- The BRIEF
- Posts
- Vida longa e científica
Vida longa e científica
star trek, segurança e ciência
27 de junho, Quinta
Existem pessoas dedicadas ao trabalho. E existe esse querido, que se deixou picar por serpentes peçonhentas para descobrir quais os critérios usados pelos répteis para decidir se vão morder alguém. E não é que existem critérios?
Ou ouça a versão em áudio da news 👇
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: Lorem Ipsum Dolor
Beam me up, Scotty
Preparem os phasers, pois a tecnologia de Star Trek está invadindo a realidade! Desde 1966, a franquia criada por Gene Roddenberry tem inspirado cientistas e engenheiros com suas ideias futurísticas. Não acredita? As portas automáticas do supermercado são só o começo, e nossos coirmãos do TecMundo listaram algumas coisas que saíram da Enterprise para a realidade..
A série original apresentou, por exemplo, conceitos como antimatéria e táquions, partículas que, na teoria, poderiam até viajar mais rápido que a luz. Claro, ainda estamos longe de fazer viagens interestelares, mas a imaginação corre solta. E quem nunca sonhou em ter um replicador de pizza em casa? Por enquanto, vamos nos contentar com impressoras 3D.
E não podemos esquecer do icônico Phaser, a arma laser que até hoje inspira protótipos militares. Quer saber mais sobre essas curiosidades, dá uma sacada lá no TecMundo que está tudo explicadinho.
Aqueles 1,2%
Um grupo de pesquisadores da ONG Resolve propôs uma ideia revolucionária: proteger 1,2% da superfície da Terra para salvar a biodiversidade. Em um artigo publicado na Frontiers in Science, eles sugerem criar milhares de "arcas de Noé" ecológicas, cobrindo 164 milhões de hectares, ao custo de USD 169 bilhões (R$ 822 bilhões).
Esses 16.825 locais, chamados Imperativos de Conservação, abrigariam espécies raras ou em risco de extinção. Como quase 40% dessas áreas propostas já estão perto de zonas de proteção existentes, isso ajudaria a reduzir custos.
Os hotspots de biodiversidade mapeados abrangem cinco países: Filipinas, Brasil, Indonésia, Madagascar e Colômbia. O custo? Apenas 0,2% do PIB dos EUA, ou uma fração dos subsídios a combustíveis fósseis. #Fikdik
Lesmas digitais
Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Graz (TU Graz) descobriram um método de espionagem online chamado “SnailLoad” que dispensa vírus ou malware. O ataque permite que hackers monitorem a atividade da vítima, descobrindo sites e vídeos visitados, passando por firewalls, VPNs e modos de privacidade dos navegadores.
O nome SnailLoad vem da palavra “snail” (lesma) e refere-se ao "carregamento lento". Funciona assim: ao acessar um site malicioso, um arquivo é baixado lentamente, permitindo que hackers monitorem variações de latência na conexão. Com isso, os pesquisadores identificaram 98% dos vídeos e 63% dos sites acessados pelas vítimas de teste.
A solução? Provedores de internet reduzindo a velocidade das conexões aleatoriamente – um pesadelo para videoconferências e jogos online.
Olhos nervosos
O voo de Julian Assange, fundador do WikiLeaks, se tornou o mais monitorado do mundo na plataforma FlightRadar24.
Cerca de 6 mil curiosos acompanharam a aeronave Bombardier Global 6000, fretada pela VistaJet, decolando do Reino Unido e fazendo uma escala em Bangkok antes de seguir para Saipan, nas Ilhas Marianas do Norte.
A viagem, custeada por uma vaquinha que arrecadou R$ 3,5 milhões, tinha como destino final a Austrália. O fundador do WikiLeaks, preso em Londres desde 2019, livrou-se de uma possível sentença de 175 anos com o acordo feito com a Justiça dos EUA.
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
🏳️🌈 Se no resto do mundo o Telegram se tornou um refúgio para grupos de extrema direita, na Rússia quem se aproveita da privacidade da plataforma para se proteger é a comunidade LGBTQ+.
🛏️ A startup finlandesa Valpas levantou 4 milhões de euros para desenvolver uma tecnologia, que envolve IoT e IA, com o objetivo de combater percevejos nas camas de hotéis. .
🖥️ Quatro startups europeias venceram o "Large AI Grand Challenge" da UE, compartilhando 1 milhão de euros e 8 milhões de horas de GPU para treinar seus modelos em supercomputadores.
🦠O governo dos EUA baniu a venda de software da empresa russa Kaspersky.
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
Locais phone-free são realidade na Europa (artigo, 5 minutos, em inglês)
leia agora, não no date!
Dicas para criação de marcas pessoais (site, 6 minutos, em inglês)
porque é importante saber se mostrar
Nem todo mundo quer IA pra ontem (artigo, 2 minutos, em português)
os bancos, por exemplo, querem mais cautela
10 fatos sobre Parasita (site, 6 minutos, em inglês)
anos se passaram e esse filme continua lindo
A lógica é apenas o princípio da sabedoria, e não o seu fim
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Já diziam os sábios: informação deve ser compartilhada, assim como esta newsletter e um bom cafezinho.
Pensando nisso, e atendendo a pedidos da nação briefer, lançamos o 🥁🥁… Programa de Recomendação 🎉
☕Como funciona? Basta indicar o The BRIEF para 10 pessoas reais, que deverão se inscrever na news (claro). Feito isso, você ganhará a nossa caneca exclusiva.
“Ah! Mas o que eu digo para convencer a galera?”.
🗣️É só dizer que falamos todos os dias sobre tech-business-comportamento com uma visão analítica e cheia de humor. Tudo isso de graça.
Obs.: enviamos somente para endereços no Brasil e apenas quem fizer a indicação receberá o prêmio.
A contagem da indicação só começa a valer após clicar no botão abaixo. Bora começar?
Somos o The BRIEF, uma newsletter diária e gratuita dedicada à tecnologia, mercado, comportamento e carreira. Estamos aqui desde 2017, ou quando isso tudo era mato, trazendo uma visão analítica e cheia de personalidade à sua caixa de entrada.