📰 Um sopro de X

19 de setembro, Quinta

Foi num dia assim, mas em 1982, que a primeira pessoa no mundo juntou dois caracteres do teclado para representar uma expressão facial. Assim nasciam os emoticons! :)

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

A volta dos que não foram

Uma galera disse que o X (eterno Twitter) supostamente teria voltado a funcionar ontem, sem o uso de VPN. Muitos conseguiram acessar o app via celular, mas o site permanece inacessível para a maioria. O serviço está instável, com relatos de acesso apenas via Wi-Fi ou dados móveis de operadoras específicas. 

O X foi suspenso no Brasil em 31 de agosto por ordem do STF, após Elon Musk se recusar a cumprir decisões judiciais relacionadas a investigações de perfis criminosos. A Anatel informou que “não houve alteração da decisão” e está investigando os casos. 

Especialistas suspeitam que o retorno seja resultado de mudanças em IPs e servidores do X, mas não confirmam — ninguém quer se comprometer, né!? — se é acidental ou intencional. Musk ainda não comentou o caso.

Real ou bolo?

O Google vai implementar um recurso que ajuda usuários a identificarem imagens geradas ou editadas por inteligência artificial. Com isso, será possível verificar se a foto foi tirada por um smartphone, câmera ou se foi parcialmente criada por IA

A novidade, inicialmente no Google Search, usará a certificação C2PA (Coalition for Content Provenance and Authenticity), um padrão que rastreia a origem e edição das imagens. Os metadados C2PA aparecerão na opção "Sobre esta imagem" no Google Search, Lens e Circule para Pesquisar. No futuro, o Google planeja expandir o padrão para anúncios e vídeos no YouTube, indicando quando um conteúdo foi capturado por uma câmera.

Apesar do potencial, o C2PA ainda não é amplamente aceito. Empresas como Leica e Sony já adotaram a tecnologia, o que pode incentivar outras marcas a seguirem o mesmo caminho.

Bomba remota

Explosões de pagers no Líbano, atribuídas a detonadores implantados pelo estado de Israel, deixaram 12 mortos, segundo o New York Times. Fontes envolvidas nas investigações afirmam que os dispositivos, adquiridos pelo Hezbollah da Gold Apollo, em Taiwan, foram adulterados pelo Mossad, a agência de inteligência israelense. 

Os pagers continham cerca de 50g de carga explosiva, ativada remotamente. O Hezbollah distribuiu mais de 3 mil desses pagers entre membros no Líbano, Síria e Irã, como alternativa aos smartphones para evitar rastreamento. Antes das explosões, uma mensagem falsa foi enviada, atraindo pessoas para perto dos dispositivos. A explosão resultou em 2,8 mil feridos. Autoridades israelenses não se pronunciaram sobre o incidente até agora.

Vida longa

O Galaxy A16 5G deve receber seis anos de atualizações do Android, conforme rumores divulgados pelo site TheTechOutlook. O novo ciclo de suporte reflete a estratégia da Samsung de manter um ecossistema mais homogêneo. Com isso, o modelo de entrada se igualaria ao Galaxy S24, que terá sete atualizações de sistema. 

O A16 5G também contará com seis anos de patches de segurança, o que pode levá-lo até o Android 21, caso seja lançado com o Android 15. No entanto, essa informação ainda é um rumor e não uma garantia.

O lançamento do Galaxy A16 5G é iminente, com estreia prevista na Índia. O aparelho terá uma tela de 6,7 polegadas, chipset Exynos 1330 ou MediaTek Dimensity 6300, e visual semelhante aos modelos topo de linha.

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

💼 O LinkedIn está usando dados dos usuários para treinar modelos de IA por padrão, gerando preocupações com privacidade e críticas pela falta de consentimento prévio.

📱 Xiaomi está desenvolvendo um smartphone dobrável em três partes, conforme design revelado em um pedido de patente na China.

🧑‍🎤 O governador da Califórnia, Gavin Newsom, sancionou dois projetos de lei que protegem atores e performers contra a simulação de suas imagens por réplicas digitais de IA.

🚀 A FAA propôs multar a SpaceX em US$ 633 mil por violar requisitos de lançamento durante missões Falcon 9 e Falcon Heavy.

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

brought to you by

Abra novas portas com uma segunda graduação! 
está na hora de investir em você mesmo 

Eu sou o Máskara (vídeo, 6 minutos, em inglês)
na verdade eu não sou, mas esse vídeo sobre os efeitos do filme é bem legal

Bruxas desde sempre (artigo, 4 minutos, em português)
empoderamento, feminismo e TikTok

“Um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer”

Italo Calvino

O que achou da news de hoje? 🕵️

Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Somos o The BRIEF, uma newsletter diária e gratuita dedicada à tecnologia, mercado, comportamento e carreira. Estamos aqui desde 2017, ou quando isso tudo era mato, trazendo uma visão analítica e cheia de personalidade à sua caixa de entrada.