- The BRIEF
- Posts
- 📰 Vazamento do fundo
📰 Vazamento do fundo
hacker, google e proteção
8 de agosto, Quinta
Foi num dia como hoje, mas em 1995, que a Netscape abriu suas ações na bolsa. A empresa, já finada, tinha feito mais de USD 16 milhões no ano anterior e viu seus papeis saltarem de USD 28 para USD 58 naquele dia.
Ou ouça a versão em áudio da news 👇
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: Giphy
Cybernovela brasileira
Segundo o cibercriminoso "Sorb", a Caixa teria deixado escapar nada menos que 39 milhões de registros de FGTS de brasileiros. O preço da bagatela? Apenas USD 1,8 mil, num BreachForums perto de você.
A amostra, datada de julho de 2023, inclui de tudo um pouco: nome completo, CPF, endereço, data de nascimento, salários, contas bancárias e até 9 milhões de números de telefone únicos. Tudo isso no pacotão do "Sorb".
E, claro, a Caixa negou tudo. Em nota ao TecMundo, garantiu que "não houve vazamento de dados" e reafirmou seu compromisso com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Nem de graça
No recente julgamento antitruste contra o Google, surgiram detalhes interessantes sobre o domínio da empresa no mercado de buscas. Eddy Cue, vice-presidente da Apple, revelou que a Microsoft tentou substituir o Google pelo Bing como buscador padrão dos dispositivos Apple, mas sem sucesso.
Tentou de tudo, até oferecer o Bing de graça, mas a Apple foi irredutível. "Não acredito que haja dinheiro no mundo que a Microsoft possa nos oferecer", declarou Cue. A defesa do Google argumenta que seu domínio no mercado se deve à qualidade superior do serviço, não a práticas monopolistas.
Desde 2002, Google é o motor de busca padrão no Safari para Macs, e a parceria se estendeu aos iPhones graças a generosos pagamentos. Cue reforça que essa é uma "relação de simbiose", com o Google sendo o melhor motor de buscas. Mesmo com o veredito antitruste, ainda não foram aplicadas sanções ao Google, e a empresa continua sem riscos imediatos de punição.
Superpoderes Anti-Roubo
O Google anunciou a chegada dos novos recursos de proteção contra roubo do Android ao Brasil. Agora, seu celular vai contar com três funções para proteger seus dados em caso de assalto: Bloqueio de Detecção de Roubo, Bloqueio Remoto e Bloqueio de Dispositivos Offline.
O Brasil é o primeiro país a receber o Bloqueio por Detecção de Roubo. Este recurso utiliza sensores para identificar quando alguém arranca seu celular e foge. Se detectado, o celular é bloqueado mais rápido que o boy do bote. Já o Bloqueio Remoto permite bloquear a tela usando apenas o número de telefone associado ao aparelho. E se o celular ficar offline por muito tempo, o Bloqueio de Dispositivo Offline entra em ação.
Para ativar, basta ir em Configurações > Google > Todos os serviços > Proteção contra roubo. As ferramentas estão disponíveis para Android 10 e superiores e serão distribuídas ao longo das próximas semanas via Google Play Services. Em fase Beta, o Google pede que os usuários enviem feedback para melhorar as funções.
PI pi pi pi pi
Em mais um movimento estratégico contra os bloqueadores de anúncios, o YouTube anunciou um novo teste que promete amenizar a frustração dos usuários: o Picture-in-Picture (PIP) durante anúncios no meio dos vídeos. A novidade, destacada na página de recursos e experimentos do YouTube, permitirá que criadores ativem o PIP para anúncios, tornando a experiência menos disruptiva.
Detalhes sobre o funcionamento exato do PIP ainda são escassos, mas a ideia é simples: ou o conteúdo do criador se reduz a um canto da tela enquanto o anúncio domina, ou o inverso. A intenção é clara: criar um ambiente menos intrusivo para os espectadores, especialmente em tempos de intensificação da luta contra os bloqueadores de anúncios.
A gente até já falou dessa treta antes. O YouTube começou a cortar o acesso aos vídeos para quem usa bloqueadores, dando três avisos antes de bloquear completamente o usuário. Além disso, a plataforma está testando anúncios do lado do servidor, dificultando a vida dos bloqueadores de anúncios que não conseguem detectá-los.
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
🛑 Falando nisso, o Google está avisando os usuários do Chrome sobre a iminente mudança para a plataforma Manifest V3, que afetará extensões, especialmente bloqueadores de anúncios.
🖼️ A Microsoft lançou o site "Real or Not" que desafia usuários a diferenciar fotos reais de imagens geradas por IA, visando combater a propagação de deepfakes.
🚴♂️ A Ford e e a N+ lançaram e-bikes inspiradas nos veículos icônicos Bronco e Mustang, combinando desempenho e estética dos carros em bicicletas elétricas.
✖️ Cada vez mais, Elon Musk tem usado a plataforma X (eterno Twitter) para divulgar teorias políticas controversas e apoiar Donald Trump, incluindo postar um deepfake da vice-presidente Kamala Harris.
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
O enigma da canjica (artigo, 6 minutos, em português)
as possíveis origens da delícia
Genealogia da música (site, no seu tempo, em inglês)
entendendo as origens dos estilos musicais
Hollywood te enganou (artigo, 6 minutos, em português)
e dessa vez foi sobre a tecnologia
“Uma única pergunta pode ser mais explosiva do que mil respostas“
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Já diziam os sábios: informação deve ser compartilhada, assim como esta newsletter e um bom cafezinho.
Pensando nisso, e atendendo a pedidos da nação briefer, lançamos o 🥁🥁… Programa de Recomendação 🎉
☕Como funciona? Basta indicar o The BRIEF para 10 pessoas reais, que deverão se inscrever na news (claro). Feito isso, você ganhará a nossa caneca exclusiva.
“Ah! Mas o que eu digo para convencer a galera?”.
🗣️É só dizer que falamos todos os dias sobre tech-business-comportamento com uma visão analítica e cheia de humor. Tudo isso de graça.
Obs.: enviamos somente para endereços no Brasil e apenas quem fizer a indicação receberá o prêmio.
A contagem da indicação só começa a valer após clicar no botão abaixo. Bora começar?
Somos o The BRIEF, uma newsletter diária e gratuita dedicada à tecnologia, mercado, comportamento e carreira. Estamos aqui desde 2017, ou quando isso tudo era mato, trazendo uma visão analítica e cheia de personalidade à sua caixa de entrada.