarada, para quem possui um fluxo intenso de trabalho incluindo treinamento de modelos de IA, simulações complexas, processamento avançado de dados, softwares de edição de vídeo e imagem etc. 

As máquinas ainda poderão simplificar processos com a ajuda de assistentes inteligentes e sistemas de IA integrados a outros programas. 

  • O objetivo dos PCs com IA é também eliminar a necessidade de enviar dados – especialmente sensíveis – para servidores de IA baseados em nuvem para processamento.  

Essa abordagem garante que os sistemas operem independentemente de conexão à internet e aumentem a segurança ao reter dados localmente. 

Preparando processadores 

No final do mês passado, a Microsoft anunciou o “Copilot + PCs”, categoria de computadores que integram IA ao Windows 11. 

A família trará equipamentos que combinarão central de processamento neural com sua inteligência artificial Copilot. A expectativa é de que a NPU integre novos aparelhos de parceiros da Microsoft, que vão rodar mais de 40 trilhões de operações por segundo ou 40 TOPS de desempenho. 

Em março, antes de anunciar novos chips, Todd Lewellen, VP do client computing da Intel, definiu essa como a capacidade mínima para fazer o Windows Copilot rodar localmente, em vez de na nuvem — pela qual a tecnologia funciona hoje. 

Essa inclusive foi a primeira métrica feita por uma fabricante no que diz respeito a requisitos básicos para rodar uma IA em operações locais.

Primeiros passos

Fabricantes como HP, ASUS, Acer, Dell, HP, Lenovo e Samsung estão entre as que vão lançar notebooks equipados com a nova tecnologia da Microsoft nos próximos meses. 

As máquinas trazem uma série de parcerias com gigantes do mercado de semicondutores e outros insumos, como Qualcomm, Intel e AMD. No futuro, a Microsoft ainda quer integrar essa tecnologia a soluções da Nvidia. 

Mudando um pouco o foco, a Apple foi uma das principais apostadoras do NPU com seu neural engine (“motor neural”, em PT-BR). Lá em 2017 a empresa lançou o chip A11 Bionic para o iPhone com essa tech. Alguns processadores para dispositivos móveis da Qualcomm Snapdragon também traziam algo similar ao neural engine em 2018. 

Mais uma corrida tech se aproxima 

Já em 2020, a Maçã passou a construir seus próprios chips (antes feitos em parceria com a Intel). No caso, a série M (linha Mac e iPad), que também trazia a neural engine. Agora, com o acirramento do mercado, boatos dizem que a companhia pretende ampliar sua ofensiva na integração dos chips ao processamento de IA.  

Em outra ponta, a Intel, AMD, Arm, Nvidia e Qualcomm estão na briga pelo já disputado mercado dos TOPs – falamos aqui sobre alguns lançamentos recentes. Já deu para sacar que esse conjunto de techs seria uma resposta mais clara àquela promessa de que a IA iria ampliar a produtividade.  

📊Segundo uma análise da consultoria McKinsey, a demanda por esse tipo de equipamento globalmente poderá ser de 72% em aplicações no mercado B2C e 28% no B2B até 2030.

Preparem-se para uma revolução de negócios e na forma como vamos trabalhar daqui poucos anos.  

Carreira e cultura corp.

Parece igual, mas não é

Um estudo da Equilar com a Associated Press descobriu que CEOs mulheres no S&P 500, índice das 500 maiores empresas de capital aberto do mundo, ganham salário (um pouco) superior aos homens que ocupam o mesmo cargo.

Em números, a média delas foi de USD 17,6 milhões, enquanto a deles, de USD 16,3 milhões. Mas isso está loonge de ser tão positivo quanto parece, pois há um volume desproporcional de executivas na cadeira: de 341 CEOs nessas companhias, somente 25 são mulheres.

A chefe mais bem paga vem inclusive do setor tech (e de chips): Lisa Su, CEO da AMD, que recebe USD 30,3 milhões/ano. Em seguida, está Mary Barra, CEO da General Motors, que recebe USD 27,8 milhões/ano.

Economia e finanças

Acelerou o Open

Por falar em dinheiro, o Open Finance, sistema aberto de compartilhamento de dados financeiros, atingiu 27,7 milhões de consentimentos ou CPFs em 2023. O volume representa 15% da população bancarizada no Brasil; em todo o ecossistema também foram feitos R$ 93 milhões em investimentos (53% a mais que 2022), considerando todos os participantes.

Pode parecer pouca coisa, mas o número supera o Reino Unido, um dos primeiros países a operarem esse sistema no mundo: por lá o alcance foi de 13%.

Já o número de APIs, ou quando uma instituição pede a outra o acesso a dados por meio do consentimento do usuário, bateu a marca de 51,7 bilhões (4x a mais do em UK) dentro da fase 2. Ou seja, de compartilhamento cadastrais.

Lançado em 2021, o open caminha “devagarinho” para a realidade do povo brasileiro em comparação ao Pix, por exemplo, que teve forte aderência.

Redes sociais

Manda áudio!

Durante o “Meta Conversations”, evento global da empresa que rolou na semana passada, Mark Zuckerberg revelou que o Brasil envia quatro vezes mais mensagens de áudio do que qualquer outro país.

Mark ainda contou que estamos entre as nações que mais enviam figurinhas e participam de enquetes. Além disso, ele falou que não só o mensageiro como também o Instagram, Facebook e Messenger terão um assistente de IA (IA da Meta) a partir de julho.

A ideia é que a tech interaja com a galera, gere imagens e textos, além de repostas para perguntas.

📱📱Off: o elevado uso de áudio no BR virou a maior discussão no X, porque tinha uma galera dizendo ser esse um indício de analfabetismo no Brasil.

No caso do analfabetismo funcional, uma pesquisa de 2019 do Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf) apontava que 92% das pessoas nessa situação enviavam mensagem escrita no app. Achamos que seria importante uma atualização na pesquisa.

✍️Por outro lado, a taxa de alfabetização da população brazuca é de 93%, segundo dados do Censo Demográfico de 2022. Esse nível de aprendizado considera quem consegue escrever e ler um bilhete simples.

Em nossas pesquisas na web, não achamos estudos que ligam envio de áudio (ou não) com questões estritamente escolares no BR.

Pode ser apenas uma questão cultural ou de hábito - esta redação mesmo adora enviar áudio no zap.

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

🛑Trabalhadores da Samsung na Coreia do Sul entraram em greve pela primeira vez na história. O motivo? Demora em uma negociação de ajuste salarial, que se arrasta desde janeiro.

🚀A NASA concedeu contratos de USD 1,5 milhão a 7 empresas para desenvolverem iniciativas da missão Mars Sample Return. Dentre as felizardas estão a SpaceX e Blue Origin.

🫱🏼‍🫲🏼Google, Microsoft, Meta, YouTube, TikTok e Kwai assinaram na semana passada um acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF) para o Programa de Combate à Desinformação. O projeto prevê ações conjuntas para barrar a disseminação de notícias falsas e discursos de ódio nessas plataformas por meio de ações educativas.

💋A marca brazuca Dalla lançou a primeira linha de maquiagem com embalagens 100% recicláveis e livres de plástico.

Pensamentos de Segunda

🤯Triste coincidência com a realidade é a expressão “meio ambiente”. 
💾A tecnologia avançou muito nos últimos anos, mas o ícone de “Salvar” ainda é um disquete. 
🤖Será que o treinamento das atuais IAs já envolveu assistir ao filme O Exterminador do Futuro? 
🧑‍🔧O mais famoso personagem japonês na realidade é italiano. 
🧜‍♀️O cheiro natural da Ariel, de Pequena Sereia, deve ser similar ao de peixe. 

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

por que a netflix está apostando alto na américa latina? (vídeo, 24min, em português)
mais uma estratégia da tudum para se diferenciar na guerra do streaming

por que os robôs não conseguem driblar aquelas caixas ‘não sou um robô’ (leitura, 5min, em português)
fingir ser humano é mais difícil do que parece

folga extra: site que te ajuda a escolher o melhor período para o descanso (site, no seu tempo, em português)
a gente compartilhou esse site no passado, mas achamos importante trazê-lo de novo

a média gerência é o coração da sua empresa (leitura, 10min, em português)
e uma análise de como valorizar essa turma

Partir do zero é um ato de coragem

Desconhecido

O que achou da news de hoje? 🕵️

Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo!

Login or Subscribe to participate in polls.